<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • BandNews
    02/04/2011

    Procedimento tomado por piloto da TAP foi correto, acreditam especialistas
    Cleyton Vilarino

    Baseados nas informações disponíveis sobre o acidente com o avião da TAP neste sábado, especialistas ouvidos pelo eBand acreditam que os procedimentos tomados pelo piloto foram corretos.  Em caso de pane em uma das turbinas, o melhor é seguir o que o piloto da TAP fez, ou seja, pousar o quanto antes. “Por questões de segurança, procura-se pousar o mais rápido possível para evitar a perda do outro motor”, explica o comandante Giuttone França.

    Caso não tivesse pousado, ainda assim o avião poderia ter continuado o voo em segurança. Segundo o investigador de acidentes aéreos Douglas Machado, aeronaves deste tipo possuem autonomia para voar por até 180 minutos com apenas uma das turbinas. “A capacidade é para terminar de atravessar o oceano em casos mais graves”, explica.

    Procedimento padrão


    O investigador Douglas Machado explica que os modelos da Airbus possuem um sistema totalmente automatizado. “O piloto recebe informações eletrônicas do próprio motor apontando qual procedimento deverá ser tomado”. Após as mensagens, cabe ao comando da aeronave decidir qual a decisão mais sensata. “É uma questão de decisão de comando. Não se deve, em hipótese alguma, arriscar continuar a viagem só com um motor. A não ser que você esteja em uma região oceânica ou algo parecido”, afirma o comandante Giuttone.

    No caso do voo 186 da TAP, a aeronave partia do Rio de Janeiro em direção a Lisboa. A pane ocorreu antes mesmo de o avião deixar o continente. Em caso de incêndio em uma das turbinas, o piloto teria que pousar imediatamente, mas, “como não foi registrado fogo, ele teve a opção de ver qual a melhor decisão a tomar. Ele não iria arriscar aterrissar em um campo sem boas condições para um possível resgate”, explica Giuttone

     

     

    Cruzeiro do Sul
    02/04/2011

    Fuselagem se rompe e avião faz pouso forçado nos EUA

    Um Boeing 737-300 da companhia aérea norte-americana Southwest Airlines fez hoje um pouso de emergência nos Estados Unidos, devido a uma ruptura na fuselagem do avião, que causou descompressão na cabine de passageiros. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Não houve relatos de ferimentos sérios entre os 118 passageiros a bordo, de acordo com a empresa aérea.

    O 737-300 da Southwest partiu do aeroporto internacional Sky Harbor na cidade de Phoenix, Estado do Arizona, e tinha como destino Sacramento, na Califórnia. O pouso forçado ocorreu na base militar em Yuma, no Arizona. O FBI, polícia federal dos EUA apontou falha mecânica no caso e descartou a hipótese de atentado terrorista ou sabotagem.

    Segunda a passageira Brenda Reese, o avião tinha acabado de decolar quando ela ouviu um barulho parecido com um tiro. Ela disse que havia um buraco no teto da cabine, acima do compartimento de bagagens. Outro passageiro disse que viu uma comissária de bordo e outros passageiros desmaiados, aparentemente por falta de oxigênio.

    A Southwest tem 170 Boeing 737-300s em sua frota de 540 aviões. A aeronave cuja fuselagem se rompeu está em serviço há 15 anos. Segundo funcionários da companhia, ele havia passado por todas as inspeções exigidas pela autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, a FAA. A porta-voz da Southwest, Linda Rutherford, disse que a fuselagem de alumínio de várias dessas aeronaves foi substituída nos últimos anos.

    Ela disse ainda que 80 das aeronaves cujas fuselagens não foram trocadas serão retiradas de serviço para inspeção. Isso fez com que a empresa cancelasse cerca de 300 voos neste sábado. As informações são da Associated Press.

     

     

    R7
    02/04/2011

    Southwest Airlines paralisa 81 Boeings 737 por buraco na fuselagem
    Na sexta-feira um avião da companhia foi obrigado a aterrissar por causa de buraco

    Um total de 81 aviões Boeing 737 será paralisado para passar por “inspeções rigorosas”, depois que uma aeronave foi obrigada a fazer um pouso de emergência por ter um buraco na fuselagem, anunciou neste sábado (2) a companhia aérea americana Southwest Airlines.

    A Southwest Airlines informou em comunicado que trabalha com a Boeing em um programa de inspeção dos 81 Boeing 737 em questão, que não voarão até segunda ordem. 300 foram foram cancelados após a suspensão.

    Um voo da Southwest Airlines foi obrigado a fazer um pouso de emergência na sexta-feira (1º) no Arizona (sudoeste dos Estados Unidos) depois que um buraco foi detectado na fuselagem do avião.

    O voo 812 declarou uma emergência por despressurização na cabine e pousou sem problemas em Yuma, Arizona, 40 minutos depois da decolagem.

    No comunicado, a companhia aérea tratou de ressaltar que a aeronave aterrissou com segurança.

    - Depois de pousar com segurança em Yuma, a tripulação do voo descobriu um buraco na parte superior da aeronave.

     

    Nenhum dos 118 passageiros ficou ferido, mas uma aeromoça sofreu um leve ferimento ao descer do avião. O avião seguia de Phoenix, Arizona, para Sacramento, Califórnia.

     

     

    ExpressoMt.com.br
    02/04/2011

    TAP confirma problema em turbina, após pouso de emergência
    Passageiros afirmam ter ouvido um estouro, seguido de fumaça e cheiro de queimado

    A TAP Portugal confirmou, nesta manhã de sábado, que a aeronave que realizou um pouso de emergência à 1h05 deste sábado, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, teve um problema técnico em um dos reatores (turbina).

    Passageiros da aeronave, que saiu por volta das 23 horas de sexta-feira do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, do Galeão, no Rio de Janeiro, e fazia o voo 186 para Lisboa, afirmaram que depois de duas horas de voo, a tripulação informou que, por problemas técnicos em uma das turbinas - que teria parado - a aeronave pousaria em Salvador para reparos.

    Passageiros também afirmaram que ouviram um estouro, seguido de fumaça e cheiro de queimado. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, os cerca de 229 passageiros, após o pouso, que transcorreu normalmente, estão todos hospedados em hotéis 5 estrelas na cidade baiana.

    Ainda segundo a assessoria, um avião está sendo enviado para a capital baiana a fim de dar continuidade ao vôo, e tem previsão de chegar às 19:45 horas deste sábado e decolagem às 21:05 horas com destino a Lisboa.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>