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  • Globo.com
    20/08/2011

    Laser causa riscos nos pousos
    A emissão de feixes de luz nas proximidades do Aeroporto Internacional Pinto Martins vem causando preocupação

    Um perigo ronda a aviação em Fortaleza. Adolescente que residem em condomínios próximos ao Aeroporto Internacional Pinto Martins brincam de maneira, no mínimo, arriscada, apontando feixes de luz verde para aeronaves que se aproximam da pista de pouso. O feixe parte de uma espécie de caneta que emite raio laser. O ´brinquedo´ é vendido em diversos pontos da cidade, principalmente em lojas de produtos importados e até por camelôs nas ruas do Centro. O objeto não tem um uso definido. Por enquanto, a prática ainda não gerou nenhum acidente, mas já causou vários transtornos aos tripulantes de aeronaves comerciais e há registros desses casos no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

    Riscos

    A aterrissagem, segundo a coordenadora da Segurança Operacional da Infraero em Fortaleza, Cláudia Cunha, é um dos momentos mais críticos em uma operação aérea. Quando a tripulação se prepara para que a aeronave toque o solo no período noturno todas as luzes no interior dela são apagadas, para que a iluminação dos equipamentos da cabine possam ser melhor visualizados e haja uma completa visão das luzes da pista.

    Os pilotos dizem que o feixe de luz verde toma toda a cabine causando uma espécie de cegueira momentânea e se mistura às luzes da pista. No ano passado ocorreram 11 contatos entre o piloto e a torre de controle por conta do fato. Este ano, até o começo do mês, foram 33.

    A principal área de incidência dos raios é a cabeceira 13, cujos feixes de luzes seriam emitidos a partir dos bairros Parangaba e Montese. Dois adolescentes já foram flagrados em condomínios próximos do terminal praticando a ´brincadeira de mau gosto´. Eles não chegaram a ser punidos, mas, juntamente com os pais, foram alertados do perigo que estavam causando.

    Quando ocorrem incidentes assim, as informações partem do piloto para a torre de controle e esta avisa à Ciopaer, que aciona a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Imediatamente, o Centro determina que viaturas do Ronda do Quarteirão tentem localizar de onde estão partindo os feixes de luz.

    A ´saída´ encontrada pelos órgãos envolvidos no assunto será a realização de uma campanha educativa que incluirá vídeos e palestras nas escolas. Cláudia Cunha, diz que já foram iniciadas palestras em que representantes da Base Aérea de Fortaleza explicam aos estudantes o que acontece na cabine das aeronaves quando o feixe de luz incide. "Alguns alunos disseram que participavam da brincadeira mas não imaginavam os riscos disso".

    O Aeroporto Pinto Martins registra por dia uma média de 140 procedimentos entre pousos e decolagens de aeronaves comerciais. O número inclui os táxis aéreos e os voos executivos. O superintendente da Infraero em Fortaleza, Wellington Santos, ressalta a necessidade de que todas as operações ocorram dentro das regras exigidas para que a segurança dos passageiros seja mantida. Ele afirma ser preciso o interesse e o empenho de todos os setores competentes no assunto para que haja uma medida que coiba o uso de raio próximo ao aeroporto.

    Só neste ano já houve três reuniões para tratar do assunto. Nelas estiveram presentes representantes da Infraero, Ciopaer, Ministério Público e do Ipem. Uma das decisões tomadas foi a confecção de um formulário que deve ser preenchido pelo piloto, onde constam local, data, hora identificação e fase do voo em que o feixe foi visto.

    Alerta

    O coronel PM Nirvando Monteiro, comandante da Ciopaer, demonstra preocupação especial com o caso, já que a atitude aparentemente inocente pode causar acidentes aéreos de grandes proporções. "É preciso uma solução para o problema".

     

     

    Jornal de Noticias - Portugal
    20/08/2011

    Queda de Boeing no Canadá fez 12 mortos

    Um avião Boeing 737 da companhia First Air despenhou-se na Baía Resolute, na região de Nunavut, a norte do Canadá, provocando a morte de 12 pessoas e ferindo outras três. De acordo com as autoridades, viajavam a bordo 15 pessoas - quatro membros da tripulação e 11 passageiros.

    Equipas de salvamento seguiram em helicópteros militares para o local do acidente.

    Desconhecem-se, por enquanto, as causas da queda do avião que fazia a ligação entre Yellowknife, capital dos Territórios do Noroeste, e a Baía de Resolute.

    A First Air é uma companhia que oferece voos "charter" no norte do país.

     

     

    Terra Noticias
    20/08/2011

    Petrobras: achados helicóptero e 3 corpos no fundo do mar

    A Petrobras informou no início da noite deste sábado que foi localizado o helicóptero modelo Augusta AW-139, a serviço da estatal, que estava desaparecido desde o fim da tarde de sexta-feira, a 100 km do litoral fluminense, na Bacia de Campos. Junto à aeronave, a 99 m de profundidade, foram encontrados três corpos ainda não identificados. As buscas à quarta pessoa desaparecida prosseguirão.

    De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o helicóptero prefixo PR-SEK decolou da plataforma P-65 da Petrobras com direção a Macaé e, por volta de 17h15, declarou emergência à torre de controle. O piloto detectou problemas e fez um pouso forçado no Oceano Atlântico, conforme a Aeronáutica.

    A aeronave, que pertence à empresa Sênior, transportava quatro pessoas: Ricardo Leal de Oliveira, de Rio das Ostras (RJ), auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix; João Carlos Pereira da Silva, de Campos dos Goytacazes (RJ), técnico de inspeção da empresa Brasitest; o piloto Rommel Oliveira Garcia, do Rio de Janeiro (RJ); e o co-piloto Lauro Pinto Haytzann, da Sênior Táxi Aéreo, de São Paulo (SP).

    As buscas, coordenadas pela FAB e pela Marinha, foram retomadas às 6h10 de hoje, com um avião P-95 Bandeirante Patrulha, um navio patrulha Guajará e um helicóptero Lynx da Marinha, além de quatro aeronaves e navios da Petrobras. Em nota, a estatal afirmou que as empresas Sênior, Engevix e Brasitest "estão prestando toda a assistência às famílias, com suporte da Petrobras".

     

     

    Terra Noticias
    20/08/2011

    Buscas a helicóptero que desapareceu são retomadas no Rio

    Foram retomadas na manhã deste sábado as buscas pelo helicóptero a serviço da Petrobras que desapareceu com quatro pessoas a bordo na Bacia de Campos, ao largo da costa do Rio de Janeiro, no final da tarde de ontem. A operação, coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), conta com apoio de um Navio Patrulha Guajará e um helicóptero Lynx da Marinha do Brasil, além de quatro aeronaves e navios da Petrobras.

    O pouso forçado foi realizado em alto-mar, a cerca de 100 km do litoral. A aeronave seguia de uma plataforma de petróleo em direção à terra firme (Macaé). Antes do sumiço, o piloto detectou problemas e solicitou autorização para fazer um pouso de emergência, segundo informações da FAB.

    O desaparecimento foi declarado às 17h15, instantes após o comunicado do piloto à torre de Macaé. Após a solicitação de emergência, como não havia comunicação e a aeronave não chegou ao destino, o Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado. Homens e embarcações de buscas da Petrobras seguiram para o local. Além disso, um navio patrulha e um helicóptero da Marinha também foram enviados.

    Na madrugada deste sábado, a Petrobras divulgou o nome de três dos quatro ocupantes do helicóptero (o nome do co-piloto não foi divulgado a pedido da família): o piloto Rommel Oliveira Garcia e os passageiros Ricardo Leal de Oliveira, auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix, e João Carlos Pereira da Silva, técnico de inspeção da empresa Brasitest.

    O Salvaero Curitiba mobilizou duas aeronaves da FAB, sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha, do 4º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, e um helicóptero H-34 Super Puma, do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, para dar início às buscas.

    A aeronave P-95 decolou no início da manhã deste sábado de Macaé (RJ) e está, desde às 6h10, realizando as buscas no local. O helicóptero H-34 está de prontidão em Macaé para o caso de resgate no mar.

    Diariamente são feitos diversos voos entre as bases da Petrobras e as plataformas no litoral brasileiro. Com a descoberta do pré-sal, a empresa deve aumentar sua frota de aeronaves e transportar mais empregados até as unidades produtoras que devem ficar ancoradas a uma distância superior a 300 km da costa.

     

     

    Terra Noticias
    20/08/2011

    RJ: helicóptero da Petrobras com 4 faz pouso no mar e desaparece

    Um helicóptero modelo Augusta AW-139 a serviço da Petrobras desapareceu no fim da tarde desta sexta-feira na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, com quatro pessoas a bordo, após fazer um pouso forçado em alto-mar, a cerca de 100 km do litoral. A aeronave seguia de uma plataforma em direção à terra firme (Macaé). Antes do sumiço, o piloto detectou problemas e solicitou autorização para fazer um pouso de emergência, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB).

    O desaparecimento foi declarado às 17h15, instantes após o comunicado do piloto à torre de Macaé. O Salvamento Aéreo de Curitiba, patrulha de salvamento da região Sudeste do País, foi a primeira a notificar o desaparecimento e despachou duas aeronaves para o local, que começarão as buscas no sábado.

    Após a solicitação de emergência, como não havia comunicação e a aeronave não chegou ao destino, o Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado. Homens e embarcações de buscas da Petrobras seguiram para o local. Além disso, um navio patrulha e um helicóptero da Marinha também foram enviados. A FAB informou que começará as buscas visuais ao amanhecer, com um helicóptero H34 Superpuma e um avião Bandeirante Patrulha.

    "Eram dois tripulantes e dois funcionários da empresa. Já acionamos nosso plano de emergência para tentar resgatar as vítimas", disse um assessor da companhia. A aeronave pertenceria a uma empresa que presta serviços à Petrobras. As buscas iniciais teriam avistado destroços do helicóptero, segundo informações ainda não oficiais das equipes da base aérea.

    Segundo José Maria Rangel, do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, os funcionários que estavam na aeronave eram das empresas Engevix e Brasiltests. O dirigente sindical questionou o caos aéreo existente na região. "A demanda de embarque e desembarque tem sido grande e compromete a segurança dos voos". Rangel afirmou que o sindicato vai acompanhar os detalhes da investigação sobre o acidente.

    Diariamente são feito diversos voos entre as bases da Petrobras e as plataformas no litoral brasileiro. Com a descoberta do pré-sal, a empresa deve aumentar sua frota de aeronaves e transportar mais empregados até as unidades produtoras que devem ficar ancoradas a uma distância superior a 300 km da costa.

     

     

    Revista Fator
    20/08/2011

    TAM inaugura voo diário entre São Paulo e Cidade do México em 30 de outubro
    Passagens aéreas já estão disponíveis para venda; a nova rota será atendida por uma aeronave A330, com três classes de serviço.

    São Paulo - A TAM Linhas Aéreas iniciará seu voo diário entre São Paulo e a Cidade do México no dia 30 de outubro. A operação será realizada por uma aeronave A330, configurada em três classes de serviço: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica. As passagens já estão disponíveis para vendas pelo call center (4002-5700, para as capitais, ou 0800 570 5700, para todo o Brasil), de agentes de viagens e das lojas da TAM nos aeroportos.

    Com essa nova rota, a companhia aérea líder no Brasil expande seu alcance na América Latina. Atualmente, a TAM voa para 18 destinos internacionais, sendo dez deles na América do Sul, três nos Estados Unidos e cinco na Europa.

    Perfil- A TAM [www.tam.com.br], incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 40,9% no último mês de julho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88% do mercado em julho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

     

     


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