<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Band News - 09:41h
    02/02/2012

    Varig Log pode decretar falência
    Empresa de logística fecha as portas e tenta negociar dívidas com os credores, segundo a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo

    A empresa de logística Varig Log fechou as portas e pode decretar falência nos próximos dias. As informações são da colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo. Segundo a jornalista, os controladores da companhia de transporte de cargas ainda tentam negociar as dívidas com os credores.

    Mesmo depois de frustradas tentativas de vender a empresa para os Correios e para a Ocean Air, eles ainda têm esperança de passar adiante a parte boa da Varig Log.

     

     

    Folha de São Paulo
    02/02/2012

    Novo terminal de Cumbica abre no dia 8
    Webjet vai operar no terminal 4 do aeroporto, que tem capacidade para receber 5,5 milhões de passageiros por ano - Inauguração atrasou após o desabamento de parte da estrutura metálica do terminal, ocorrido em dezembro
    RICARDO GALLO

    O governo federal inaugura no dia 8 de fevereiro o novo terminal de passageiros do aeroporto de internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), o mais movimentado do país. A Webjet vai operar no terminal. O terminal está pronto desde o dia 24, mas não havia ainda a definição de qual empresa iria utilizá-lo. Agora, a companhia aérea vai instalar seus equipamentos no local. A data e a empresa foram definidas ontem à noite.

    No dia 2 de dezembro, parte da estrutura metálica do futuro terminal desabou - dois funcionários ficaram com ferimentos leves. O acidente atrasou a entrega, prevista para 20 de dezembro.

    A nova ala fica na antiga área de cargas do aeroporto. O acesso entre os terminais será feito por ônibus que a Infraero colocará à disposição.

    O terminal 4 tem capacidade para 5,5 milhões de passageiros anuais. O espaço tem 12,2 mil m², destinados à operação doméstica. Até a definição da Webjet, a mais cotada para operar no terminal era a Gol. A Infraero investiu cerca de R$ 86 milhões.

    Além do novo terminal, Cumbica ganhará até o final do semestre um equipamento antineblina para permitir o pouso de aviões em condições climáticas adversas.

    Chamado de "ILS Cat-III", o dispositivo permite pousar sem nenhuma visibilidade vertical -e com visibilidade horizontal de 225 metros. A última etapa para implantação irá ocorrer de 6 a 8 de fevereiro. Uma das duas pistas de Cumbica ficará fechada por três horas, à tarde.

    Segundo a Infraero, o passo seguinte é a aprovação do equipamento pela Anac (agência reguladora), o que é estimado para junho.

    A instalação do equipamento não significa que todos os aviões que operam ali poderão usá-lo para aterrissagens, já que a tripulação precisa estar treinada.

     

     

    Folha de São Paulo
    02/02/2012

    Consumidor faz queixa por cobrança da Gol

    A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) enviou ontem ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pedindo esclarecimentos ao órgão sobre a cobrança de preços diferentes por um mesmo voo feita pela Gol e pela Webjet. A Folha revelou ontem que, no site da Gol, assentos em voos da Webjet são vendidos por preço até 208% superior ao cobrado por essa companhia. O passageiro não é claramente informado de que será embarcado na Webjet.

    A Anac informou que só comenta o assunto após analisar o ofício.

    Ontem, após a publicação da reportagem, o site da Gol exibia um banner com informações sobre a parceria com a Webjet. Segundo a empresa, o aviso já constava em sua página.

    Questionada, a Gol repetiu que cumpre o que determina a legislação vigente.

     

     

    Folha de São Paulo
    02/02/2012

    Consórcios entregam hoje propostas para leilão de aeroportos
    Concorrente só pode ficar com a concessão de um dos três aeroportos privatizados, Cumbica, Campinas e Brasília - Só vai à segunda fase proposta com até 90% do valor do primeiro colocado, estímulo a lances agressivos
    DIMMI AMORA

    Sob o argumento de aumentar a concorrência, o governo montou um modelo de leilão para conceder os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas que é considerado inédito no país por empresas e advogados especializados no assunto. Os interessados terão até as 16h de hoje para apresentar suas propostas iniciais na Bovespa. Vence quem propuser o maior valor de outorga (prestação mensal pelo uso) para cada terminal. Serão as primeiras concessões de aeroportos da Infraero.

    A principal inovação está na seleção das propostas iniciais escritas: só vão para a segunda parte, em que são feitos lances orais, os consórcios que tiverem dado valor de até 90% da proposta do consórcio primeiro colocado.

    Se houver duas ou menos empresas nesse intervalo, as três melhores classificadas é que vão para a fase seguinte.

    Segundo especialistas, uma proposta muito agressiva de um dos consórcios poderá automaticamente tirar vários de seus adversários da disputa. O normal é todos os que entregaram corretamente as propostas escritas entrarem na fase de lances.

    LANCES SIMULTÂNEOS

    Nessa etapa, outras novidades. Em vez de cada lote ser leiloado por vez, as empresas darão lances simultâneos para os três aeroportos.

    Caso uma concorrente esteja classificada como primeira em mais de uma unidade, automaticamente a proposta dessa empresa que tiver o menor valor ficará inativa.

    Exemplo: o consórcio "X" tem a melhor proposta nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. Ele só ficará em primeiro no que tiver dado a proposta de maior valor de outorga. Se for Guarulhos, por exemplo, a proposta do consórcio "X" para Campinas fica inativa e a segunda melhor proposta para Campinas passa a ser a válida.

    Mas, se, ao longo das propostas, o consórcio "X" deixar de ser o primeiro em Guarulhos, ele volta a ser o primeiro em Campinas automaticamente. A disputa continua até que ninguém mais dê lances.

    SEM PRECEDENTES

    A advogada Letícia Queiroz, do escritório Siqueira Castro Advogados, que auxilia um dos interessados e acompanha privatizações pelo mundo, afirma que esse modelo de concessão não tem precedente em nenhum outro país e está exigindo das empresas ainda mais estudos para fazer a apresentação de propostas.

    O advogado Robertson Emerenciano, do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, diz que esse modelo carrega um risco jurídico: como é possível que a melhor proposta para cada aeroporto não seja a vencedora, poderá haver questionamentos contra a União dizendo que ela terá prejuízo.

    O governo justificou aos órgãos de controle e aos concorrentes que essas medidas buscam aumentar a concorrência pelos terminais.

    Ontem, como esperado, o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou o edital de concessão dos aeroportos com críticas, sem efeito prático, à grande participação da Infraero na empresa que vai administrar os aeroportos e à falta de exigência de padrões mínimos de qualidade nas construções que serão feitas pelos vencedores do leilão.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>