<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • O Globo Online - 21:46h
    01/03/2011

    Justiça do DF decreta prisão preventiva do dono da Gol

    O juiz João Marcos Guimarães Silva, de Brasília, decretou na noite desta terça-feira a prisão preventiva de Nenê Constantino, dono e fundador da empresa aérea Gol. Pela decisão, o empresário cumprirá a pena em casa, em Brasília. O pedido de prisão foi feito horas antes pelo promotor do Ministério Público do Distrito Federal Bernardo Urbano.

    Constantino responde a dois processos por tentativa de assassinato do ex-genro, Eduardo de Queiroz, em 2008, e o assassinato do líder comunitário Márcio Leonardo, em 2001. O Ministério Público pediu novamente a prisão do empresário depois da tentativa de homícido de João Marques, uma das testemunhas na investigação do processo sobre o ex-genro. Em depoimento, Marques afirmou que Constantino foi o mandante dos dois crimes.

    O atentado contra João Marques ocorreu na porta de uma casa, em Águas Lindas (GO), na última sexta-feira. Marques ouviu alguém chamá-lo do lado de fora e, quando saiu, levou três tiros. Como justificativa do pedido de prisão, o promotor afirmou que o empresário tem atrapalhado o andamento das investigações.

    Nenê Constantino foi intimado para prestar depoimento nesta terça-feira no Tribunal do Júri de Taguatinga, a 30 km de Brasília. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Constantino não compareceu. Seus advogados alegaram que o empresário estava em tratamento de saúde em São Paulo.

     

     

    segs.com.br
    01/03/2011

    Azul Linhas Aéreas terá voos extras no Carnaval .

    A Azul Linhas Aérea lançará voos extras para o período do carnaval brasileiro, de 5 a 12 de março. As novas frequências atendem aos cinco destinos mais procurados pelo folião: Salvador, Fortaleza, Recife e Maceió, e possibilitarão maior comodidade aos clientes.

    Com a adição dos voos extras, na sexta-feira (4/03), início do carnaval, a Azul passa a oferecer, entre Viracopos e Salvador, sete ligações diretas. Já na terça-feira, serão oito voos diretos entre Salvador e Viracopos.

    Os novos voos somam-se às frequências atuais somente para o Carnaval (veja os dias e horários abaixo). As passagens já estão à venda pelo site da Azul em www.voeazul.com.br, por meio do Call Center (4003-1118), das lojas Azul ou consulte um agente de viagens.

    Sobre a Azul

    Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 28 destinos com 200 voos diários. Somando-se às linhas de ônibus, são 35 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 27 jatos composta por dez EMBRAER 190 e 17 EMBRAER 195. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

     

     

    Revista Fator
    01/03/2011

    ANAC confirma que Avianca é companhia com maior espaço entre poltronas

    São Paulo – Após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oficializar que a Avianca é a primeira companhia aérea com a Classificação A - maior espaço entre as poltronas, a Z+ cria campanha diferenciada, enaltecendo a falta de conforto comum em viagens de avião. A ação, que contempla anúncios de mídia impressa, traz imagens de pessoas no interior de uma mala, dividindo espaço com roupas, sapatos, secador de cabelo, entre outros objetos.

    Segundo Leo Macias, diretor de criação da Z+, a idéia é “dramatizar” de forma bem-humorada o pouco espaço que é comum nos aviões. “Para isso, utilizamos o elemento mais característico desse momento: uma mala”, diz. Com o slogan “Esqueça o aperto. Voe Avianca”, o objetivo da ação é reforçar os diferenciais competitivos que a companhia conquista após a certificação da ANAC. A Avianca foi a primeira companhia aérea contemplada pela agência reguladora com o selo de classificação A, certificando o maior espaço entre as poltronas.

    Macias complementa dizendo que a Avianca é a única companhia que faz a rota Rio-SP com aviões novos, disponibilizando refeições e, com isso, proporcionando ainda mais conforto.

     

     

    Revista Fator
    01/03/2011

    A Boeing e a TAM celebram contrato por dois novos 777-300ERs

    Seattle – A Boeing [NYSE: BA] e a TAM Linhas Aéreas [NYSE: TAM] anunciaram no dia 28 de fevereiro (segunda-feira),que a aérea brasileira encomendou dois novos 777-300ERs (extended range) com os direitos de duas compras. O pedido de hoje, avaliado em aproximadamente US$ 568 milhões, de acordo com a tabela de preços, perfaz um total de 12 unidades do 777 encomendados pela TAM.

    “A TAM continua a se posicionar como uma das linhas aéreas líderes no mundo”, disse Marlin Dailey, vice-presidente de Vendas & Marketing da Boeing Commercial Airplanes. “Estamos felizes que a TAM continue a escolher o Boeing 777-300ER para sua frota de trajetos longos e buscamos trabalhar cada vez mais com a TAM, uma vez que sua atuação internacional cresce”, conclui o executivo.

    O Boeing 777 é o líder de mercado na categoria de 300 a 400 assentos. É o mais bem sucedido avião de longo alcance com duas turbinas.

    “Estes dois novos aviões nos ajudarão a expandir nossa capacidade de serviço de longo percurso, assim como atender a crescente demanda deste mercado no Brasil e exterior”, afirma Marco Antonio Bologna, CEO da holding TAM.

    O 777 entrega um valor excepcional às linhas aéreas que o utilizam e é constantemente eleito pelos maiores operadores e polos investidores.

    “O mercado de aviação brasileiro continua a crescer de modo rápido. O 777-300ER nos fornece o desempenho e a versatilidade de que precisamos para desenvolver nossa rede de modo competitivo e capitalizar-nos no crescimento robusto do tráfego internacional”, acrescentou Líbano Barroso, CEO da TAM Linhas Aéreas.

    O Boeing 777-300ER é 19% mais leve que seu concorrente mais próximo. Ele produz 22% menos dióxido de carbono por assento e custa 20% menos na operação por assento. O avião comporta 365 passageiros, em uma configuração de três classes, e tem o alcance máximo de 14.685 km (7.930 milhas náuticas).

     

     

    Bonde.com.br
    01/03/2011

    O Concorde revolucionou a aviação mundial

    No final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.

    No início do projeto, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, alem de Air France, Pan Am e BOAC (que futuramente se tornou a British Airways), que eram as companhias lançadoras do projeto do Concorde, faziam parte desta lista companhias como: Japan Airlines, Lufthansa, American Airlines, Qantas, TWA, etc.

    A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton. O Concorde 001 decolou para seu primeiro voo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro voo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.

    Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 60 aeronaves.

    Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais como ruído (sonic boom) e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde.

    Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes voos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados. No total, foram realizadas 5.335 horas de voo com os três modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em voo supersônico. Estes números são quatro vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.

    Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

    Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.

     

     

    Valor Econômico
    01/03/2011

    Maior taxa de ocupação dos voos aumenta lucro da TAM
    Presidente da empresa não acredita em "guerra tarifária" neste ano; índice de rentabilidade que baliza reajuste de preços subiu em fevereiro.
    Alberto Komatsu

    A companhia aérea TAM anunciou ontem lucro líquido de R$ 150,6 milhões no último trimestre de 2010, o que representa um crescimento de 7,9% em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior, quando foi apurado ganho de R$ 139,6 milhões. Os números apresentados ontem seguem as normas contábeis internacionais (IFRS).

    O presidente-executivo da empresa, Líbano Barroso, diz que o bom desempenho foi obtido com o aumento na taxa de ocupação dos aviões.

    Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa média de ocupação dos aviões da TAM ficou em 71,6% de outubro a novembro, ou crescimento de 4,2 pontos percentuais diante do terceiro trimestre.

    No ano, o lucro da TAM foi de R$ 637,4 milhões, o que representou um recuo de 48,9% em relação ao lucro de 2009, de R$ 1,24 bilhão. Líbano afirma que o lucro anual menor é resultado do impacto do câmbio.

    "Em 2009 houve uma forte valorização do real em relação ao dólar. Já no ano passado o dólar andou meio de lado", diz o executivo.

    A TAM teve receita líquida de R$ 3,22 bilhões no quarto trimestre de 2010, um crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2009. No ano, a receita da companhia somou R$ 11,38 bilhões, uma alta de 16,5% na comparação anual.

    O resultado trimestral foi afetado por um acréscimo de 25,1% das despesas operacionais, que totalizaram R$ 3 bilhões nos últimos três meses de 2010, reflexo dos gastos maiores com combustíveis, pessoal e manutenção e reparos.

    O banco de investimentos UBS, por meio de relatório, informa que a receita líquida do quarto trimestre veio 3,9% acima de suas expectativas.

    O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de outubro a dezembro somou R$ 394,4 milhões, volume 50,6% superior. No acumulado do ano o Ebitda da companhia registrou expansão de 106,4%, ao ficar em R$ 1,6 bilhão.

    O relatório do UBS informa que o Ebitda da TAM no último trimestre de 2010 ficou 2,5% abaixo de suas expectativas.

    O presidente da holding TAM, Marco Antonio Bologna, disse que não acredita em "guerra tarifária" em 2011, pois o custo do assento por quilômetro oferecido, "yield", índice de rentabilidade que baliza reajustes de tarifas, teve aumento de 5% em fevereiro, na comparação com janeiro.

    O "yield" da TAM no quarto trimestre de 2010 teve aumento de 10,1% na comparação com o terceiro trimestre. No ano, o índice acumulou alta de 10,5%.

     

     

    Valor Econômico
    01/03/2011

    Trip compra mais quatro aeronaves da Embraer
    Mercado prevê que fluxo de passageiros cresça 15% neste ano
    Alberto Komatsu

    A Trip Linhas Aéreas anuncia hoje a aquisição de quatro aeronaves da Embraer, modelo 190, num investimento equivalente a US$ 172 milhões, a preços de lista. De acordo com o presidente da companhia aérea regional, José Mário Caprioli, são quatro opções de compra que foram convertidas em pedidos firmes.

    Na Embraer, a avaliação é a de que o contrato com a Trip faz parte de uma tendência das empresas de comprar mais aviões para suprir a crescente demanda. No ano passado, o transporte aéreo de passageiros no país cresceu 23,5% diante de 2009. Para este ano, a estimativa das companhias aéreas é de uma expansão de pelo menos 15%.

    "Estamos anunciando a compra de quatro aeronaves diretamente com a Embraer. Elas fazem parte do plano de chegarmos no ano que vem com uma frota de 70 aeronaves", diz Caprioli. Atualmente, a Trip tem 43 aeronaves e planeja encerrar 2011 com 57 unidades.

    O diretor da Embraer para a América Latina e Caribe de aviação comercial, Eduardo Munhós de Campos, diz que o anúncio da Trip integra uma tendência não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

    "O anúncio da Trip não é um fato isolado. A compra dela faz parte de uma tendência do mercado para acompanhar o forte crescimento da demanda", afirma o executivo da Embraer. Os quatro jatos da Trip serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    A Embraer entregou no ano passado 100 aviões para a aviação comercial. Segundo Campos, foi um dos piores desempenhos da fabricante brasileira por causa da crise. Em 2007, as entregas da Embraer somaram 130 unidades. Um ano depois, mais 162 jatos. Em 2009, foram 122 entregas. "Estamos muito otimistas em 2011", afirma Campos. A Embraer anuncia em meados de fim de março suas previsões para este ano.

    Dos quatro aviões que estão sendo adquiridos pela Trip, um será entregue até o fim deste ano e os três restantes no ano que vem. Cada um terá capacidade para 110 passageiros. Somente este ano a Trip vai receber nove jatos 190, a maior parte de outra encomenda. Assim, a companhia vai dobrar sua frota de 190.

    A Trip planeja atender 100 cidades brasileiras em até três anos, com a ajuda dos novos aviões, diz Caprioli. Atualmente, a empresa regional voa para 82 municípios. Os aviões que estão sendo anunciados e os que serão entregues ainda em 2011 também serão usados para aumentar a frequência de voos em localidades já atendidas pela companhia.

    O cenário de aumento no preço do petróleo por causa do clima de incerteza no Oriente Médio, principalmente em virtude das manifestações contra o ditador da Líbia, Muamar Gadafi, será discutido na próxima reunião do conselho de administração da Trip. Caprioli diz que tradicionalmente a Trip não faz hedge de combustível porque sua frota tem um grande número de turboélices, mais econômicos do que jatos.

    No entanto, como a frota de jatos da Trip está aumentando, a necessidade de hedge, ou não, será discutida em até 20 dias, revela o presidente da companhia aérea regional.

    No dia 17 de janeiro, a Azul Linhas Aéreas anunciou uma revisão do seu planejamento de frota pelo segundo ano consecutivo. Na ocasião, seu fundador e presidente do conselho de administração, David Neeleman, comunicou a aquisição de três turboélices que não estavam previstos inicialmente. São modelos da fabricante franco-italiana ATR, modelo 72-200, para 70 passageiros. Em julho de 2010, a Azul anunciou pedido de 40 turboélices ATR 72-600.

     

     

    Folha de São Paulo
    01/03/2011

    TAM anuncia lucro de R$ 637 milhões e pedido de 34 ja

    A TAM anunciou ontem uma encomenda de 34 novos aviões, no valor de US$ 3,2 bilhões. Serão dois Boeings-777/300 e 32 A320 da Airbus, dos quais 22 da nova geração, o A320neo.
    A empresa divulgou ontem um lucro líquido de R$ 637,4 milhões, queda de 48,9% em relação a 2009.
    Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM, o lucro deste ano reflete melhor a operação da empresa. O de 2009 foi beneficiado pela apreciação do real. A alta do petróleo, segundo Barroso, já levou a um aumento do yield (indicador de referência para o preço de passagens) de 5% em fevereiro. Ele diz que é cedo para falar de novos aumentos e que trabalha com o barril a US$ 93.

     

     

    O Estado de São Paulo
    01/03/2011

    Empresa faz hedge para 25% do gasto com combustíveis

    A TAM informou ter feito cobertura de hedge (proteção) para 25% das despesas estimadas com combustível para os próximos 12 meses, a um preço de US$ 87 por barril. Para o período entre janeiro de 2012 e março de 2013, o porcentual de cobertura da empresa é de 15% do consumo estimado, a um preço de US$ 93 por barril. Considerando essas operações de hedge, a TAM estima que, caso o barril de petróleo fique em torno de US$ 90, o fluxo de caixa ficará estabilizado. Caso fique acima desse valor, a companhia registrará ganhos de caixa. A política da empresa estabelece cobertura mínima de 20% do consumo estimado para os próximos 12 meses e um mínimo de 10% entre o 13º e o 24º mês.

     

     

    O Estado de São Paulo
    01/03/2011

    TAM amplia frota e encomenda 34 aviões
    Negócio, estimado em US$ 3,2 bilhões, leva em conta uma estimativa de crescimento da demanda por voos de 9% ao ano nos próximos 20 anos
    Beth Moreira e Silvana Mautone

    A TAM anunciou ontem uma encomenda de 34 novos aviões, que devem começar a ser entregues em 2014. O valor do negócio é estimado em US$ 3,2 bilhões. Serão 32 aviões da Airbus - da família A320 - e dois da Boeing (777-300ER). Segundo a empresa, o investimento leva em conta estimativas de que a demanda do setor continuará aquecida nos próximos 20 anos, com um crescimento médio de 9% ao ano.

    De acordo com a TAM, os novos aviões serão usados para expandir e também renovar sua frota. A empresa informou que prevê chegar ao final de 2015 com 182 aviões em operação, mas não detalhou qual será o volume para os anos seguintes. A empresa fechou 2010 com uma frota de 151 aviões e deve elevar o número para 156 aviões ainda neste ano. No fim do ano passado, a rival Gol também havia anunciado uma encomenda de 30 aviões da Boeing, em um acordo de US$ 2,7 bilhões.

    O presidente da TAM, Líbano Barroso, disse que a empresa tem flexibilidade para rever seu plano de frota caso o crescimento estimado para a demanda não se realize. "Temos uma projeção líquida da frota, consideramos a entrada e saída de aeronaves. Como somos clientes preferenciais da Airbus e da Boeing, podemos antecipar ou postergar os leasings existentes", afirmou, durante teleconferência com analistas.

    Segundo o presidente da holding TAM, Marco Antonio Bologna, esse aumento da frota independe do anúncio de fusão com a chilena LAN. Ele lembrou ainda que, além das autoridades regulatórias, a fusão entre as duas companhias depende da concordância dos acionistas não controladores da empresa brasileira, uma vez que o capital da companhia será fechado e suas ações deixarão de ser negociadas na Bolsa brasileira.

    Tarifas. O aumento das tarifas aeroportuárias, previstas para este mês, deverá ter um impacto entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões para a TAM no prazo de 12 meses, segundo estimativa feita por Líbano Barroso. As novas tarifas entram em vigor no próximo dia 14 de março.

    A medida da Infraero pretende deslocar parte dos voos para horários que não sejam de pico. Apesar da perspectiva de aumento nessa linha de custos, o executivo ressaltou, no entanto, que a empresa está focada em reduzir suas despesas, seja pela melhora de eficiência das operações, seja em corte de gastos.

    Dentro dessa linha, a empresa também anunciou ontem que espera ampliar em meia hora o uso diário dos seus aviões. No quarto trimestre, a média diária de uso foi de 13,1 horas, uma alta de 8,3% em relação ao mesmo período de 2009. Ao longo de todo o ano passado, a média foi de 12,9 horas, 3,2% acima de 2009.

    Segundo Barroso, o uso dos aviões por mais horas será uma das estratégias para atingir a meta de redução de 5% nas despesas operacionais. Para 2010, a TAM esperava uma redução de 6% nos custos operacionais assento-quilômetro voado, excluindo os combustíveis, mas registrou de fato uma redução de 2,9%.

    A empresa aérea registrou um lucro líquido de R$ 637,4 milhões em 2010, queda de 48,9% em relação a 2009. A receita da companhia chegou a R$ 11,4 bilhões, um crescimento de 16,5% em relação ao ano anterior.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>