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  • To Sabendo.com
    04/07/2011

    Webjet esclarece cancelamento de voo após fissura em vidro de aeronave em Salvador

    As fissuras no vidro do para-brisa da aeronave que faria o voo 5711, entre Salvador e São Paulo, com escala em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (04), podem ter sido provocadas por diferença brusca de temperatura de acordo com informações da assessoria de comunicação da empresa em nota divulgada à imprensa na tarde de hoje.

    As fissuras foram verificadas na parte externa do para-brisa durante uma vistoria no pátio do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães e não representava risco à segurança da aeronave, mas a empresa preferiu cancelar o voo e encaminhar o avião para a manuntenção no Rio de Janeiro.

    Ainda de acordo com a nota da Webjet, os passageiros do voo cancelado foram prontamente realocados em outros voos da empresa.

     

     

    Turisver
    04/07/2011

    Primeiro Boeing “Dreamliner” entregue à ANA

    A companhia japonesa ANA – All Nippon Airways, recebeu o primeiro Boeing 787 Dreamliner. Uma entrega com três anos de atraso face ao inicialmente previsto, e os voos comerciais só terão início no Outono, após a realização de vários testes e certificações.
    O avião voou de Seattle, sede da Boeing, até ao aeroporto de Tóquio-Haneda.

    O atraso de três anos no desenvolvimento, consequentemente, na primeira entrega, ficou a dever-se a uma série de dificuldades na aplicação de novas tecnologias, em que o avião é pródigo. A fibra de carbono e outros materiais compósitos são abundantemente usados, tornando o avião mais leve e 20% mais económico que os concorrentes, afirma a Boeing. Disponível nas versões 787-8 e 787-9, com capacidades entre 210 e 250, e entre 250 e 290 passageiros, respectivamente, o Dreamliner conta até ao momento com 835 encomendas, 55 delas para a ANA. Recorde-se que 787 voou pela primeira vez em 2009.

     

     

    IG - Noticias
    04/07/2011

    Gol, Azul e Air Minas lideram em eficiência operacional
    Eficiência da Gol em 2010 foi fe 84%, acima da média do setor, de 77%; Azul e Air Minas ficaram com 83%

    A Gol/Varig foi a empresa aérea que apresentou o maior índice de eficiência operacional no ano passado: 84%, ante a média do setor, de 77%. O dado foi divulgado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em segundo lugar ficaram as empresas Azul e Air Minas, com 83%. A TAM obteve índice de eficiência de 75%, enquanto a Avianca, 78%, a Trip, 72%, e a Webjet, 69%. Com relação ao resultado financeiro, a companhia aérea que apresentou a melhor margem líquida em 2010 foi a TAM: 5%, seguida pela Gol (4%), a Webjet e a Trip (ambas com 3%). A Azul e a Avianca apresentaram margem líquida negativa, de -10% e -11%, respectivamente.

    O tráfego aéreo brasileiro doméstico, composto por voos com origem e destino dentro do País, cresceu 4% em relação ao ano de 2009. Assim, a participação internacional de voos com destino fora do Brasil no total de rotas operadas por empresas aéreas brasileiras diminuiu, passando de 10% em 2009 para 6% em 2010.

    O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, superou em 2010 a oferta doméstica do Aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Aeroporto exclusivamente doméstico, Congonhas manteve seus 75 mil voos programados, enquanto Guarulhos passou de 65 mil voos domésticos, em 2009, para cerca de 80 mil no ano passado.

    Já as operações internacionais de Guarulhos, que somavam 20 mil voos, chegaram a cerca de 30 mil voos. As companhias brasileiras aumentaram sua participação no aeroporto de Guarulhos e foram responsáveis por 82% das operações, em 2010, enquanto em 2009 eram responsáveis por 81,3%.

    De acordo com o documento da Anac, a ponte aérea Rio-São Paulo é a rota brasileira com a maior quantidade de assentos e voos oferecidos. No mercado doméstico, essa ligação representou 5% dos assentos oferecidos e 4,7% dos voos realizados no Brasil em todo ano de 2010. A ponte aérea é operada entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, exclusivamente domésticos, e registrou cerca de 5,7 milhões assentos oferecidos e quase 40 mil voos realizados.

    A segunda rota mais movimentada é a ligação entre Congonhas e Brasília, com cerca de 2,7 milhões assentos oferecidos e 17 mil voos realizados. A terceira e a quarta rota fazem a ligação Guarulhos-Salvador e Congonhas-Confins (MG).

    Internacional

    O ano de 2010 fechou com cerca de 3,24 milhões passageiros pagos transportados entre Estados Unidos e o Brasil, a maior média registrada desde 2002. Nos últimos oito anos o número de passageiros transportados entre os dois países quase dobrou. Já os outras origens/destinos mais procurados pelos passageiros são a Argentina, que registrou cerca de 700 mil passageiros transportados a mais em relação a 2009, Portugal, que fechou o ano de 2010 com cerca de 1,4 milhão passageiros transportados, e França, que recebeu quase o dobro de passageiros em 8 anos, passando de 560 mil para 1,016 milhão.

    De acordo com o levantamento da Anac, os passageiros da Região Sudeste foram os que mais viajaram no ano de 2010: cerca de 32 milhões de passageiros transportados com origem no Sudeste para as outras regiões do Brasil. Em seguida ficou o Nordeste, com 14 milhões de passageiros.

    Carga

    Com relação ao mercado de carga, a rota doméstica Guarulhos - Manaus é a que mais transporta carga aérea. Em 2010, foram transportadas 98.337 toneladas entre as duas cidades, o que representou um aumento de 40% na quantidade de carga transportada em relação a 2009. O volume é mais do que o triplo da segunda rota ranqueada, que foi de 20 mil toneladas, entre Guarulhos - Fortaleza.

    Já o aeroporto de Manaus manteve a terceira posição entre os 20 que mais movimentam cargas no Brasil. O número registrado, em 2010, chegou a 175 mil toneladas de carga embarcada e desembarcada por empresas brasileiras e estrangeiras. A primeira e a segunda posição ficaram com os aeroportos de Guarulhos e Campinas, em São Paulo, com mais de 600 mil toneladas juntos.

     

     

    Folha de São Paulo
    04/07/2011

    De novo, avião liberado pela Anac passa por pane
    Mesmo com motor trocado, aeronave da Pantanal voltou a ter problemas
    RICARDO GALLO

    O avião da Pantanal cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo. O ATR-42, prefixo PT-MFM, saiu do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), anteontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica. Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba de ônibus.

    Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.
    Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

    A Pantanal planejava fazer um voo vazio para testar o motor do avião de novo.
    Defeito semelhante havia levado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a proibir o avião de voar na quarta-feira.
    Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas de vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

    No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo.

    Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.
    Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

    A Pantanal pediu "desculpas pelo transtorno" e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes "seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia".

     

     


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