<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Diário de Pernambuco
    13/10/2012

    Comandante teria sido herói de voo da TAM que precisou retornar a Paris

    Passageiros que estavam no voo JJ 8055 da TAM, que decolou de Paris em direção ao Rio de Janeiro na quarta-feira e após 17 minutos no ar precisou retornar ao aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, finalmente chegaram ao Rio na madrugada de ontem, a bordo do voo JJ 9355. De acordo com eles, o desfecho da história poderia ter sido desastroso, mas graças à habilidade do comandante da aeronave, que apresentou problemas na turbina, todos estão bem. Segundo contaram, ainda no setor de desembarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, a destreza do piloto foi essencial para que não houvesse pânico dentro do avião.

    De acordo com a bibliotecária Aparecida Mascarenhas, de 65 anos, o comandante, identificado apenas como Hugo, teve uma atuação perfeita e muita tranquila. “O comandante foi muito tranquilo. Assim que houve o problema eles nos informou que havia perdido uma turbina e que iria desligá-la. Ele fez tudo com muita tranquilidade e a passou isso para nós. Ele fez um pouso maravilhoso, com uma turbina só. E assim que o avião tocou o solo, todos nós o aplaudimos. Ele veio conosco no voo e tivemos o prazer de conhecê-lo e agradecer pessoalmente”, contou Aparecida.

    Na chegada ao Tom Jobim, o comandante foi cumprimentado por quase todos os demais passageiros. O psicanalista João Batista Ferreira, que também estava no voo, fez questão de destacar a habilidade do piloto. Segundo João, assim que a turbina explodiu, o comandante foi muito ágil e conseguiu estabilizar a aeronave, que sacudiu e perdeu altitude. “Ele nos avisou que teríamos que retornar e fez tudo com muita maestria. Vou escrever uma carta à TAM para parabenizá-lo. Ele fez um ótimo trabalho”, disse o passageiro.

    Segundo funcionários da TAM que estavam no Galeão, o comandante Hugo não desembarcou no Rio. Ele seguiu para São Paulo, destino final do voo que veio de Paris. O brasileiro Gabriel Besouchet Pinheiro, que estava no avião, revelou ter ouvido uma explosão na turbina. A TAM disse que houve uma variação grande de pressão dentro do motor, o que provoca um forte ruído. O brasileiro relatou que “poucos instantes após decolar, houve um barulho alto e o avião parou de subir. No mesmo momento, as luzes principais da cabine se apagaram e o avião se estabilizou em baixa velocidade”.

    Também estava no voo o ex-tenista francês Yannick Noah, campeão de Roland Garros em 1983. Ele participa, a partir desta sexta-feira, de um torneio de veteranos com jogadores do Equador e do Brasil, no Jockey Club.

     

     

    Revista Epoca
    13/10/2012

    Queda livre: Anac denuncia seu diretor à Comissão de Ética

    Um diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi denunciado à Comissão de Ética Pública pela própria agência. O corregedor-geral da Anac, Alexandre Chu Chang, cobrou da comissão a abertura de um processo de investigação contra o diretor de Aeronavegabilidade, Cláudio Passos Simão, por “violação aos preceitos da moralidade administrativa e ao Código de Ética”.

    Chu Chang baseou-se em relatório da corregedoria sobre a gestão de Passos Simão como presidente substituto da Anac em março do ano passado. Segundo ele, o diretor extrapolou suas funções e assinou um ato que o beneficiou. Teria ainda usado o posto para articular sua recondução.

    Se confirmadas, essas infrações acarretam punições que variam da advertência à demissão. Passos Simão não se manifestou.

     

     

    CircuitoMT
    13/10/2012

    Nem ouvi a explosão, diz tenista após pane em voo da TAM

    Um problema em uma turbina que obrigou um avião da TAM a voltar para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, minutos após a decolagem, quase impediu o retorno do tenista e agora cantor Yannick Noah, 52, ao Brasil, onde esteve há 37 anos.  Convidado a participar do Desafio dos Campões na Peugeot Tennis Cup, que está sendo realizado no Rio, Noah chegou à cidade na madrugada de ontem, em voo extra providenciado pela TAM para trazer 186 dos 201 passageiros do voo JJ 8055.
     
    "Nos últimos 40 anos, eu pego voos praticamente todas as semanas, mas nunca tinha passado por um momento como esse", disse o tenista, que foi o último francês a ganhar o torneiro de Roland Garros, em 1983, e já foi considerado por noves vezes consecutivas a maior personalidade da França.
     
    EXPLOSÃO

    Instalado na primeira classe do voo que partiu às 17h09 do dia 10 com destino ao Brasil, Noah disse que não ouviu a explosão da turbina do avião, que só pôde ser notada pelos passageiros da classe econômica.
     
    Mesmo após a explosão, havia um clima de calma dentro do Airbus 330, disse o atleta. "Não houve pânico. Ficamos preocupados, mas o piloto estava muito calmo e procedeu muito bem o tempo todo. Avisou que tinha perdido uma turbina e ia voltar."
     
    Segundo Noah, o medo veio depois, quando o avião se aproximava do aeroporto em Paris e um grande número de bombeiros e ambulâncias os aguardavam.
     
    "Aí você começa a pensar nas coisas, nos filhos. Agora me sinto vivo e feliz, mas naquele momento tive medo."
     
    Em nota, a TAM informou que, por conta de problemas técnicos em um dos motores, o avião teve de retornar à capital francesa 17 minutos depois da decolagem.
     
    Segundo a companhia, os viajantes foram acomodados em hotéis perto do aeroporto e receberam assistência.
     
    A aeronave que teve problemas permanece em Paris para análise técnica. A companhia informou que o avião está com a manutenção em dia e que a última inspeção ocorreu no dia 4.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>