<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Jornal do Comércio
    09/09/2011

    Até dia 16, Gol vende passagens de avião a partir de R$ 75

    Buscando concorrer com passagens de ônibus, a Gol passa a vender a partir desta sexta-feira (9) e até o próximo dia 16, passagens aéreas com tarifas a partir de R$ 75. Os bilhetes são para os voos realizados entre os dias 2 de novembro e 15 de dezembro, cerca de 60 dias de antecedência.

    As cidades incluídas na promoção são Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Navegantes, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro/Galeão, Campinas, Natal, Salvador, Maringá e Teresina. Clientes que adquirem passagens nessas condições têm direito ao acúmulo de 30% em milhas no seu cartão Smiles.

     

     

    Brasilturis
    09/09/2011

    Emirates quer A380 em rota para o Brasil já em DEZEMBRO

    O maior avião comercial do mundo poderá mesmo voar para o Brasil. A Emirates Airlines apresentou oficialmente a solicitação para utilizar o Airbus A380 na rota Dubai-São Paulo,  ainda a partir deste ano.  A Infraero, administradora estatal do aeroporto internacional  Governador Franco Montoro, em Guarulhos, analisa o consentimento técnico para autorizar a permissão.  E esclarece que   Guarulhos foi avaliado por empresas aéreas estrangeiras, pela fabricante da aeronave e pela ACI (Airports Council International), que confirmaram que o aeroporto é capaz de receber aeronaves da categoria. 

    Para trazer o A380, a Emirates negocia com as autoridades aéreas brasileiras um horário especial, com chegada às 16h30 e partida à 01h00. A diretoria de operações da Infraero informou que, neste horário, é impossível, em razão das condições de pico. Na contraproposta colocou a chegada às 18h30 com partida às 02h00.

    Com a saída do voo no período já mais avançado da madrugada, seria possível a liberação. A aeronave a ser utilizada seria configurada para 489 passageiros, 14 na Primeira Classe e 76 na Executiva.  A Emirates foi mesmo a única empresa aérea a fazer o pedido para utilizar o A380 no Brasil, ao menos por enquanto, segundo a própria Infraero. Caso concorde com o horário contraproposto, poderá confirmar a realização do voo nas próximas semanas.  

    Quanto às adequações necessárias para a realização do voo,  no taxiamento da aeronave o horário que possibilite um trânsito menor é fundamental. Já o futuro Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos também será capaz de receber o A380, uma vez que haverá portões de embarque dotados de até três pontes de embarque cada.

    O A380 esteve uma única vez em voo de apresentação no Brasil, ainda em sua fase de testes, antes da operação regular.  A empresa aérea de Dubai conta atualmente com 15 equipamentos A380 e tem pedidos para mais 75. Os voos da Emirates para São Paulo são operados atualmente com o B777-300ER, para 354 passageiros. Em janeiro de 2012, a companhia iniciará operações com a rota para o Rio de Janeiro e Buenos Aires.

     

     

    pernambuco.com.br
    09/09/2011

    Embraer testa biocombustível para reduzir CO2 emitido na aviação

    O setor de aviação mundial se comprometeu a reduzir em 50% as emissões de CO2 até 2050, tendo 2005 como referência. A promessa foi feita há dois anos na cúpula climática de Copenhague. Para alcançar tal objetivo, deverá haver um investimento de mais de 1,5 bilhão de dólares na utilização de aviões com menor consumo energético.  

    Durante o anúncio desse compromisso, João Moutinho, secretário-geral da iniciativa, explicou que a “a aviação é responsável por 2,5% das emissões totais de CO2 e por 8% do PIB mundial”. Ele considerou ainda que as companhias aéreas são as que mais têm contribuído para uma redução “extraordinária” da pegada ambiental. Entre as apostas que serão feitas nessa jornada de diminuição das emissões de CO2, os biocombustíveis possuem importante parcela.

    E nesse trabalho, o mercado brasileiro da aviação, que é o que mais tem crescido no mundo, está fazendo a sua parte. A Embraer fez o primeiro voo teste com bioquerosene no Brasil no mês passado. A fórmula usada na iniciativa brasileira já possui certificação internacional, obtida em julho. Avaliada como positivo, o experimento soma mais uma das ações para reduzir a emissão de CO2 gerada pela aviação. O bioquerosene foi desenvolvido pela Caafi (Iniciativa da Aviação Comercial para Combustíveis Alternativos).

    Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o combustível chamado de bioAQV é o primeiro querosene renovável certificado para avião comercial no mundo. A fabricação deste combustível é semelhante a do biodiesel, que pode ser produzido tanto com gordura animal como também com qualquer oleaginosa.

    O combustível pode ser usado pela aviação comercial em uma mistura de até 50% com o QAV (querosene para aviação) normal. Os voos com a aeronave Embraer 170, equipado com motor da General Electric,  foram apenas testes, porém representam um grande experimento para ambas as empresas. O próximo passo será avaliar outros combustíveis. “A série de testes abriu caminho para o estudo de outros biocombustíveis produzidos a partir de biomassas e processos tecnológicos em desenvolvimento pela indústria, que serão avaliados pela Embraer e a GE.

    Estes combustíveis estão sendo estudados por fornecedores em todo o mundo, incluindo o Brasil”, afirma a empresa.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>