<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Terra Notícias
    26/06/2011

    Aprovado projeto para ampliação do aeroporto internacional de SP

    O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, o mais importante do Brasil, vai dobrar sua capacidade de passageiros ao fim da construção do terceiro terminal, obra que estará 40% finalizada para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, publicou neste domingo o jornal "Folha de S.Paulo".

    De acordo com a publicação, o projeto, que já foi aprovado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), prevê a construção de terceiro terminal de 230 mil metros quadrados com capacidade para 19 milhões de passageiros ao ano, bem próximo dos 20,5 milhões de pessoas que o aeroporto recebe atualmente.

    Conforme o jornal, que faz referência à revista especializada "Monolito", a Infraero prevê a conclusão de 40% das obras para o fim de 2013, com a aplicação de R$ 716,6 milhões, o que representaria aumento da capacidade de passageiros de 10 milhões de pessoas.

    O restante do projeto, para mais 19 milhões de passageiros, será finalizado depois da Copa do Mundo de 2014.

    Segundo o escritório de arquitetura vencedor do projeto, que tem forma de avião, a diretriz recebida por parte das autoridades é que fosse uma obra de rápida execução.

    "Será uma obra mais de montagem mecânica do que de construção civil", detalhou um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Mário Biselli, quem explicou que serão utilizados materiais pré-fabricados e metálicos.

    O projeto da prioridade aos materiais leves e para entrada de luz natural e a licitação para a construção da obra depende dos requisitos técnicos e está prevista para final deste ano.

    O plano de construir um terceiro terminal para o aeroporto de Guarulhos, que no ano passado recebeu 26 milhões de passageiros, acima de sua capacidade, tem 17 anos.

    Uma das preocupações dos especialistas está nas pistas de aterrissagem e decolagem, atualmente em número de duas, que acreditam entrarão em colapso com o aumento de passageiros após a ampliação do aeroporto.

     

     

    Folha de São Paulo
    26/06/2011

    Infraero aprova projeto para Cumbica
    Com 230 mil metros quadrados e investimento de R$ 716,6 mi até a Copa, 3º terminal dobrará capacidade de passageiros
    MORRIS KACHANI

    O aguardado projeto do TPS 3, novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, está pronto e aprovado pela Infraero.
    Com 230 mil metros quadrados, terá condição de receber 19 milhões de passageiros ao ano, segundo especialistas, quase dobrando a capacidade atual, de 20,5 milhões (em 2010, estourou o limite e recebeu 26 milhões).
    O projeto vencedor da concorrência aparece na nova edição da revista "Monolito", a que a Folha teve acesso.
    O planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra no fim de 2013, com investimento de R$ 716,6 milhões. Com isso, o aeroporto ganharia um fluxo adicional de 10 milhões de passageiros antes da Copa-2014. O restante fica para depois.
    O projeto é assinado pelo escritório paulistano de Mario Biselli e Artur Katchborian, em coautoria com Gicele Alves. O desenho lembra o de um avião. De acordo com Biselli, a orientação recebida foi conceber um projeto que pudesse ser executado o mais rapidamente possível.
    A demanda inspirou a escolha pelo uso de material pré-fabricado, integralmente metálico. "Será uma obra mais de montagem mecânica do que de construção civil."
    Outra demanda, esta de segurança, é que as áreas de embarque e desembarque estejam separadas. Por isso o plano tem cinco pavimentos.
    Especialistas ouvidos pela Folha elogiam o projeto, mas com ressalvas.
    "Não é revolucionário, mas tem boas referências", diz o arquiteto Guilherme Wisnik. Ele enaltece o uso de elementos contemporâneos como materiais leves e luz natural.
    Mas o engenheiro e professor da USP Jorge Leal levanta dois pontos: a mobilidade de um terminal a outro e a modularidade do projeto: "Não pode ser prato pronto. Tem de ter flexibilidade."

    QUARTO TERMINAL
    Biselli diz que o projeto considera a conexão física por meio de esteiras e local para estação de ônibus.
    Quanto à modularidade, lembra que as paredes são removíveis e que sobra espaço para um quarto terminal.
    O TPS 3 é um projeto antigo e polêmico da Infraero que já está completando 17 anos desde que foi pensado.
    A licitação da construção depende de detalhamento técnico e só sai no fim do ano.
    As obras de terraplanagem do pátio da pista, executadas pelo Exército, já se iniciaram.
    A Infraero informou que o planejamento será mantido mesmo com a concessão à iniciativa privada.

     

     

    Folha de São Paulo
    26/06/2011

    Pistas de pouso e decolagem são novo gargalo

    A grande questão com o maior fluxo de passageiros nos terminais será a capacidade das duas pistas atuais. Hoje, são 44 pousos e decolagens por hora. De acordo com o engenheiro aeronáutico e professor da USP Jorge Leal, com uma gestão eficiente do controle de tráfego aéreo, a capacidade pode chegar a 58 movimentos.
    "Elas terão que ser mais bem utilizadas. Mas é inevitável: com os novos terminais, o estrangulamento das pistas vai aparecer."
    Para ter um parâmetro, com a inauguração em 2006 do novo terminal do aeroporto de Barajas, em Madri (Espanha), com capacidade para 35 milhões de passageiros por ano, foram entregues duas novas pistas com capacidade para 60 movimentos por hora cada uma.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>