<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Agência Financeira
    29/11/2011

    American Airlines pede falência
    Companhia aérea conta actualmente com 78 mil empregados

    A companhia aérea American Airlines pediu falência. A companhia aérea suspendeu os pagamentos aos fornecedores, entregando uma declaração nesse sentido no tribunal de Manhattan. Isto depois de semanas a fio a tentar evitar este desfecho. Foi uma «decisão muito difícil» mas, acusada de problemas financeiros, a gigante norte-americana da aviação não conseguiu alcançar acordos com os sindicatos para a redução dos custos de trabalho e pretende agora reestruturar a sua avultada dívida.

    A empresa conta actualmente com 78 mil empregados e é chefiada, desde Julho passado, por Thomas Horton.
    Num comunicado citado pelo «El País», a American Airlines garante aos clientes que as operação vão seguir com normalidade e acrescenta que este é um passo «necessário» para redirecionar a companhia e torna-la «mais eficiente, financeiramente mais forte e competitiva».

    E, admite, os desafios que o sector enfrenta «não têm precedentes». Exemplos: os preços dos combustíveis e o empurrão dado para que as companhias aéreas se tornem companhias de baixo custo.

    Actualmente, a American Airlines tem 4.100 milhões de euros em caixa, activos no valor de 24.720 milhões de dólares, mas conta também com um passivo de 29.550 milhões.

    Logo depois de ter sido anunciado este pedido de falência, as acções da empresa caíram 60% em bolsa. A American Airlines já foi a maior companhia aérea do mundo. Actualmente, ocupa o terceiro lugar.

     

     

    Uol - Noticias
    29/11/2011

    Anac regulamenta compartilhamento de check-in entre aéreas

    Na última sexta-feira, dia 25, um fato inusitado aconteceu com um iPhone 4, ele pegou fogo durante um voo entre Lismore e Sydney, na Austrália. Conforme informações da própria companhia aérea australiana REX, o aparelho, que era de um passageiro, começou a soltar uma “quantidade significativa de fumaça densa, acompanhada por um brilho vermelho”.
    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta tarde que regulamentou o uso compartilhado de áreas de check-in nos aeroportos brasileiros, por meio da resolução nº 208, publicado no Diário Oficial da União ontem, dia 28 de novembro.

    De acordo com a Anac, essa medida vai contribuir para reduzir o tempo de espera para o embarque nos horários de pico. Além disso, segundo a agência, o administrador dos aeroportos poderá determinar que balcões ociosos de uma empresa aérea possam ser usados por outras companhias durante os horários de maior movimento.

    A decisão pelo compartilhamento compulsório das áreas de check-in é de responsabilidade do operador aeroportuário, enquanto que as empresas aéreas poderão manifestar interesse em criar um comitê para gerenciar o compartilhamento dessas áreas.

     

     

    D24am
    29/11/2011

    iPhone pega fogo dentro de avião na Austrália
    Nenhum passageiro ficou ferido, mas o incidente assustou as pessoas e exigiu a intervenção dos tripulantes, para apagar o dispositivo. O celular ficou completamente destruído.

    Na última sexta-feira, dia 25, um fato inusitado aconteceu com um iPhone 4, ele pegou fogo durante um voo entre Lismore e Sydney, na Austrália. Conforme informações da própria companhia aérea australiana REX, o aparelho, que era de um passageiro,  começou a soltar uma “quantidade significativa de fumaça densa, acompanhada por um brilho vermelho”.

    Quando o fato ocorreu, para combater o fogo emitido pelo celular, uma comissária de bordo acabou usando um extintor e assim controlou a situação.  Após o desembarque o aparelho foi entregue para uma avaliação do ocorrido.

    O real motivo da combustão ocasionada no aparelho não se sabe ainda, no entanto, estima-se que deva ter acontecido em decorrência do superaquecimento da bateria de lítio.

    Não é a primeira que um fato semelhante a esse acontece em voos, no ano de 2009, a União Europeia abriu uma investigação para apurar os vários acontecimentos de explosão  ou mesmo combustão de iPhones e iPads Touches durante voos no Reino Unido, Holanda, França e Suécia.

     

     

    Valor Econômico
    29/11/2011

    Tráfego de outubro tem pior resultado desde maio de 2009
    Alberto Komatsu

    O transporte aéreo de passageiros em voos domésticos apresentou em outubro crescimento de 8,81% na comparação anual. Esta é a menor taxa de expansão desde maio de 2009, quando o desempenho ficou negativo em 5,4%. Apesar de ter sido o vigésimo nono mês consecutivo de aumento nesse indicador, o resultado confirma sinais de desaceleração da aviação.

    A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) divulgou ontem crescimento de 3,6% no tráfego global de passageiros em outubro, na comparação anual. Foi um recuo de 2 pontos percentuais ante setembro, quando a demanda mundial cresceu 5,6%. O transporte de cargas, que tradicionalmente reflete em primeiro lugar desaceleração ou aquecimento no setor aéreo, apresentou recuo de 4,7% diante de outubro de 2010.

    "Quando a gente observa a evolução desses números [de demanda] mês a mês no terceiro trimestre, apesar do crescimento acumulado no ano de 18%, uma mudança no cenário de yields (tarifas) tem levado a indústria a uma revisão da sua demanda, um desaquecimento", afirmou ontem o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, durante apresentação ao mercado.

    Inicialmente, o setor aéreo previa um crescimento de demanda de até 15% em 2012. A Gol estima um crescimento "mais lento da economia" no ano que vem, ou uma previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre 3% e 3,5%. Como a Gol projeta crescimento da demanda aérea de até três vezes o PIB, sua previsão para o ano que vem alcança até 10,5% de expansão.

    Conforme divulgou ontem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a outubro, a demanda por voos domésticos acumula crescimento de 17,46%.

    O fluxo de passageiros em voos internacionais, operados por companhias aéreas brasileiras, registrou crescimento de 3,42% em outubro, ante igual mês de 2010. É o décimo oitavo mês consecutivo de aumento nesse indicador, mas foi também a menor taxa de expansão desde abril de 2010, quando houve redução de 0,22%. De janeiro a outubro, o fluxo de passageiros em voos internacionais acumula expansão de 12,66%.

    A TAM Linhas Aéreas retomou a liderança no transporte aéreo de passageiros em voos domésticos em outubro, depois de ser sido ultrapassada pela Gol em setembro e agosto. Em outubro, a TAM teve 39,62% da demanda total. A Gol veio logo atrás, com 37,08%. Se fosse considerada a participação da Webjet, de 5,81%, a Gol ultrapassaria a rival, com 42,89%.

    A Gol anunciou um acordo para a aquisição da Webjet em julho, mas o negócio está em compasso de espera até a análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    A Azul permaneceu na terceira posição em outubro, com 9,14% da demanda, seguida pela Webjet e pela regional Trip, esta última com 3,81%. A Avianca respondeu por 3,74% do fluxo de passageiros no mercado doméstico em outubro. A TAM permanece com a hegemonia no mercado internacional no mês passado, ao responder por 88,46% da demanda. Em segundo está a Gol, com 9,98% de participação. Em seguida está a TAM, com 1,56%.

     

     

    Folha de São Paulo
    29/11/2011

    Empresa aérea terá de compartilhar check-in

    Empresas aéreas terão de compartilhar sua estrutura de check-in nos aeroportos, caso esteja livre, segundo resolução publicada ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Por outro lado, as companhias poderão usar o espaço ocioso de concorrentes. A ideia é otimizar o uso da estrutura e reduzir filas e tempo de espera. O critério de uso será decidido pelo administrador do aeroporto -na maioria, a Infraero.

    As empresas também terão de compartilhar terminais de autoatendimento e de controle nos portões de embarque.

    Os aeroportos terão dois meses para adotar a nova regra.

     

     

    Folha de São Paulo
    29/11/2011

    Greve em aeroportos ingleses deve afetar voos
    Dica é se informar com a companhia aérea

    A greve dos funcionários públicos ingleses amanhã deve atrapalhar a vida dos brasileiros nos aeroportos do país. O sindicato dos trabalhadores da imigração (controle de passaportes) diz que tudo estará parado e que as pessoas poderão ficar retidas nas aeronaves em Heathrow, maior aeroporto de Londres.

    O governo diz que usará o Exército para evitar o caos. O mais provável é que a fila, que muitas vezes causa espera de mais de uma hora, seja pior.

    A TAM e a British Airways voam direto do Brasil para Londres, com chegada em Heathrow. Há ainda quem faz conexões e desembarca lá ou em Gatwick, também afetado.

    A recomendação é que os usuários procurem as companhias e que evitem viajar, se puderem. Em seu site, a British Airways recomenda a mudança da data do embarque e diz que ela pode ser feita sem cobrança de taxa. Seu SAC no Brasil é o 0800-761-0885.

    A TAM, em nota, diz que "reforçará a equipe de atendimento". Os telefones do SAC da empresa são o 4002-5700 (capitais) e o 0800-570-5700.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>