<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Folha de São Paulo
    12/02/2011

    Congonhas terá nova reforma após 4 anos
    Obras "rotineiras", segundo a Infraero, devem durar 6 meses e começam após perícia geral em todo o sistema de pistas
    JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

    Quatro anos após a última grande reforma, concluída em 2007, as pistas do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) vão passar por uma nova restauração, prevista para este ano, mas ainda sem data definida. Também não se sabe como será o esquema de transferência de voos. A reforma integra o pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014.
    Antes, todo o sistema de pistas -principal, auxiliar e de taxiamento- vai sofrer uma perícia geral, contratado por cerca de R$ 1,5 milhão, para avaliar as condições da base do asfalto e do concreto, da drenagem e da pavimentação. Todos são itens vitais de segurança.

    A Infraero (estatal que administra o aeroporto) nega haver hoje riscos para pousos e decolagens e diz que se trata de uma "manutenção rotineira". A previsão é que as obras durem seis meses.
    A empresa não informou qual será o impacto esperado nas operações do aeroporto.

    Na reforma de 2007 -encerrada menos de um mês antes do acidente com um avião da TAM, em que 199 pessoas morreram-, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou um corte de 21,5% nos voos.
    Porém, a margem de manobra para transferir voos para Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), como ocorreu naquela época, foi reduzida nos últimos anos.

    Em Cumbica, não há mais horários do início da manhã até a noite. E Viracopos recebeu no ano passado 5 milhões de passageiros, contra 1 milhão em 2007.
    Em Congonhas, houve um salto de 11% no movimento em 2010 e o número de passageiros atingiu 15,48 milhões. Nas previsões da Infraero, essa demanda continuará crescendo.

    Outro agravante é que, a partir de março, os pousos e decolagens em Congonhas devem ser reduzidos em duas horas diárias, por decisão da Prefeitura de São Paulo. Serão das 7h às 22h; hoje, vão das 6h às 23h.
    A Infraero diz que vai conversar com as empresas aéreas para "minimizar os impactos" nas operações.

     

     

    Mercado e Eventos
    12/02/2011

    Entram em vigor nesta segunda novos valores das tarifas aeroportuárias

     A partir segunda-feira, entram em vigor os novos valores das tarifas aeroportuárias nos 67 aeroportos administrados pela Infraero. Por meio da Portaria nº 174, de 28/1/11, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleceu os novos valores que vão ser aplicados a partir de março. Confira, no link, os valores de tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência: http://migre.me/3Rp6B

     

     

    OLiberalnet.com.br
    12/02/2011

    Americana terá escola de aviação ainda neste semestre
    ANA CAROLINA LEAL

    Americana terá ainda neste semestre a primeira escola de aviação da cidade. Com investimento aproximado de R$ 2 milhões, a instituição funcionará em um hangar no Aeroporto Municipal Augusto de Oliveira Salvação, numa área de 2,5 mil metros quadrados. Serão oferecidos cursos para piloto, comissário de bordo e mecânico de aeronave. "Pretendemos iniciar as aulas até no máximo junho", afirmou o empresário e copiloto Thiago Beraldo, de 27 anos.

    Inicialmente, a escola contará com pelo menos 20 professores, incluindo os coordenadores dos cursos. A intenção do empresário é tornar a instituição a segunda maior escola de aviação do País, atrás apenas da EJ, que funciona em Jundiaí. De acordo com o copiloto, a escolha por Americana para ser sede da instituição foi motivada, principalmente, pela ausência de cursos voltados para este segmento, além do fato de ele ser da cidade. "Tem bastante procura por esses cursos e como o município não oferece, as pessoas são obrigadas a migrar para outras cidades. Eu mesmo fiz cursos no aeroclube de Piracicaba, onde dei instrução por dois anos", disse.

    A escola terá horários no período da manhã e noite e também nos finais de semana. Beraldo adiantou que pretende fazer uma parceria com uma companhia aérea para que o aluno, depois de treinado na escola, entre na empresa. Ele também já deu como certa a presença de controladores de tráfego aéreo da torre de Campinas para ministrar as aulas sobre teoria de voos e tráfego aéreo.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>