<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • O Estado de São Paulo
    12/06/2011

    Atrasos na manhã deste domingo atingem quase 20% dos voos domésticos
    Cancelamentos neste domingo passam de 10%; ontem, índice de atrasos chegou a 50% em todo o País
    Flávia Tavares

    Até as 10h da manhã deste domingo, 19,2% dos voos domésticos em todo o País tiveram atrasos superior a meia hora, segundo a Infraero. Com exceção de Cumbica (19,4%), em Guarulhos, e do Afonso Pena, em Curitiba (18,2%), os principais aeroportos brasileiros (Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Confins, Salgado Filho) não apresentam um índice elevado de atrasos.

    Até as 23 horas deste sábado, a Infraero informava que, no balanço do dia, quase metade dos voos domésticos no País haviam atrasado. Dos 2.170 voos programados até esse horário, 1.065 (49,1%) atrasaram e 282 (13%) foram cancelados. Em Congonhas, houve 58 (31,4%) cancelamentos e 120 (64,9%) atrasos. Já em Guarulhos, 142 voos (64,5%) atrasaram e 39 (17,7%) foram cancelados. Dos 196 voos internacionais programados no País até as 23h, 72 (36,7%) atrasaram e 18 (9,2%) foram cancelados.

    Vulcão. Boletim emitido ontem pela manhã pelo Volcanic Ash Advisory Centres, da Argentina, apontava que a nuvem vulcânica que chegou a atingir o Rio Grande do Sul já estava fora do espaço aéreo brasileiro e seguia em direção ao Oceano Atlântico. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) informou que não havia indícios da volta da nuvem vulcânica para qualquer parte do País. A TAM e a Gol retomaram ontem seus voos para Montevidéu, no Uruguai. A Gol também voltou a voar ontem para Buenos Aires, na Argentina - rota que a TAM já havia retomado às 18 horas de anteontem.

     

     

    Folha de São Paulo
    12/06/2011

    Presos em bagageiro de avião são alvos de piada no trabalho
    AFONSO BEN

    Um local escuro, frio, apertado e onde só se pode andar de cócoras ou ajoelhado. Esse é o cenário descrito por dois funcionários que ficaram presos no bagageiro de um avião prestes a decolar. "A gente pensava que ia morrer", diz o auxiliar de rampa Marcelo Bezerra, 31. Ele e Rogério Almeida, 28, funcionários da Swissport, ficaram trancafiados no bagageiro do Boeing 737-300 da Webjet que ia de Guarulhos ao Rio, no último domingo.

    "Já tínhamos carregado o avião quando um funcionário mandou a gente buscar a mala de um passageiro que não ia mais viajar", conta Bezerra. Um mecânico da Webjet, dizem, fechou a porta sem checar se havia alguém.
    O avião só não voou porque um deles achou a maçaneta e abriu o bagageiro. Antes, gritaram por socorro, socaram e chutaram o teto.

    A dupla agora é motivo de chacota no aeroporto. "As pessoas falaram que a gente não precisava se esconder no bagageiro para viajar de graça. Mas não sabem o trauma que vivemos", disse Bezerra.
    Se voassem, corriam o risco de morrer devido ao frio (de até 5º C) e a contusões.
    A pedido do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, os dois mudaram de setor.

    A Webjet diz que atendeu os procedimentos de segurança, que os funcionários ficaram presos por apenas dois minutos e que "irá avaliar o incidente em seu ciclo de prevenção de acidentes".

     

     

    Folha de São Paulo
    12/06/2011

    Metade dos voos do país tem atraso por causa de neblina

    SÃO PAULO - A neblina afetou ontem três dos maiores aeroportos do país -Cumbica, Congonhas e Brasília- e fez a média nacional de voos domésticos atrasados chegar a 49,7%, segundo dados da Infraero às 16h.
    Cumbica, em Guarulhos, voltou a receber pousos às 9h20 de ontem, depois de ficar três horas operando apenas para decolagens.
    Os voos foram encaminhados para os aeroportos do Galeão, no Rio, para Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), para Confins, em Minas Gerais, e para o aeroporto de Vitória (Espírito Santo).

    Também devido à neblina, o aeroporto de Congonhas abriu com cerca de duas horas de atraso ontem.
    Somados, os aeroportos de Congonhas e Cumbica tiveram atrasos em 67% dos voos -outros 24% foram cancelados.
    À tarde, os atrasos eram de 10% no país.

     

     

    G1 - O Globo
    12/06/2011

    Infraero registra atrasos em voos neste domingo
    20,8% dos voos nacionais atrasaram entre a meia-noite e as 9h. No sábado, atrasos afetaram metade dos voos no país.

    Balanço divulgado pela Infraero aponta que 20,8% dos voos nacionais previstos entre a meia-noite e as 9h deste domingo (12) apresentaram atrasos superiores a meia hora e 12% foram cancelados. No sábado, metade dos voos nacionais apresentaram atraso. A demora provocada por nevoeiros durante a manhã causou filas e confusão, principalmente nos aeroportos paulistas, que concentraram os problemas.

    O percentual de atrasos corresponde a 92 voos, e o de cancelamentos, a 53.

    A previsão da Anac (Agência Nacional de Aviação) é que apenas na segunda-feira (13) a situação se normalize.

    A agência informou, no sábado, que os aeroportos ainda estavam se recuperando dos atrasos provocados pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, mas que os nevoeiros da manhã prejudicaram ainda mais a malha aérea.

    Também no sábado, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a nuvem já se encontrava fora do espaço aéreo brasileiro.

     

     

    pernambuco.com.br
    12/06/2011

    Brasil tem metade dos voos domésticos atrasados
    Da Agência O Globo

    Passageiros em todo o país continuam enfrentando atrasos e cancelamentos em aeroportos de todo o país neste fim de semana. Segundo o boletim da Infraero de 0h deste domingo, de 2.170 voos domésticos programados, 1.065, o equivalente a 49,1%, estavam atrasados. Outros 282 foram cancelados (13%). Durante a manhã do sábado, os aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Curitiba e Brasília ficaram fechados por uma hora em razão de problemas meteorológicos, como nevoeiro. A retomada de voos cancelados ontem também congestionou os aeroportos.

    O leitor mineiro Daniel Quintela, que tentava voltar para casa em Belo Horizonte depois de uma viagem a trabalho em Manaus, foi um dos que enfrentaram atrasos. Segundo ele, o Boeing da Gol em que estava e que tinha conexão prevista em Brasília e não conseguiu aterrissar por falta de teto e acabou rumando para o Galeão, no Rio de Janeiro. A viagem que começou durante a madrugada e que estava prevista para terminar em Belo Horizonte, às 9h30, acabou às 11h, no Galeão.

    Quintela se queixou da alimentação recebida à bordo apesar das horas a mais de voo. "Os passageiros do avião, que estava repleto de crianças que iriam se submeter a tratamento para leucemia, receberam apenas duas bolachas e um saco de biscoito", queixa-se. Com nova previsão de embarcar para Belo Horizonte às 19h30 deste sábado, ele preferiu alugar um carro e dirigir até a capital mineira junto com outros dois passageiros do voo. "Foi um tratamento precário, uma alimentação precária. Provavelmente a Gol não teria me dado almoço", reclama. "É uma situação grave, imagina quando chegar a Copa, vai ser um salve-se quem puder", acrescenta.

    No Rio, passageiros enfrentavam atrasos no Galeão, onde 48 voos tinham atrasos (43,2%) e outros 13 haviam sido cancelados. Já no Santos Dumont, 36 estavam fora do horário e outros 22 tinham sido suspensos. Entre os voos internacionais, 36,3% deles (ou 57) contavam mais de 30 minutos de atraso e outros 17 foram cancelados em aeroportos de todo o país. No início da noite de sexta-feira, companhias aéreas começaram a retomar voos no Brasil após cancelamentos causados pela nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle.

     

     

    Rondonoticias.com.br
    12/06/2011

    Agência Nacional de Aviação Civil cassa concessão da Rico Linhas Aéreas

    A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) cassou a concessão para exploração de serviço de transporte aéreo de passageiros e cargas da empresa Rico Linhas Aéreas S/A.   A cassação atende a sentença judicial proferida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, que pediu a cassação por falta de segurança na prestação do serviço.  Na ação, o MPF sustentou que a empresa não atendia aos requisitos legais para a prestação adequada do serviço.  As condições precárias das aeronaves e dos serviços prestados pela empresa ficaram evidenciadas após a ocorrência de acidentes com vítimas fatais, além de constantes cancelamentos de voos.

     

    No dia 30 de agosto de 2002, uma aeronave modelo “ Brasília” , de prefixo PT-WRQ,  caiu ao tentar pousar no aeroporto de Rio Branco (AC), 23 pessoas morreram.  Em 2004, um avião do mesmo modelo, de prefixo PT-WRO, com destino ao município de Tabatinga , distante 1.108 km de Manaus, caiu a aproximadamente 40 km de Manaus . No acidente, morreram 33 pessoas.

    A decisão da 3ª Vara Federal no Amazonas ressalta que a empresa concessionária do serviço aéreo público deve realizar o transporte visando em primeiro lugar a segurança dos seus usuários.  Com base na necessidade de proteção do direito à vida, a Justiça Federal condenou a União e a Anac  a promover a extinção da concessão do serviço público da empresa Rico Linhas Aéreas S/A, nos termos do artigo 299 da Lei nº 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica).

    O presidente da Rico,que hoje opera apenas no segmento de táxi aéreo, Átila Yurtsever, disse nessa sexta-feira,(10), que a empresa só teve a concessão cassada por estar fora de operação desde o ano passado.  Ele também rebateu as afirmações feitas pelo Ministério Público Federal, baseadas em relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de que a Concessionária não prestava serviços visando em primeiro lugar, a segurança dos seus usuários. " A Rico é uma empresa auditada regularmente pela ANAC. Tem uma das melhores estruturas. Realiza manutenções de suas aeronaves, além de promover treinamento e reciclagem no Brasil e no exterior de mecânicos e pilotos", afirmou.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>