:::::RIO DE JANEIRO - 20 DE NOVEMBRO DE 2006 :::::

 

O GLOBO
20/11/06
ANCELMO GÓIS

 

 

O Dia
20/11/2006
Avião bimotor cai sobre duas casas em Goiânia




Goiânia - Seis pessoas que viajavam num bimotor escaparam, sem ferimentos, após a queda da aeronave na região metropolitana de Goiânia. Moradores do Jardim Liberdade levaram um susto quando o avião caiu em cima de duas casas. Um morador estava em uma das casas atingidas, mas também não se feriu.

A aeronave, que saiu de Mato Grosso, transportava seis pessoas e durante o vôo teria apresentado alguns problemas mecânicos. Um dos moradores, Valdevino da Silva, disse que levou um susto ao ver o avião cair.

Policiais militares e bombeiros isolaram o local do acidente. Funcionários da concessionária de energia do estado também foram acionados. É que, na queda, o bimotor arrastou uma rede de fiação elétrica, deixando bairro às escuras.

 

 

Estadão
19 de novembro de 2006 - 11:39
Airbus A380, o maior avião do mundo, aterrissa em Tóquio
O avião gigante foi recebido em meio a flashes e aplausos de curiosos



O A380 aterrissa no aeroporto de Narita, em Tóquio

TÓQUIO - O Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, aterrissou pela neste domingo primeira vez no aeroporto internacional de Tóquio, em meio a flashes fotográficos e aplausos de muitos curiosos.

O A380, com capacidade para 550 passageiros em sua versão standard e 800 na opção charter, está realizando uma série de vôos de teste e passando por vários aeroportos asiáticos para estudar sua infra-estrutura.

Muitos curiosos que estavam no aeroporto de Narita, na capital japonesa, tiravam fotos do avião gigante, que decolou de Hong Kong. Na semana passada, passou por Cantão, Pequim e Xangai.

"É muito, muito elegante, realmente impressiona", disse Naomichi Shiraishi, de 33 anos, à agência local Kyodo.

Até agora, 15 companhias aéreas fizeram, ao todo, pedidos de 168 unidades do A380, que tem 73 metros de comprimento e 24,1 metros de altura, além de ser dividido em três andares, dois deles para passageiros.

Os cinco A380 construídos até agora já realizaram mais de 730 vôos, totalizando 2.300 horas dos testes necessários para a obtenção de todas as certificações, um processo que será finalizado no fim de mês.

O último vôo de teste exige uma volta ao mundo passando pelos pólos terrestres, com escalas em Johanesburgo (África do Sul, 26 de novembro), em Sydney (Austrália, 28) e Vancouver (Canadá, 29), de onde voltará a Toulouse (França, 30).

 

 

Revista Consultor Jurídico
17 de novembro de 2006
Volta por cima
Varig e Anac chegam a um acordo sobre linhas paradas

O imbróglio sobre as linhas não usadas pela Varig pode ter chegado ao fim. Todas as partes envolvidas na questão — Varig, VarigLog, Anac e Infraero — chegaram a um acordo nesta quinta-feira (8/11), em audiência feita pelos juízes Luiz Roberto Ayoub, Paulo Roberto Fragoso e Márcia Cunha, que cuidam do processo de recuperação judicial da Varig.

A nova Varig tem 30 dias, a contar da data da assinatura do contrato de concessão, para operar plenamente toda a malha aérea nacional e 180 dias a internacional. Somente depois desse prazo, é que a Anac poderá redistribuir as rotas não utilizadas.

Veja os pontos ajustados:

1) Até que a habilitação dos despachantes operacionais de vôo de Madri seja renovada, a VarigLog irá despachar remotamente seus vôos, com os despachantes do Brasil;

2) Fica ajustado que a VarigLog fará com a Varig um contrato operacional, onde esta última se obrigará a prestar para a primeira serviços, pelo prazo de 120 dias prorrogáveis;

3) A VarigLog se obriga a apresentar o documento acima referido, no prazo de 48 horas, e a Anac terá o prazo de cinco dias após o recebimento para análise;

4) A VarigLog se obriga a apresentar contrato com prestadora de manutenção de linhas em Caracas, no prazo de 10 dias;

5) A VarigLog esclarece que houve mero erro material, informando que o serviço será prestado por empresa terceirizada;

6) A VarigLog contratará com a Varig a prestação de serviços de treinamento de formação de despachantes operacionais de vôo e de instrutores de simuladores, conforme determinado no edital;

7) A VarigLog esclarece que o treinamento de MD 11 será feito pela Varig, que, por sua vez, através do VFTC, contrata terceiro (CAE), localizado em Guarulhos, que dispõe de simulador de treinamento de aeronave de MD 11;

8) A transferência para a cidade de São Paulo limita-se à base de trabalho dos comandantes, o que não impede de executarem suas funções em outros locais;

9) Os contratos de trabalho serão assinados anteriormente à concessão do Cheta e deles constará condição suspensiva para início da prestação laboral como sendo a data da publicação do Cheta.

10) A Anac se obriga a publicar os contratos de concessão na mesma data em que publicar a certificação;

11) A VarigLog se compromete a entregar a Anac, no dia 17 de novembro de 2006, cronograma de treinamento básico de toda tripulação ativa, treinamento este que terá a duração de uma hora, sendo certo que tal treinamento se encerrará em 24 de novembro de 2006 (com o que concorda a agência em razão de excepcionalidade do processo de recuperação judicial e o fato de que tais profissionais encontram-se em atividade);

12) Quanto aos tripulantes inativos, serão submetidos ao doutrinamento básico estipulado pela Anac, estando impossibilitados de exercerem atividade enquanto não concluírem o programa de treinamento aprovado pela Anac;

13) A VarigLog se compromete a entregar as informações até o dia 21 de novembro e Anac analisá-las até 24 de novembro de 2006;

14) A VarigLog e a Infraero terão até o dia 24 de novembro para solucionar a utilização dos check-in não utilizados pela Varig, em razão da alta temporada;

15) Se não houver acordo até esta data, o juízo decidirá sobre a proposta apresentada pela Infraero, conforme estudo apresentado na audiência de primeiro de novembro de 2006;

16) A Anac se compromete a informar aos países onde a Varig tenha slots, a existência de processo de transferência das concessões que se encontra em fase de ultimação para a certificação;

17) Pela VarigLog foi requerida a juntada de cópia de ofício expedido por este juízo em 30 de outubro de 2006, destinada a ANAC e lá protocolado em 3 de novembro de 2006.