<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Folha de São Paulo
    07/01/2012

    Singapore e Qantas acham rachaduras em aeronaves
    Companhias informaram que problema detectado nas estruturas das asas do Airbus A380 já foi solucionado
    DA REUTERS

    A Singapore Airlines (SIA) e a Qantas Airways disseram ontem que encontraram rachaduras nas estruturas das asas de modelos dos seus Airbus A380. As empresas afirmaram, no entanto, que as fendas não significam uma ameaça para a segurança, e que reparos foram feitos.

    A observação ocorre depois de a Airbus ter dito na quinta-feira que engenheiros descobriram rachaduras menores nas asas em um "número limitado" de A380, mas disse que as rachaduras não afetariam a segurança das aeronaves.

    "Rachaduras foram localizadas em um pequeno número das estruturas das asas do A380 durante inspeções na segunda metade do ano passado. Isso não representa um problema de segurança e reparos foram feitos nas aeronaves", disse o porta-voz da SIA, Nicholas Ionides, em e-mail à Reuters.

    "Reparos subsequentes foram feitos em um segundo avião. Nós mantemos as autoridades regulatórias totalmente informadas e faremos outras inspeções e outros reparos necessários em outros A380 como verificações de rotina", adicionou.

    Separadamente, a Qantas disse que uma "minúscula rachadura" foi encontrada em estruturas de asas do A380 da companhia, sendo reparado em Cingapura depois de um dos motores da Rolls-Royce sofrer um problema em pleno ar, em 2010.

    "Investigações descobriram que as fendas não estão ligadas ao incidente de falha no motor vivido por essa aeronave em novembro de 2010 e não é exclusivo da Qantas. Isso já foi reparado", disse a companhia aérea em comunicado.

    "Nenhuma ação imediata foi pedida pelos operadores do A380 porque as rachaduras não mostravam nenhum risco para a segurança do voo", disse a Qantas.

    A Airbus disse que determinou a origem do problema e desenvolveu um procedimento de inspeção e reparo que será feito durante a rotina e planejado nas verificações de manutenção, a cada quatro anos.

    A SIA, segunda maior companhia aérea mundial em valor de mercado e primeira empresa a usar a aeronave, possui 14 aviões A380 e cinco pedidos. Já a Qantas recebeu 10 dos 20 aviões pedidos, segundo o website da companhia.

    Os aviões das duas companhias utilizam o motor Trent 900 da Rolls-Royce nos A380.

     

     

    Folha de São Paulo
    07/01/2012

    STJ suspende processos sobre Varig

    O Superior Tribunal de Justiça suspendeu ontem, liminarmente, todos os processos trabalhistas contra a VRG Linhas Aéreas S.A. (Gol), que comprou a antiga Varig em 2007. Também foi determinado que o juiz do processo da recuperação judicial (antiga falência), no Rio, decidirá sobre medidas urgentes envolvendo a empresa.

     

     

    Folha de São Paulo
    07/01/2012

    Concorrente da Embraer obtém mais apoiadores

    A fabricante americana de aeronaves Hawker Beechcraft (HB) obteve mais um apoio político em sua cruzada contra a Embraer na disputa por um contrato de US$ 355 milhões com a Força Aérea dos EUA. O deputado republicano Mike Pompeo, do Kansas, sede da HB, declarou que quer explicações sobre a exclusão da HB da disputa pelo fornecimento de aeronaves leves de apoio.

    Ele convocou os americanos a assinar uma petição na internet para que a disputa seja reaberta.

    A Embraer venceu a disputa no final de dezembro, mas o contrato foi suspenso na quarta. A HB entrou com uma ação pedindo a suspensão temporária do contrato sob o argumento de que fora excluída da disputa injustamente.

    A Força Aérea dos EUA decidiu suspender o contrato enquanto o juiz examina o caso.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>