<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Mercado e Eventos
    22/04/2011

    Aeroporto de Guarulhos deve obter Certificação Operacional no próximo mês

    O Aeroporto Internacional de Guarulhos está em fase final de obtenção da Certificação Operacional, seguindo as determinações do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC 139), que entrou em vigor em 2009. Com a licença, o aeroporto confirma o atendimento aos requisitos estruturais e segurança operacional exigidos pela nova legislação. A previsão é que o processo, iniciado no final de 2009, seja concluído no mês que vem.

    De acordo com o RBAC, todos os aeroportos públicos que tenham movimentado ao menos um milhão de passageiros ao ano devem possuir a Certificação Operacional, tendo um prazo de 24 meses a partir da constatação de necessidade de obtenção do certificado para concluir o processo. Uma vez obtida, a certificação tem validade indeterminada, desde que o aeroporto certificado continue a atender os requisitos dispostos por lei.

     

     

    Estadão
    22/04/2011

    Queda de avião Sêneca no Aeroporto de Manaus mata 7
    Renata Magnenti - O Estado de S.Paulo

    Às 14h51 de ontem, um avião Sêneca, modelo PA 34, de prefixo - PTEFT, caiu nas dependências do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, minutos após a decolagem. Sete pessoas morreram. No aparelho da Amazonav, uma companhia particular, estavam o dono da empresa, Antonio Picão; a mulher, Luciana; o filho, Mateus; uma funcionária, Janilce Oliveira, e uma comissária, Kelly Cidronio.

    O modelo era pilotado pelo comandante denominado apenas como Mineirinho. O nome do copiloto não foi divulgado. Todos morreram no local. A porta-voz da Amazonav, Natasha Desthoolmeester, disse que a empresa tem cerca de 20 anos e atua com taxi aéreo na Região Norte.

    Testemunhas descreveram que a aeronave caiu de frente, sem resistência. As investigações da Aeronáutica sobre a queda já começaram. De acordo com a Superintendência da Infraero, o bimotor Sêneca iria para Santarém (PA) e caiu antes de atingir a altitude de cruzeiro. As condições meteorológicas eram boas no momento do acidente e o aeroporto funcionava normalmente ontem.

    OUTROS CASOS

    13 de maio de 2010
    Seis pessoas morreram na queda de um bimotor da Cleiton Táxi Aéreo, em Manaus

    11 de novembro de 2004
    Queda no arquipélago Anavilhanas, a 230 km de Manaus, mata dois passageiros franceses

    21 de junho de 2000
    Sêneca cai no Pantanal e mata 6

     

     

    Diário do Pará
    22/04/2011

    Avião cai na decolagem e mata sete no Amazonas

    O avião bimotor modelo Sêneca, de prefixo PT-EFS, caiu na pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, por volta das 14h50 de ontem(21), horário de Manaus (15h50 de Brasília). O Corpo de Bombeiros confirmou que as sete pessoas – cinco passageiros e dois tripulantes - que estavam dentro da aeronave morreram.

    De acordo com informações da assessoria da Infraero, o acidente aconteceu quando o avião tentava decolar. A aeronave pertencia à empresa Amazonaves Táxi Aéreo.

    O corpo de três homens, três mulheres e uma criança, do sexo masculino, foram identificados no local. Funcionários da empresa Amazonaves informaram que o proprietário, Antônio Picão Neto, e a esposa dele, Luciana Picão, eram passageiros, assim como o filho do casal, Mateus, de 12 anos.

    Outra pessoa que também estava na aeronave e faleceu foi a supervisora de cargas da Amazonaves, Janilce Oliveira Nascimento, além de Kelly Cidrônio. Também morreram na queda o piloto Waldeir, conhecido por “Mineirinho” e o co-piloto, que não teve o nome divulgado.

    O piloto Galdino Luz, que pilotou a aeronave acidentada recentemente, disse que ela estava com a manutenção em ordem e em boas condições de voo. Ele declarou que a aeronave era considerada nova. Por causa da queda, o aeroporto Eduardo Gomes ficou fechado durante menos de uma hora na tarde de ontem.

    O dono da Amazonaves, Antônio Picão Neto, também era dono da empresa distribuidora da água mineral Cristal em Santarém, administrada por um sobrinho do empresário. A viagem seria para passear no feriado de Páscoa em família e aproveitar as praias do município. A notícia pegou os familiares de surpresa.

    HISTÓRICO

    Há registros de pelo menos quatro outros acidentes com aeronaves da empresa Amazonaves nos últimos nove anos. O último ocorreu em 2007, ano em que o proprietário morto no acidente foi preso pela Polícia Federal, durante a operação Metástase, acusado de fraudar licitações na Funasa de Roraima, a quem alugava seus aviões. (Diário do Pará/ Reginaldo Balieiro (Agência Podium))

     

     

    Destak.com.br
    22/04/2011

    Começa 5ª fase de buscas por corpos das vítimas do voo da Air France
    A França vai enviar hoje dois navios para realizar novas buscas na área onde foram encontrados os destroços do avião A-330 da Air France, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (Cenipa).
    Destak/Lusa | destak@destak.pt

    Um dos navios, que zarpa da França, estará focado nas buscas pela caixa negra da aeronave, enquanto outra embarcação, que sai de Senegal, tentará resgatar corpos das vítimas do acidente ocorrido em 31 de maio de 2009. A aeronave da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, levava 228 pessoas a bordo e até agora apenas 50 corpos foram encontrados.

    A França é responsável pela investigação do acidente com o voo AF 447 por ser o país onde está registada a aeronave, mas o Brasil também tem colaborado através da Cenipa.

    De acordo com o órgão, o representante acreditado no Brasil, coronel Aviador Luís Cláudio Lupoli, viajou ontem para Paris e embarcará em breve para Dacar a fim de participar das buscas que partem do país africano na sexta-feira.

    À imprensa, Lupoli declarou que está a seguir de perto as ações e que “tudo está em conformidade com o que é preconizado pelos órgãos da aviação civil internacional”.

    Ainda de acordo com Lupoli, o clima é de “otimismo” quanto à localização das caixas-negras.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>