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  • Aviação Brasil
    25/05/2011

    Korean Air recebe seu primeiro A380

    A Korean Air celebrou hoje a entrega do seu primeiro A380 em uma cerimônia especial na Airbus, em Toulouse. A cerimônia foi acompanhada pelo Presidente da Korean Air, Yang Ho Cho, e presidida pelo Presidente e CEO da Airbus, Tom Enders. O CEO da EADS, Louis Gallois também marcou presença no evento. A Korean Air é a sexta companhia aérea a receber o A380, tendo encomendado um total de 10 aeronaves.

    Inicialmente, a Korean Air operará o A380 a partir de seu hub em Seul para destinos selecionados na Ásia, seguidos por serviços sem escala para a América do Norte e Europa. A companhia aérea especificou um layout extra espaçoso para a sua frota de aeronaves A380, com acomodação para 407 passageiros, em três classes. Os recursos especiais a bordo da aeronave incluem a primeira área de vitrines duty-free do mundo e um elegante bar e saguão no convés superior para passageiros Premium.

    “A Korean Air foi a primeira companhia aérea fora da Europa a adquirir uma aeronave da Airbus, que agora se tornou uma parte essencial da nossa frota,” disse Yang Ho Cho, Presidente e CEO da Korean Air. “A excepcionalidade, eficiência no consumo de combustível e ecoeficiência do A380 que está sendo entregue hoje são perfeitas para auxiliar a Korean Air a levar adiante a sua meta de se tornar uma transportadora líder mundial respeitada.”

    “Estamos muito orgulhosos em ter a Korean Air como a mais nova operadora do A380,” disse Tom Enders, Presidente e CEO da Airbus. “O A380 já provou que faz a diferença, estabelecendo novos padrões de conforto, eficiência econômica e respeito pelo meio ambiente. Estamos confiantes de que o A380 terá um papel chave no fortalecimento da posição da Korean Air como uma das maiores companhias aéreas do mundo.”

    Desde o início de suas operações, em 2007, a eco eficiência do A380 vem superando todas as expectativas, transportando mais passageiros por maiores distâncias e por um custo mais baixo. A cabine espaçosa e mais silenciosa e a viagem agradável que a aeronave proporciona fizeram dela uma favorita absoluta entre os passageiros. Isto resultou em fatores de carga mais altos do que a média e maior rentabilidade nos voos com o A380, oferecendo às companhias aéreas uma importante vantagem competitiva onde quer que operem o modelo.

    Com uma acomodação típica de 525 passageiros em um layout de três classes, o A380 é capaz de voar 8.300 milhas náuticas ou 15.300 quilômetros. Isto possibilita um serviço sem escala com capacidade de carga paga máxima de Seul para qualquer destino na Europa e uma distância equivalente à Costa Leste dos Estados Unidos.

     

     

    Jornal do Brasil - Online
    25/05/2011

    Circunstâncias de acidente de voo Rio-Paris serão divulgadas sexta-feira

    O Bureau de Investigações e Análises (BEA) francês divulgará nesta sexta-feira à tarde uma nota que explicará as circunstâncias nas quais ocorreu o acidente do voo Rio-Paris que custou a vida de 228 pessoas em junho de 2009, anunciou nesta quarta-feira.

    "O BEA publicará uma nota de informações sobre as primeiras constatações que resultam da análise das gravações de voo", indicou o escritório de investigação francês em uma mensagem eletrônica enviada aos jornalistas.

    Essa nota será divulgada no site do BEA no início da tarde e não haverá entrevista coletiva à imprensa, indicou.

    O BEA divulgará apenas "elementos factuais sobre o decurso do voo que determinarão as circunstâncias do acidente, mas de forma alguma suas causas", indicaram os investigadores.

    A análise das caixas-pretas, resgatadas do mar no início de maio, deve permitir esclarecer o acidente, ocorrido no dia 1º de junho de 2009 no Atlântico e no qual morreram os 228 ocupantes do avião, um Airbus A330 da companhia aérea Air France.

    A BEA está encarregada da investigação técnica da catástrofe. A justiça deve determinar os responsáveis.

     

     

    Folha de São Paulo
    25/05/2011

    Muito perto de avião pequeno, aeronave da TAM tem de desviar

    DE BRASÍLIA - Um avião da TAM que ia de Congonhas para Brasília teve de desviar após ficar a 3,5 km de uma aeronave de pequeno porte da Escola de Aviação de Anápolis. O fato ocorreu às 20h48 de segunda na área do aeroporto do DF.
    O Comando da Aeronáutica informou que irá investigar, mas que não houve risco.
    Tanto a TAM como a Aeronáutica afirmam que o piloto da companhia seguiu corretamente as regras de segurança ao desviar o avião.

     

     

    O Estado de São Paulo
    25/05/2011

    França retira 29 corpos do local da queda do 447
    Escritório responsável por investigar causa do acidente não confirma nem desmente hipóteses sobre erros dos pilotos
    Andrei Netto

    Equipes de resgate a bordo do navio francês Ile de Sein já recuperaram 29 corpos de vítimas do voo AF-447, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009. A informação foi revelada às associações de familiares no Brasil e na França pelo embaixador Philippe Vinogradoff. Com a nova etapa de resgates, iniciada em 21 de maio, 81 dos 228 corpos de passageiros e tripulantes já foram recuperados.

    A operação foi retomada nesta semana, depois que exames de DNA realizados nos dois primeiros corpos retirados do mar em abril indicaram que seria possível fazer seu reconhecimento. Com isso, o Tribunal de Grande Instância de Paris determinou que uma equipe da Direção de Pesquisas Criminais da França viajasse no Ile de Sein ao local do acidente com a missão de resgatar mais vítimas.

    As investigações sobre as causas da queda continuam a causar especulações. Ontem, o Wall Street Journal publicou uma reportagem afirmando que os pilotos teriam tomado decisões equivocadas ao se defrontarem com as falhas mecânicas e eletrônicas, provocadas pelos tubos de pitot, as sondas de velocidade.

    A informação já havia sido publicada pela revista alemã Der Spiegel, mas na prática nenhuma reportagem traz novidades. Há pouco menos de dois anos, o Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA) confirmou que os sensores de velocidade falharam durante o voo.

    Por sua parte, o BEA se negou ontem, mais uma vez, a confirmar ou desmentir as informações. A entidade promete divulgar na sexta-feira um comunicado revelando as circunstâncias da queda do 447.

     

     

    O Estado de São Paulo
    25/05/2011

    Avião passou a apenas 3,5 km de aeronave

    Um avião da TAM, que fazia o voo JJ3712 (São Paulo-Brasília), teve de fazer uma manobra de segurança na noite de anteontem, quando se aproximava do aeroporto na capital federal. A Aeronáutica investiga o caso. Análise preliminar mostra que o avião esteve a apenas 3,5 quilômetros de uma aeronave de pequeno porte na área terminal do aeroporto, menor que a distância mínima de 8 km recomendada pelos padrões de segurança. A Aeronáutica informou, em nota, que as duas aeronaves não estavam em rota de colisão.

     

     


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