• Fundada em 21 de junho de 1971, com primeira sede no Aeroporto de Congonhas, Cidade de São Paulo,SP. Em 1975 transferiu sua sede para o Rio de Janeiro, RJ e hoje mantém sub-sedes em Porto Alegre, RS e São Paulo, SP.

    POR QUE “MECÂNICOS DE VÔO” OU M/V

    Desde os primórdios da aviação, era necessidade constante, reparos e manutenção a todo instante nas aeronaves da época.(14 BIS, Irmãos Wright e etc..)

    Durante a 2ª guerra mundial, nos DC3 (Aeronaves Douglas), era praxe um técnico especializado (um mecânico altamente capacitado e conhecedor de todo o funcionamento das aeronaves) com sua caixa de ferramentas acompanhar todas as aeronaves para fazer exatamente essa manutenção preventiva e ostensiva, toda vez que houvesse um pouso, e até durante o próprio vôo.

    Daí a denominação em inglês de “Flight Engineer”, que significa pessoa altamente qualificada para o exercício de determinada tarefa e ou profissão, em áreas técnicas. Daí nosso apelido de “Flight ou F/E”

    EVOLUÇÃO NA AVIAÇÃO COMERCIAL

    Com a evolução tecnológica das aeronaves, essa manutenção passou a feita por pessoal de terra, durante os trânsitos, em se tratando de aeronaves de pequeno porte. Na medida em que esse avanço progrediu para aeronaves de grande porte, quadrimotores ou jatos bimotor com sistemas muito mais complexos, surgiu a necessidade de ter mais um técnico qualificado a bordo para operar os sistemas diversos auxiliando os pilotos nas suas tarefas, e aliviando-os dessa sobrecarga.

    Nada melhor que os próprios mecânicos que trabalhavam nessas aeronaves, para operar e monitorar esse universo de sistemas. Surgiu então a capacitação de técnicos altamente especializados, que, após rígidos exames de seleção para avaliação técnica, psicológica e de saúde, ingressavam no quadro de tripulantes.

    Na Varig, o primeiro grupo selecionado para essa tarefa, ocorreu com as aeronaves SUPER CONSTELLATION, quadrimotores de propulsão a hélice, utilizando motores a explosão, e fazendo viagens intercontinentais.

    Surgiu então por volta de 1955, o primeiro quadro de “Mecânicos de Vôo da Varig”, que como já foi mencionado constitui-se nos melhores técnicos e mecânicos de manutenção oriundos do quadro de funcionários da Varig.

    Após seleção rigorosa (conforme acima), os aprovados faziam mais um curso e treinamento de 6 meses de duração para finalmente ingressar no quadro de tripulantes de vôo.

    CRESCIMENTO DO GRUPO

    Com a ampliação da frota da Varig, o grupo foi crescendo, destacando-se pela sua capacidade técnica operacional, e habilidade em sanar eventuais panes em vôo ou nos trânsitos. Para qualquer tipo de problema, a solução era: “Chama ou fala com o FLIGHT”. Até a presente data, somos conhecidos pela nossa alta capacitação profissional, seriedade, honestidade, grande capacidade de adaptação e proficiência técnica.

    Por volta de 1971, o grupo constituía-se em aproximadamente 450 a 500 M/V. Surgiu então a necessidade de uma união em torno de interesses mútuos. Foi nessa época que a Associação foi fundada, sendo um dos objetivos principais, alem dos relacionados à saúde, seguros e outros, manter coesa a capacidade técnica operacional do grupo.

    AVANÇO DA TECNOLOGIA AERONÁUTICA

    Com o avanço natural da tecnologia, vislumbrou-se que, em poucas décadas, a presença do “terceiro homem” a bordo seria substituída por computadores, como realmente ocorreu.

    Diante dessa previsão a longo prazo, o grupo mais uma vez usou sua capacidade de adaptação para especializar-se em cursos profissionalizantes. Por essa razão, atualmente dentro dos 290 remanescentes (A maioria absoluta aposentados como M/V), o grupo conta com Médicos, Engenheiros, Advogados, Dentistas, Administradores, Psicólogos, Músicos, Construtores, Pilotos, Professores e outras profissões técnicas de alta especificação, fazendo com que o grupo AMVVAR se sobressaia sobre os demais pela diversificação técnica e cultural de seus integrantes, balizada principalmente pela ética, responsabilidade, capacitação, e busca constante de novos desafios bem resolvidos.

    GRUPO AMVVAR

    Nesse contexto, as Diretorias da AMVVAR, vislumbraram que era necessário partir para outros segmentos de captação de recursos para sobrevivência da Associação. Foi então que houve o inicio da parceria com outras entidades empresariais de benefícios que foram sendo oferecidos para toda a família aeronáutica em geral.

    O sucesso foi tão grande que a evolução desse tipo de negociações foi crescendo cada vez mais e hoje a AMVVAR conta com cerca de 3.000 associados. Nessa linha de filosofia de sucesso, estamos agora buscando firmar nossa marca AMVVAR fora do âmbito da aviação para conquistar o publico externo; é nossa meta procurar novas parcerias e empreendimentos para oferecer produtos e serviços de alta qualidade.