Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019
17/06/2010

<< Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>

Diario de Pernambuco
17/06/2010

Homenagem a vítimas do acidente da TAM marca três anos da tragédia

Os parentes das vítimas do voo da TAM JJ 3054, cuja aeronave chocou-se com um galpão da própria empresa, vão fazer uma homenagem hoje (17) às 199 pessoas mortas no acidente. Há três anos, na aterrissagem, o avião percorreu toda a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sem conseguir parar e atravessou a Avenida Washington Luís, atingindo o prédio da TAM e um posto de gasolina. No local, será construído um memorial para os que perderam a vida na tragédia.

Além da homenagem em evento no mesmo local onde será construído o memorial, os parentes das vítimas também farão uma manifestação dentro do aeroporto para informar a população sobre o andamento das investigações. A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimasdo Voo TAM JJ 3054 (Afavitam) cobra que sejam apontados os responsáveis pelo acidente.

Inquérito da Polícia Federal (PF), enviado ao Ministério Público Federal (MPF), no final do ano passado, apontou apenas o piloto e o co-piloto, mortos na tragédia, como responsáveis pelo acidente. A informação indignou os parentes das vítimas, que passaram a pressionar o MPF para que o órgão tenha um entendimento diferente sobre o caso.

Em Porto Alegre, cidade onde mora a maior parte das famílias, a Afavitam organiza uma celebração que ocorrerá também hoje, às 18h30, na Catedral Metropolitana. Outra celebração religiosa ocorrerá amanhã (18), às 14h30, na capela do Colégio Santa Maria, em São Paulo.

 

 

O Estado de São Paulo
17/06/2010

Congonhas está saturado de pó e de fumaça

A região de Congonhas não enfrenta somente a poluição por ozônio. De acordo com os dados da Cetesb, a área na zona sul também está saturada por partículas totais em suspensão ? mistura de poeira e fumaça de carros, indústrias e poeira do solo. Parte dessas partículas é inalável e pode causar problemas à saúde.

Congonhas está também próximo da saturação para monóxido de carbono e para dióxido de nitrogênio, emitidos principalmente por veículos. Segundo o gerente Carlos Komatsu, da Cetesb, a área tem a influência da Avenida dos Bandeirantes, da 23 de Maio e do aeroporto. "Não sabemos com certeza qual é a parcela de culpa dos aviões", afirma ele. Os particulados vêm principalmente dos veículos pesados, que utilizam diesel.

De acordo com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, há muita reclamação na região sobre a poluição, "com razão". Para dar o licenciamento ambiental ao aeroporto, a secretaria fez cerca de 90 exigências, mas a Infraero conseguiu barrá-las na Justiça Federal. "Não queremos fechar Congonhas, mas que funcione disciplinadamente e conviva bem com a cidade."

 

 

Revista Exame
17/06/2010

TAM estampará logotipo da Oi em avião
Ação de marketing será lançada na próxima semana com o objetivo de divulgar a operadora
Tatiana Vaz

São Paulo - A operadora de telefonia móvel Oi divulgará sua marca pelos ares do Brasil por meio de uma parceria fechada com a TAM. Uma aeronave da companhia foi estampada apenas com o logotipo da operadora e deve levantar vôo a partir da próxima semana.

Segundo uma fonte próxima à TAM ouvida pelo site de EXAME, a parceria entre as duas empresas foi facilitada pela relação próxima entre o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, e a família Amaro, dona da companhia área. Falco foi, por nove anos, vice-presidente da TAM e ainda mantém um bom relacionamento com os membros do conselho da empresa.

Para a Oi, a iniciativa é uma boa oportunidade de divulgar a marca pelo Brasil a um custo relativamente pequeno, perto do que a operadora teria de investir em mídias convencionais para obter o mesmo retorno de divulgação. Para a TAM, a ação é uma maneira alternativa de obter receita. "Essa receita será ínfimo perto do que a empresa ganha com sua operação formal", afirma a fonte, que preferiu não estimar um valor para a campanha. "Por isso penso que é um produto não será estendido a outras empresas", diz.

Procurada pela reportagem, a Oi apenas informou que haverá a divulgação oficial de uma ação promocional nos próximos dias. O site da campanha já está no ar, com o slogan Você vai voar muito mais longe com a Oi, e pode ser conferido em http://www.voesimplesassim.com.br.

Esta não é a primeira vez, no Brasil, que uma empresa estampa sua marca em um avião para se promover. Em abril de 2001, por exemplo, a Gazeta Mercantil fez o mesmo em uma aeronave da Nordeste, então controlada pela antiga Varig. O avião, um Boeing 737-500, voou por seis meses com o logotipo do jornal. O caso ficou conhecido como a primeira experiência de marketing externo do setor aéreo brasileiro.

 

 


<< Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>

Página Principal