• AMVVAR - 07/05/2020

    VARIG - A eterna PIONEIRA continua viva em nosso corações.

    Exatamente a 93 anos atrás uma nova estrela nascia, e ela prometia iluminar os céus brasileiros e mundiais, e foi exatamente o que ela fez.

    A VARIG nasceu num âmbito em que o respeito e a responsabilidade marcava a aviação, e esse lema ela transportou durante todos os seus anos de vida, sem mudar, mesmo com as transições impostas pela modernidade e pela procura crescente por capital.

    A pioneira sempre foi sinônimo de qualidade, e, para isso, arriscou-se para trazer ao cliente a melhor viagem, por mais curta que fosse. O resultado disso foi a sua falência, bem como de tantas outras que seguiram o mesmo caminho (Vasp, Transbrasil e a querida Panam).

    A VARIG, com o passar dos anos, foi se tornando a porta de entrada para o Brasil, e, em todo o mundo, as pessoas procuravam obter a oportunidade de voar em suas aeronaves com seus tripulantes, que, por sua vez, tinham como marca, quase que uniforme, o sorriso, a simpatia e a alegria (resultado do orgulho de voar por essa empresa).

    O Brasil nunca será o mesmo! O seu astro rei, a estrela brasileira, apagou, morreu e caiu num abismo infindo e escuro. A Aviação, no país do seu criador, não terá mais o brilho e o esplendor conquistado.

    Na VARIG, ao contrário do que ocorre hoje, não era preciso avião novo para dizer que trazia mais conforto, sendo assim, o avião mais velho, assim como o mais caçula, trazia um conforto inatingível atualmente. Essa qualidade alcançada era uma junção de boas poltronas, bom atendimento, excelente serviço de bordo e, principalmente, simpatia e agilidade no serviço prestado.

    A pioneira não tinha serviço de qualidade apenas para os adultos. Para as crianças ela tornava o voo mágico, e, mesmo sem os modernos monitores de não sei quantas polegadas, ela trazia uma programação diversificada, interessante e de qualidade. O Variguinho era o sucesso entre a garotada, voando pelo mundo nas famosas "Aventuras do Variguinho".

    O seu fim trouxe para os brasileiros uma dor irreparável, definhando o coração de seus funcionários que choraram e lamentaram amargamente durante anos, e que alguns lamentam até hoje.

    VARIG, VARIG, VARIG;
    ESTRELA BRASILEIRA;
    PIONEIRA;
    PARA SEMPRE VARIG!

    (Texto: Site Aviação Brasil)