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  • vermelho.com.br
    01/12/2011

    Aeronautas e aeroviários reivindicam aumento salarial

    Cerca de 150 aeronautas e aeroviários fizeram hoje (1º) uma manifestação no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), Zona Norte da capital fluminense, para reivindicar aumento salarial. Eles pedem 10% de aumento real, e as empresas oferecem 3%. Por conta do impasse, trabalhadores aprovaram, em assembleias, estado de greve até o encerramento das negociações com as companhias aéreas, o que significa uma autorização para que os sindicatos deflagrarem paralisações a qualquer momento.

    O ato o desta manhã ocorreu de maneira pacífica, com uma caminhada em um trecho de cerca de três quilômetros pela avenida que dá acesso ao terminal. Participaram do ato o Sindicato Nacional dos Aeroviários, os sindicatos de aeroviários de Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), o Sindicato Nacional dos Aeronautas e a Fentac/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil).

    Além do reajuste real de 10%, os trabalhadores em campanha salarial unificada, exigem 14% de aumento do piso. A pauta de reivindicação foi entregue em setembro e as empresas de aviação apresentaram contraproposta de 3% de aumento real de salário e reajuste do piso de aproximadamente 6%. A data-base da categoria é hoje.

    Segundo o presidente da Federação Nacional de Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, a contraproposta não foi bem recebida pelo aeroviários. Por isso, a categoria cogita a possibilidade de realizar uma greve, que pode atingir a maioria dos aeroportos do país no período de festas de fim de ano.

    “Um mau tempo já é suficiente para o sistema ficar todo bagunçado, então, a gente sabe que, se for decidido fazer a greve, o Brasil vai parar. Não queremos fazer isso, mas estamos sendo empurrados pelas empresas aéreas para essa situação”, disse.

    Em reunião realizada ontem,(30), entre a entidade dos trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), os trabalhadores aprovaram o estado de greve, que significa uma autorização para os sindicatos de trabalhadores deflagrarem paralisações a qualquer momento. Durante o encontro, as empresas voltaram a declarar que o setor aéreo está em crise e que as empresas não aceitam mudar sua proposta.

    Para avançar nas negociações, tanto os aeroviários, quanto os aeronautas, reduziram o índice de reajuste salarial de 13% para 10%. Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, rebateu o cenário de crise que as empresas tentam passar. Segundo ela, diante dos 56% de aumento acumulado no ano, nas tarifas aéreas, é inaceitável que as empresas não garantam um aumento real nos salários dos funcionários.

    Outro ponto colocado por Selma, é que as empresas estão apostando no confronto com os trabalhadores para maquiar a causa dos problemas que venham a ocorrer na alta temporada, ocasionados pela ineficiência das empresas, não pela campanha salarial das categorias.

    Já Celso Klafke, também presidente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, argumentou que a proposta de 3% é uma provocação. “As empresas estão apostando no conflito, pois nenhum dos dados econômicos apresentados pelos trabalhadores foi contestado por eles”, afirmou.

    A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que pela manhã quatro voos foram cancelados e cinco estavam atrasados. No entanto, acrescentou que os problemas não tinham relação com a manifestação.

     

     

    Terra Noticias
    01/12/2011

    Avianca apresenta avião de US$ 40 milhões em SP

    A companhia aérea Avianca apresentou nesta quinta-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o primeiro dos quatro Airbus A320 comprados pela companhia por cerca de US$ 40 milhões cada um. Além dos A320, a companhia já havia anunciado a compra de cinco Airbus A318. Com as novas aeronaves a companhia espera aumentar a demanda de passageiros. "Pretendemos aumentar a demanda de passageiros para 5,4 milhões em 2012, o que representa crescimento de aproximadamente 70% em comparação com este ano", afirmou o presidente da Avianca, José Efromovich.

    O novo A320 adquirido pela companhia deve entrar em operação no dia 9 de dezembro, com voos de Porto Alegre a São Paulo e Brasília a Recife. A grande novidade da aeronave é o sistema de entretenimento de bordo, com telas nos encostos das poltronas que vai permitir aos clientes assistirem a DVDs, programas de notícias, esportes, além de jogos de vídeo game. "Apesar de pensarmos no aumento da demanda de passageiros, nosso foco não é o market share (disputa de mercado), mas com estes benefícios com certeza vamos atrair mais clientes", afirmou Efromovich.

    De acordo com o presidente, a companhia pretende fazer um grande investimento nos próximos cinco anos. "Esperamos estar com uma frota de até 31 aeronaves em 2012 e podemos até aumentar este número, dependendo da demanda. Até 2016 planejamos investir cerca de US$ 1,5 bilhões", concluiu Efromovich.

     

     

    Valor Econômico
    01/12/2011

    Corte aprova concordata da American Airlines
    Luciana Seabra

    O juiz Sean Lane, da corte de Nova York, aprovou o pedido de concordata anunciado na terça-feira pela AMR Corporation, holding da American Airlines e da regional American Eagle. A resposta abre caminho para que as duas companhias aéreas continuem a operar normalmente ao longo de um processo interno de reorganização.

    De acordo com a empresa, as operações usuais funcionam normalmente. Em comunicado, o presidente da empresa, Tom Horton, disse que a aprovação imediata do pedido de concordata é uma prova da credibilidade da companhia. A American reportou no pedido de concordata US$ 24,7 bilhões de ativos e US$ 29,5 bilhões de dívidas, mas afirma ter US$ 4,1 bilhões em caixa.

    A AMR criou uma página na internet que permite o acompanhamento de todo o processo de reestruturação e dos documentos judiciais. A holding atende a 260 aeroportos em 50 países, com mais de 3,3 mil voos diários e frota de cerca de 900 aviões.

    A fabricante europeia de aviões Airbus e sua rival americana Boeing informaram ontem que a concordata da American não vai afetar os planos da companhia de comprar os seus modelos mais vendidos de aviões com um único corredor.

    Em julho, a American anunciou uma encomenda de 260 modelos A320, da Airbus, mais 200 aviões 737, da Boeing. No Brasil, a American vai manter seus planos de oferecer 15 voos adicionais durante a alta temporada, de 15 de dezembro a 2 de abril. Atualmente, ela opera a maior quantidade de frequências semanais entre o Brasil e os Estados Unidos, com 70 voos.

     

     

    Folha de São Paulo
    01/12/2011

    Empresa terá de informar distância entre poltronas ao vender bilhete

    As companhias aéreas terão de fornecer aos consumidores informações sobre a distância entre as poltronas de seus aviões na hora em que vendem os bilhetes. A ideia é promover mais competição no setor e dar ao passageiro mais dados no hora da compra.

    Segundo o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, hoje essa informação já existe e deveria ficar visível nas portas dos aviões e nos bilhetes. Trata-se de um selo que classifica o espaço entre as poltronas: A (mais de 73 cm), B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm).

    Em entrevista ontem à Folha e ao UOL, Bittencourt disse que agora a divulgação será mais ostensiva.

    "Será informado aos usuários o nível de atraso, o nível de cancelamentos que elas [as companhias] têm para que os usuários possam escolher qual é sua opção", disse o ministro.

    O dado sobre o espaço de uma poltrona até o encosto da poltrona da frente terá de ser informado de maneira ostensiva no momento da venda do bilhete (em balcões ou na internet) e no check-in. Segundo Bittencourt, a regra estará em vigor em alguns "meses".

    Para evitar o costumeiro caos aéreo de final de ano nos aeroportos, o ministro disse o governo ordenou o cancelamento das férias dos funcionários que trabalham em aeroportos neste período de férias.

     

     


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