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  • Blog Panrotas - Consolidando
    23/02/2012

    A saga dos Variguianos
    Cassio Oliveira

    Estarrecido li uma matéria no JORNAL DO BRASIL do último dia 14/02, onde nos retratam a situação de verdadeira calamidade que os antigos funcionários da PIONEIRA estão submetidos. Aquelas pessoas que foram responsáveis por nos fazer sentir orgulho de sermos brasileiros, nos permitiram esse sentimento quando inaugurávamos um vôo novo para Petrolina, ou mesmo Juazeiro, Teresina, Araguaína, enfim desbravávamos o Brasil abrindo caminho para milhares de brasileiros se conectarem com praticamente o mundo todo.

    Foram essas pessoas que trabalhando num grupo gigantesco nos permitiam desfrutar de um Hotel Tambaú em JPA ( até hoje um marco naquela cidade) ou um ótimo hotel em Boa Vista, ou acreditar no projeto da Belém-Brasília e construir um hotel de bom porte em Santarém, isso sem falar no Tropical Hotel Manaus (inaugurado em 1976 e até hoje um ícone), ou mesmo o Hotel das Cataratas que já em 1.970 se preocupava com a formação de mão de obra (tinha uma verdadeira universidade no sub-solo) isso em 1.970…

    e quando chegavámos ao Rockefeller Center em NYC ou na Champs Elyseé em PAR e viámos aquela loja com a revista Cruzeiro ou Manchete e sentávamos para ler os jornais do dia como nos sentiamos?

    Pois bem foi graças à esses trabalhadores que acreditaram no sonho de RUBEN BERTA que tivemos todos esses momentos de ORGULHO, PRAZER, e por que não TESÃO de ser brasileiro.

    O que estamos dando em troca para essas pessoas? Vocês já pensaram que poderiam ser seus pais, tios, avós, enfim alguém de sua família que dedicou uma vida toda por uma causa, é isso mesmo, a VARIG era uma causa e não um emprego e depois ficaram abandonados por manobras jurídicas que os jogaram ao ostracismo.

    Se a VARIG acabou por se tornar ineficiente pelo motivo A ou B não vem ao caso.

    O que temos que pensar é se há justiça em abandonar nas páginas internas dos jornais a causa desses brasileiros que fizeram a diferença, como você se sentiria se eles fossem seus parentes que te sustentaram e hoje estão em situação de penúria?
    Estarrecedor ler que a taxa de mortalidade desse grupo aumentou 50% nos últimos anos…POR DESGOSTO!

    Nós que militamos na indústria do turismo não temos como deixar de conhecer alguém que trabalhou na VARIG. Eu mesmo sempre tive muito ORGULHO de ter aprendido a trabalhar lá. Era com o peito estufado que atendia ao telefone falando “RESERVAS VARIG e CRUZEIRO BOM DIA!”, depois era Cássio da VARIG, e assim por diante, isso sem contar que minha infância toda passei como dependente do ALFREDO SALLES OLIVEIRA – DIRETOR DA VARIG! e para que serve tudo isso?

    Vamos deixar todos esses trabalhadores ABANDONADOS, esperando mais de seis anos um processo tramitar sem julgamento?
    Meus amigos leitores, não podemos nos conformar com isso, nem fingir que não sabemos o que está acontecendo, no mínimo devemos apoiá-los e mostrar nossa indignação pela forma como estão sendo tratados pelo nosso GOVERNO.

    Seja na esfera do judiciário, seja no poder executivo, se houvesse um pouquinho mais de empenho ou de vergonha, ou mesmo de consideração já poderíamos ter uma saída honrosa para esses brasileiros que tanto orgulho nos deram.
    Leia a matéria anexa e conclua você mesmo se eles merecem tudo isso…abraços

     

     

    CenarioMT.com.br
    23/02/2012

    Após Airbus, Boeing confirma possível falha com o Dreamliner
    A Boeing está examinando os Dreamliners já montados para saber se apresentam sinais similares de estresse, que creditou a uma falha no processo de construção.
    Reuters News

    Cerca de 55 unidades do 787 Dreamliner podem ter uma falha recentemente descoberta na fuselagem, afirmou a Boeing nesta quarta-feira, reiterando, no entanto, que o primeiro avião de compósito de carbono do mundo é seguro. O problema com o 787 acontece enquanto a Airbus investiga a causa de rachaduras nas asas do superjumbo A380. A empresa europeia também afirma que seu avião é seguro.

    A fabricante tinha anunciado no começo deste mês sinais de "delaminação" em uma estrutura de suporte na fuselagem traseira, o mais recente da série de problemas no desenvolvimento do revolucionário avião. A Boeing está examinando os Dreamliners já montados para saber se apresentam sinais similares de estresse, que creditou a uma falha no processo de construção.

    "Todos os aviões que foram construídos até o de número 55 têm potencial para essa questão", disse o presidente-executivo da Boeing Commercial Airplanes, James Albaugh, durante coletiva em Cingapura. Albaugh disse que o problema pode ser reparado. "Estamos no processo de reparar os aviões que estão no fluxo (de produção)", disse. "Não há problemas com segurança ou voo nos aviões que já entregamos", acrescentou.

    Apesar de componentes de compósito de carbono já existirem há anos, o 787 é o primeiro avião comercial construído principalmente com esses novos materiais, que reduzem o peso da aeronave e ajudam as companhias aéreas a economizarem combustível.

    Albaugh afirmou que as inspeções podem afetar a entrega dos aviões a curto prazo, mas a companhia ainda espera atingir a meta para este ano. Os primeiros seis modelos produzidos são geralmente para testes.

    Analistas disseram que a descoberta da falha cerca de nove semanas após a aeronave ter entrado em operação aumentou as dúvidas sobre se a Boeing é capaz de aumentar a produção para dez aviões por mês até o fim de 2013, das atuais 2,5 aeronaves.

    A Boeing até agora entregou cinco desses aviões para a japonesa All Nippon Airways, que começou a usá-los em primeiro de dezembro. Por causa de problemas na produção, isso aconteceu três anos depois do planejado. A Japan Airlines já disse que não espera mais receber seu primeiro Dreamliner até o fim de fevereiro, por causa dos imprevistos na linha de montagem.

    A Boeing decidirá até o fim deste ano se irá adiante com os planos de produzir uma versão maior do 787 Dreamliner, disse Albaugh. A maior parte dos analistas de aviação esperam que a Boeing prossiga com os planos de fazer o 787-10, para cerca de 320 pessoas, 40 a mais que a versão mais longa atual do jato, o 787-9.

     

     

    Valor Econômico
    23/02/2012

    Aviação - Capacidade sobe 0,6% na Air France-KLM

    A companhia aérea Air France-KLM informou ontem que "devido ao cenário de incerteza econômica global" vai aumentar em apenas 0,6% o número de assentos disponíveis multiplicados pelos quilômetros percorridos (ASK) na temporada de verão (25 de março a 28 de outubro) em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa reforçará presença na América Latina, além de abrir nova rota à China (cidade de Wuhan) e ao Gabão, na África.

     

     

    Valor Econômico
    23/02/2012

    LAN reduz preços

    A companhia aérea chilena LAN anunciou ontem uma redução de pelos menos 40% no preço das passagens. Essa redução é válida para rotas partindo do Chile com destino a países da América do Sul como Brasil, Argentina, Equador, Peru, entre outros. Segundo a empresa chilena, em processo de fusão com a TAM, o corte no preço dessas passagens é permanente.

     

     

    Folha de São Paulo
    23/02/2012

    Procon autua companhias aéreas por atendimento
    Uma das falhas foi não divulgar normas em site

    Uma fiscalização do Procon às vésperas do Carnaval encontrou irregularidades no atendimento de cinco companhias aéreas. A operação, entre 13 e 17 de fevereiro, monitorou 18 empresas. Foram autuadas TAM, Gol, Webjet, Oceanair (Avianca) e American Airlines. O Procon não aplicou multa -isso só poderá ocorrer após as empresas se defenderem. A multa pode atingir R$ 6 milhões.

    As irregularidades, diz o Procon, foram não dar atendimento prioritário a deficientes (Gol e TAM) e não divulgar de forma "ampla" (TAM, Gol e Oceanair) os canais de atendimento, em desrespeito a norma da Anac.

    Os sites de TAM, Gol, Webjet e American Airlines não continham as normas de aviação relativas ao serviço prestado, diz ainda o Procon.

    TAM, Gol e Webjet disseram não ter sido notificadas. A Oceanair não respondeu. A Folha não conseguiu falar com a American Airlines.

    O Procon também autuou nove empresas rodoviárias.

     

     


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