<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Terra Noticias
    06/06/2012

    Fotógrafos flagram buraco em avião; Webjet alega falha na pintura

    O hobbie de um grupo de entusiastas de Porto Alegre acabou ganhando contornos mais sérios após o registro de uma aeronave da Webjet, que teria realizado um voo entre Foz do Iguaçu (PR) e a capital gaúcha com o que seria um buraco em sua fuselagem. Conhecidos como spotters (detetives particulares em tradução livre), eles costumam ficar horas em aeroportos registrando, em fotos e vídeos, o pouso e decolagens de aviões. De acordo com Raul Pereira, um dos integrantes, a aeronave com a falha na fuselagem pousou no aeroporto Salgado Filho às 12h32 de segunda-feira.

    "Sempre que tem algo de diferente em algum avião dá para perceber, porque estamos acostumados com eles. Então algo que fuja da rotina se percebe rápido", afirma Pereira. Ele confessa que o suposto rombo pode não oferecer nenhum perigo imediato ao voo, pois não afeta a pressurização da cabine. No entanto, ressalta que a foto, feita pelo colega Eduardo Teodoro, não foi o primeiro registro de avaria na fuselagem de aeronaves. "É algo que nós, spotters, já estamos há um tempão vendo acontecer. Repetidamente os aviões da Webjet apresentam problemas". Ele sugere ainda que, ao olhar outras imagens do grupo, poderá se ver dezenas de pontos, que, segundo ele, são os reforços estruturais na fuselagem. "Tem um avião que, só de um lado, tem 14 reforços estruturais", afirmou ele.

    Pereira disse que o spotting aeronáutico é um hobbie que une pessoas das mais diversas profissões. "O que gostamos é de fotografar aviões com pinturas diferentes ou raros em Porto Alegre. Mas como os aviões da Webjet sempre chegam com algo diferente, acabam por se tornar alvo de piadas de humor negro."

    Em nota, a Webjet garante que o registrado pelo fotógrafo é "um desgaste na pintura em uma pequena área no acabamento da asa". A empresa disse que providenciou a "imediata correção" da falha. "A companhia ressalta que, em momento algum, a segurança dos passageiros, tripulantes e do voo foi comprometida. A Webjet mantém um rigoroso programa de manutenção diário em todas as suas aeronaves, sendo que o mesmo foi devidamente aprovado pelas autoridades aéreas competentes."

    Nesta quarta-feira, o avião da companhia foi fotografado com o suposto buraco na fuselagem selado com uma fita tape, o que é permitido pelo fabricante da aeronave.

     

     

    Mercado e Eventos
    06/06/2012

    Beting lança livro sobre Varig e diz que fusão da Azul só em 2013

    A segunda edição do livro “Varig – Eterna Pioneira” foi lançada hoje em Porto Alegre. A sessão de autógrafos ocorreu às 18h desta terça-feira no espaço cultural do saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, situado na Zona Norte da capital gaúcha. A publicação, de 268 páginas e centenas de imagens, entre fotos e ilustrações – muitas delas inéditas-, foi escrita por Gianfranco Beting, especialista em aviação e atual diretor de Marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, com supervisão editorial do jornalista Joelmir Beting.

    Apaixonado desde criança por aviação e pela Varig em especial, Beting destacou que o livro resgata a história da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), a primeira companhia aérea brasileira, fundada em 1927. O projeto consumiu três anos de pesquisa e “outros 48 anos de paixão”.  Durante o trabalho, Beting entrevistou dezenas de ex-colaboradores, pilotos-chefe, diretores, comissárias e mecânicos. “Fiz entrevistas com cerca de 100 pessoas. Inclusive ouvi os ex-presidentes ainda vivos, com exceção de um”, disse, sem revelar o nome do ex-mandatário avesso a entrevistas.

    Fusão - Beting, que já lançou sete livros, sendo dois sobre a Varig. revelou que, dentro em breve, chegarão às livrarias de todo o país livros sobre a Azul e a Transbrasil. A publicação sobre a Azul estava quase concluída, mas o lançamento teve de ser adiado para que o escritor incluísse a criação da holding controladora Azul Trip S.A, anunciada no fim do mês passado. “O livro já estava indo para a gráfica, mas tive de parar para incluir esta novidade, que é uma realidade, o casamento da Azul com a Trip”, afirmou.

    O especialista em aviação acredita que a fusão entre a Azul e a Trip será aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Este processo deve demorar mais um ano, mas acreditamos que a fusão deverá ser aprovada, já que a holding terá cerca de 15% do mercado brasileiro e não haverá sobreposição de rotas”, declarou. Beting admitiu, no entanto, que a Azul ainda não conversou com a Tam, que possui parte das ações da Trip. Ele ressaltou ainda que, inicialmente, a fusão não trará nenhum benefício para os passageiros. “Mas depois ela trará mais conectividade, novas rotas e horários e uma maior qualidade”.

    Enquanto autografa os exemplares de seu livro, o diretor de Marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras falou que a companhia deverá começar a fazer voos internacionais, mas adiantou apenas que serão para a América do Sul. “Os destinos eu não revelo de jeito nenhum”, brincou.

    O piloto paraense Sidney Rodrigues, de 42 anos, foi uma das 40 pessoas que participaram da sessão de autógrafos do livro de Beting, editado pela Edipucrs. Ex-funcionário da Varig, ele atravessou o paíspara comprar três exemplares da publicação: um para ele, outro para o pai e o terceiro para um colega da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer). “Saí às 11h do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e desembarquei aqui em Porto Alegre três horas mais tarde. Vou chegar em casa somente por volta da 1h30min de amanhã (quarta-feira), mas já valeu a pena”, disse Sidney, que fez questão de posar para uma foto ao lado de Beting. “Eu vim só para o lançamento, pois o livro é história da minha vida”, concluiu o piloto.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>