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  • O Estado de São Paulo
    21/05/2011

    Ameaça de bomba impede decolagem de avião da TAM em Salvador
    Passageiro suspeito ainda não teve identidade revelada e foi desembarcado pela Polícia Federal

    SÃO PAULO - Uma ameaça de bomba impediu na noite de sexta-feira, 21, a decolagem de um avião da TAM que levava 129 passageiros e cobria a rota Porto Seguro-São Paulo com escala em Salvador, informou a companhia aérea."O voo 3603 está atrasado na etapa entre Salvador e São Paulo devido a uma denúncia de bomba a bordo feita por um passageiro, que teve seu desembarque realizado pela Polícia Federal", informou a companhia aérea em comunicado.

    A TAM explicou que para preservar a segurança de seus passageiros e tripulantes decidiu seguir "os procedimentos e práticas de segurança da aviação civil e da legislação", junto com a Polícia Federal.

    Já a Infraero descartou a presença de alguma bomba dentro da aeronave, que foi revisada por agentes especiais da Polícia Federal no aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador.

    Após sair de Porto Seguro, um passageiro ameaçou explodir uma bomba, o que levou o piloto da aeronave a avisar a torre de controle, que solicitou a presença da Polícia para aguardar a aterrissagem em Salvador.

    O suspeito, cuja identidade não foi revelada, será interrogado em Salvador.

     

     

    Cruzeiro do Sul - Sorocaba
    21/05/2011

    Estado libera R$ 750 mil ao aeroporto
    Parte da verba será usada na compra de equipamento de comunicação

    O Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, de Sorocaba, será beneficiado nos próximos meses com a liberação de R$ 750 mil em recursos do governo do Estado de São Paulo para o aprimoramento dos sistemas de comunicação entre as aeronaves e o solo, bem como uma pesquisa que inclui o monitoramento das aves do entorno do local. A informação sobre o investimento foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em entrevista exclusiva à rádio Cruzeiro FM, antecipando as obras que deve anunciar em visita a Sorocaba na manhã de hoje. Além dos recursos, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) também já publicou dois editais para a concessão de áreas visando a construção de novos hangares para atendimento de demanda de aviação executiva. Apesar dos investimentos, o governo estadual ainda não confirmou se pretende ampliar as atividades do aeroporto, que hoje não abriga nenhum voo comercial e se restringem, quase que exclusivamente, a pousos e decolagens de aeronaves particulares.

    Segundo dados do Daesp, o aeroporto de Sorocaba registrou, no último mês de abril, a circulação de 7.777 passageiros, todos de 2.187 aeronaves em voos não regulares. O volume de cargas que passou pelo local no período foi de 29.590 quilos. O movimento é bastante baixo se comparado ao de aeroportos de cidades como Ribeirão Preto (99.957 passageiros, de 1.916 voos regulares e 2.207 voos não regulares) e São José do Rio Preto (58.828 passageiros, de 1.126 voos regulares e 1.279 voos não regulares). Mesmo com o anúncio dos investimentos, Alckmin não sinalizou se está nos planos do governo estadual ações de incentivo ao aumento da utilização e expansão das atividades do aeroporto de Sorocaba, inclusive com o objetivo de desafogar os terminais de passageiros da capital e de Viracopos, por exemplo. "Este é um investimento para um aeroporto que tem tudo para crescer, como é o caso de Sorocaba", falou, porém sem dar mais detalhes. Segundo a assessoria de imprensa do Daesp, não existem linhas de voos regulares operando na cidade simplesmente porque nenhuma empresa aérea comercial demonstrou interesse na atividade até o momento.

    De acordo com o governador do Estado, os R$ 750 mil serão aplicados, em Sorocaba, em dois projetos diferentes: R$ 500 mil para a instalação de uma Estação Permissionária de Telecomunicações (EPTA), equipamento de telecomunicação aeronáutica que garantirá melhor qualidade no contato entre os pilotos e os técnicos do Daesp em solo, e R$ 250 mil para monitoramento da fauna no entorno do aeroporto. Trata-se de um estudo, que será realizado por técnicos da Unicamp, com o objetivo de diagnosticar os principais tipos de aves existentes no local e seu comportamento e, com isso, estabelecer ações que possam imunizar os riscos de acidentes. Os últimos investimentos estaduais haviam sido realizados no local em 2010, com a pavimentação da pista de rolamento e acessos, construção do anexo operacional e fechamento do terminal de passageiros, finalizada em abril do ano passado, e o recapeamento dos sistemas de pistas e pátios, cuja intervenção acabou em agosto.

    Já os editais de licitação para a concessão de espaços destinados à construção de dois novos hangares - que devem se somar aos 34 já existentes, para aviação executiva - foram publicados no último dia 11 de maio. São dois terrenos dentro da área do aeroporto, com 3 mil e 6 mil metros quadrados, que poderão ser explorados pelas empresas que oferecerem o maior valor ao Estado - mínimo de R$ 15.300 mensais. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 14 de junho e as empresas vencedoras terão 120 dias para apresentar seus projetos.

     

     

    To Sabendo.com
    21/05/2011

    Decolagens de luxo desafiam a legislação chinesa
    Ricos o suficiente para ter aviões e helicópteros, os chamados aviadores negros utilizam espaço aéreo chinês na clandestinidade
    The New York Times

    Aqui em Wenzhou, no coração nouveau-riche empresarial da China, o mais recente sinal de que se chegou ao topo não é um Mercedes-Benz, ou mesmo um Bentley. É um helicóptero.

    Talvez 10 dos moradores super ricos de Wenzhou têm um. Guan Hongsheng tem três. Embora, na verdade, quem precisa contar?

    "Para nós, uma semana de trabalho tem 80 horas ou mais. Então você sabe do que precisamos? Precisamos de transporte rápido", disse Guan, um mercador que fez uma fortuna e faz questão de ostentá-la no ouro em seu pescoço e no iate gigantesco.

    Mas nada disso é legal. Guan e seus amigos são aviadores negros ? parte de um minúsculo grupo de chineses ricos que voam contrariando a lei chinesa. Os primeiros chineses ricos o suficiente para possuir seus próprios aviões.

    Um deles colidiu em pleno ar com o poderio militar chinês, que controla o espaço aéreo do país e nunca contemplou essa situação e tampouco autorizou outras aeronaves.

    Pedir permissão para decolagem pode envolver dias de burocracia e ainda receber uma rejeição. Obter permissão para aterrissar pode ser ainda pior.

    Assim, os aviadores negros usam o espaço aéreo na clandestinidade, voando por onde as autoridades não irão perceber ou se importar, às vezes causando estragos no chão, arriscando multas que levaria um chinês comum à falência, mas que, para a maioria deles, não têm um efeito dissuasor.

    Guan foi preso em março de 2010 depois que ele e os outros dois pilotos ocasionais de helicóptero sobrevoaram Wenzhou sem aprovação do governo.

    As multas foram de 100 mil yuans, ou cerca de US$ 15,4 mil, mas "nós fomos capazes de acalmá-los e barganhar para 20 mil", disse ele.

    O problema pode ser impenetrável.

    Outro piloto de Wenzhou, Zhu Songbin, comprou um pequeno avião no ano passado em Cantão, onde fica sua escola de voo, e pediu autorização para voar para Wenzhou, cerca de 570 quilômetros a noroeste. Então ele descobriu que simplesmente para pedir a permissão custaria milhares de dólares e ainda seria necessária uma reunião com oficiais locais sem nenhuma garantia de aprovação.

    Zhu disse que pensou em fazer um voo negro, depois pensou melhor. "Eu tinha medo que eles pudessem revogar a minha licença se me pegassem", disse. Até que ele desistiu. "Acabei de vender o avião para outra pessoa", disse.

    O governo está agindo para mudar a lei, mas as mudanças virão em pequenos passos. Sob o plano atual, o espaço aéreo chinês não será totalmente aberto aos voos privados até 2020.

     

     


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