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  • Brasilturis
    13/01/2012

    TAM e LAN ampliam estimativas para a Latam

    Quando a Latam chegar, constituindo oficialmente o Latam Airlines Group S.A , estará formado um dos maiores grupos da aviação mundial. As sinergias combinadas nesta fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN,  ganharam hoje uma revisão do resultado operacional anual previsto.  Entre US$ 600 a US$ 700 milhões como resultado operacional. Antes, a previsão inicial era de US$ 400 milhões.
     
    Este resultado seria alcançado em quatro anos após a conclusão da transação, representando um aumento entre 50 a 75% na estimativa inicial de sinergias anunciada em agosto de 2010.
     
    Como surgiram os novos números estimados ? Com base no trabalho realizado pelos consultores da McKinsey & Company e da Bain & Company ao longo das últimas dez semanas, e que  reflete revisões mais detalhadas e  atualização das expectativas de reduções combinadas de custos e das oportunidades para geração de receita, incluindo benefícios do compartilhamento de melhores práticas identificadas em certas áreas
     
    Do total de sinergias antes de impostos, entre US$ 170 milhões e US$ 200 milhões devem ser alcançados no primeiro ano depois da finalização da transação.
     
    Aproximadamente 40% de todas as sinergias potenciais serão geradas pelo aumento das receitas com o negócio de passageiros, 20% serão resultantes do segmento cargas e os restantes 40% das sinergias potenciais  virão da redução de custos. Com início quatro anos após a conclusão da combinação proposta, a divisão das sinergias anuais esperadas, antes de impostos, deverá ser a seguinte:
     
    -Entre US$ 225 milhões e US$ 260 milhões do crescimento das receitas resultante da combinação das malhas de transporte de passageiros de LAN e TAM e da adição de novos voos;
     
    - Entre US$ 120 milhões e US$ 125 milhões como resultados do incremento de receitas que pode ser atribuído a novos serviços e ao compartilhamento de melhores práticas no negócio de cargas;

    - Entre US$ 15 milhões e US$ 25 milhões deverão ser provenientes da consolidação dos programas de passageiros frequentes de ambas as companhias;

    - Entre US$ 100 milhões e US$ 135 milhões deverão vir da redução de custos relacionada à coordenação de atividades de aeroportos e procurement, que deverão permitir ao LATAM Group alavancar economias de escopo e escala;
     
    -Entre US$ 20 milhões e US$ 25 milhões poderão ser gerados pela diminuição de custos resultante da coordenação e do aumento de eficiência das operações de manutenção, que deverão permitir ao LATAM Group alavancar economias de escala; e

    - Entre US$ 120 milhões e US$ 130 milhões da redução de custos resultante da convergência de sistemas de tecnologia da informação de TAM e LAN, do aumento de eficiência dos processos combinados de vendas e distribuição, e do aumento de eficiência nas despesas corporativas gerais.
     
    As receitas e as economias estimadas que deverão resultar das sinergias e do compartilhamento de melhores práticas descritas não incluem qualquer custo de implementação. TAM e LAN esperam que os custos não recorrentes da fusão, incluindo honorários de serviços bancários, de consultoria e de aconselhamento legal, durante  este ano de 2012, somadas aos investimentos necessários para alcançar as sinergias mencionadas ao longo do período, ficarão entre US$ 170 milhões e US$ 200 milhões ao todo.
     
    TAM e LAN também esperam redução de investimentos em compras de motores e peças sobressalentes que serão evitadas, no valor de aproximadamente US$ 150 milhões.

     

     

    Correio do Estado
    13/01/2012

    TAM pode ser multada em até R$ 2,23 mi por cancelamento de voo

    A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quinta-feira que a TAM deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após o cancelamento na terça-feira (10) do voo JJ 8078, que ia do Rio de Janeiro para Nova York. Voo cancelado causa tumulto no aeroporto internacional do Rio

    A agência realizou uma reunião hoje com representantes da empresa para obter explicações sobre a assistência prestada aos passageiros na data.

    A TAM foi notificada na quarta (11) e deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após conclusão do processo administrativo para apuração dos fatos.

    Até o fim deste mês, a Anac afirma que será instalado um novo posto de serviço no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

    Procurada pela Folha, a TAM ainda não respondeu. À época, a empresa informou que o voo precisou ser cancelado por conta do atraso do abastecimento do serviço de bordo.

    CANCELAMENTO

    O voo da TAM para Nova York, que deveria decolar às 23h05 de terça, foi cancelado e só partiu às 11h de quarta-feira.

    Os passageiros reclamaram que não receberam comida e hospedagem da TAM. Eles disseram que funcionários da companhia aérea afirmaram que o voo atrasaria porque a empresa responsável pela entrega dos alimentos não tinha providenciado as refeições que seriam servidas durante a viagem.

    A maioria dos passageiros era de outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles relataram que não tiveram auxílio da companhia aérea e tiveram dificuldade em achar vagas em hotéis da cidade. Por isso, muitos deles resolveram dormir em bancos do saguão do aeroporto.

     

     

    Correi do Povo
    13/01/2012

    Vento forte obriga avião da TAM a arremeter em Porto Alegre
    Voo 3085 vinha de São Paulo e desviou curso para Florianópolis

    O voo 3085 da companhia TAM precisou arremeter, na noite desta quinta-feira, quando se aproximava do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A torre de controle informou que as rajadas de vento muito fortes e obrigaram o piloto a alterar o curso para Florianópolis (SC).

    A aeronave, proveniente de Congonhas, tinha chegada prevista ao redor das 19h, mas não conseguiu fazer a manobra de pouso. De acordo com a assessoria do Salgado Filho, o voo retomou a viagem e chegou à Capital em torno das 21h30min.

     

     

    Valor Econômico
    13/01/2012

    TAM aumenta previsão de sinergia em fusão com a LAN
    Alberto Komatsu

    A TAM Linhas Aéreas e a LAN Airlines anunciaram nesta noite uma revisão para cima das estimativas de sinergias esperadas com a fusão das duas empresas para a criação do grupo Latam. A projeção inicial de US$ 400 milhões, feita em agosto de 2010, foi revisada para entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões, em quatro anos após a conclusão da integração, ou o equivalente a um aumento de até 75% diante da estimativa inicial.

    Por meio de comunicado, as duas companhias aéreas informam que essas estimativas não consideram depreciação nem impostos. A nova projeção foi feita pelas consultorias McKinsey & Company, que trabalha com a LAN, e pela Bain & Company, que assessora a TAM. Ainda na nota, TAM e LAN reiteram que da nova estimativa de sinergia, entre US$ 170 milhões e US$ 200 milhões deverão ser obtidos ainda no primeiro ano, após a integração das duas empresas.

    Cerca de 40% das sinergias esperadas deverão ser geradas com o aumento de receita. Outros 40% deverão ser obtidos com a redução de custos. Os 20% restantes serão provenientes do aumento de receita com o transporte de cargas.

     

     

    Folha de São Paulo
    13/01/2012

    Rivais planejam comprar American Airlines
    Concordata da dona da companhia cria chance de consolidação no setor aéreo dos EUA

    Concorrentes se preparam para fazer propostas de compra pela American Airlines, aproveitando que a controladora da companhia aérea passa por recuperação judicial nos EUA, de acordo com o jornal "Financial Times". O negócio pode ser uma chance de consolidação no setor de transporte aéreo.

    Uma das possíveis compradoras, a Delta Airlines, escolheu o fundo de investimento Blackstone para auxiliá-la a elaborar uma oferta pela terceira maior companhia aérea dos EUA.

    Com experiência em aviação, a TPG Capital, outro fundo de investimento, também tenta uma aproximação. Em 1993, investiram alto na Continental Airlines.

    Também é esperado que United Air Lines e US Airways entrem na disputa. Mas uma proposta concreta pode demorar, por conta da situação judicial da American.

    A AMR Corporation, além da American Airlines, também controla a American Eagle. Segundo as leis de falência americanas, a holding tem 18 meses de exclusividade para determinar sua própria reorganização. Durante esse período pode também recusar propostas de compra.

    A AMR pediu concordata nos EUA em novembro passado para reduzir o prejuízo na operação contraído ao longo de décadas perdendo espaço para as rivais. Nos nove primeiros meses de 2011, a empresa havia reportado prejuízo de US$ 884 milhões.

    DÍVIDA

    Nesta semana, o BNDES confirmou que negocia uma dívida no valor de US$ 900 milhões com a American Airlines. O saldo é referente à compra de 200 aviões da Embraer. A empresa pode devolver as aeronaves.

    Por conta da recuperação judicial, a American Airlines tem até março para apresentar um plano de renegociação das dívidas com seus credores.

     

     


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