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  • Jornal do Comércio
    02/04/2012

    Ampliação da pista do Salgado Filho é omitida em reunião com COL
    Encontro na Capital discutiu estrutura e organização para o Mundial
    Patrícia Comunello

    A ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho está na matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014. O documento reúne as obrigações firmadas pela cidade e pelo governo federal para receber os jogos. E já há recursos do orçamento da União previstos para executar a obra. Mas em reunião do Comitê Organizador Local (COL) com Infraero, Receita Federal, Polícia Federal, EPTC e governo estadual, na sexta-feira passada, na Capital, que tratou justamente da estrutura e operação do aeroporto durante os jogos do Mundial, a tão esperada ampliação não foi citada entre as melhorias previstas para a competição.

    O superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, desfilou as condições do local, estudos para implantar a segunda fase do Terminal 1 que agregará mais 6 milhões de passageiros de capacidade de fluxo, construção do terminal de cargas, o ritmo de instalação dos novos aparelhos antineblina e os gargalos viários no acesso ao aeroporto. Herdina, que mostrou uma apresentação farta em simulações, projetos e imagens, só não lembrou do aumento da extensão da pista dos atuais 2,1 mil metros para 3,2 mil metros, cujo maior trunfo será permitir que aeronaves maiores, com mais passageiros e volume de carga, possam desembarcar na cidade.

    Detalhe: o próprio terminal de cargas, que elevará o potencial de transporte de 40 mil toneladas de hoje para cem mil toneladas e deve estar concluído em 2013, depende de uma pista mais comprida. Questionado sobre a razão do silêncio, o superintendente alegou que o tema não estava em pauta. “Alguém perguntou?”, devolveu o executivo, minimizando a necessidade de tratar da pista. Também ressaltou que a obra estava sob responsabilidade da diretoria de empreendimentos da Infraero em Brasília, por isso não cabia a ele entrar no andamento do projeto. “Mas falei das obras no pátio de manobras e do sistema. A ampliação da pista não aumenta a capacidade do terminal”, argumentou o responsável.

    A conduta de Herdina é uma clara mudança comparada aos últimos meses. Em dezembro passado, o superintendente, em entrevista ao Jornal do Comércio, traçou como meta lançar o edital de concorrência até fevereiro. O prazo para dar a largada da execução foi projetado para maio. Tudo dependia da finalização de estudos pelo Exército. O investimento era estimado em R$ 230 milhões. Não houve edital em fevereiro, e o começo das obras é tão incerto quanto saber as seleções que chegarão à final da Copa. “Daqui a pouco teremos de fazer como no caso do Inter e o contrato com a construtora Andrade Gutierrez: temos de chamar a presidente Dilma”, sugeriu o secretario estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, que não entende a demora do projeto. “Está na matriz, e é da esfera do governo federal”, avisou Sehbe.

    A ampliação da pista, que não a ser um obstáculo ao fluxo previsto no Mundial, candidata-se a ser o novo enigma na trajetória rumo a 2014. A assessoria da Infraero, em Brasília, afirma que o andamento do processo depende de o Exército remeter estudos da obra. Faltariam algumas peças, como memoriais descritivos, mas a área militar mantém-se religiosamente com a mesma explicação desde janeiro: “já enviamos tudo à Infraero”. Uma fonte do COL disse que o organismo não se envolve com obras de infraestrutura, que isso cabe às esferas federal e municipal. “Só tratamos dos estádios”, justificou a fonte. Kalil Sehbe adianta que, caso a situação se mantenha indefinida, a pressão deverá ser feita em Brasília.

     

     

    O Estado de São Paulo
    02/04/2012

    Após euforia, ressaca na aviação
    Com prejuízos que, somados, superam R$ 1 bihão, Gol e TAM vão reduzir as frotas pela primeira vez em dez anos
    Marina Gazzoni e Glauber Gonçalves, de O Estado São Paulo

    SÃO PAULO - Quem costuma viajar de avião e vê os aeroportos lotados talvez não entenda como as companhias aéreas brasileiras perderam dinheiro no ano passado. Mas o aumento de 16% na demanda por voos domésticos não se refletiu em lucros. As passagens aéreas nunca estiveram tão baratas, mas o custo dos voos disparou e as empresas ficaram no vermelho. Só as líderes TAM e Gol somaram um prejuízo líquido acima de R$ 1 bilhão em 2011. Agora, tentam encontrar uma saída para voltar a alcançar a lucratividade.

    As outras companhias brasileiras não têm capital aberto e não informam dados financeiros. Mas especialistas do setor acham muito difícil que alguma delas tenha lucrado em 2011. "A situação adversa é generalizada. Todo mundo perdeu dinheiro pesado no ano passado", disse o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo.

    Uma sequência de erros estratégicos e de fatores imprevisíveis para os gestores provocaram prejuízos para as empresas aéreas. Animadas pelo crescimento do mercado nos últimos anos, elas saíram às compras e encomendaram mais aeronaves. Gol e TAM juntas trouxeram 40 novos aviões para voar no Brasil em 2010 e 2011. E a Azul, que começou a operar em dezembro de 2008, já tem 52 aeronaves.

    "Mas, com os principais aeroportos saturados, boa parte dessas aeronaves tiveram que ser colocadas para voar em rotas secundárias", disse o consultor em aviação da Bain & Company, André Castellini.

    Os dados mais recentes do setor mostram que a demanda não acompanhou a expansão da oferta. Em janeiro deste ano, as companhias ofereceram 12,2% mais passagens que no mesmo mês de 2011, mas as vendas cresceram menos (7,8%) e as aeronaves voaram mais vazias, de acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

    Para tentar encher os aviões, as empresas travaram uma guerra de preços, principalmente no primeiro semestre do ano passado. Uma enxurrada de promoções de passagens aéreas derrubou em cerca de 10% a tarifa média em 2011, segundo dados da Anac, em um ano em que a inflação atingiu 6,5%.

    O movimento foi chamado de estímulo "irracional" ou "artificial" da demanda por executivos do setor. "A demanda foi artificialmente estimulada por baixas tarifas em 2011", disse o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, em teleconferência na última terça-feira, após divulgar prejuízo líquido de R$ 710 milhões em 2011.

    Mas, para um executivo de uma concorrente, as duas líderes é que puxaram a guerra tarifária. "As outras empresas ainda não têm volume para ditar os preços do mercado. A TAM e a Gol disputaram a liderança a qualquer preço e puxaram as tarifas de todo o mercado para baixo", afirmou.

    Custos. A irracionalidade, segundo especialistas, foi vender passagens mais baratas em um momento em que os custos do setor dispararam. As despesas operacionais da Gol subiram 23% no ano passado e as da TAM, 15,5%, mais do que a expansão que ambas tiveram na receita.

    O aumento veio, principalmente, da elevação do preço do combustível, responsável por quase 40% dos custos de uma companhia aérea. Em 2011, o preço do querosene de aviação subiu 33%, segundo o Snea.

    Executivos do setor criticam a falta de transparência na definição de preços do combustível pela Petrobrás. "Apenas 15% do combustível de aviação é produzido fora (do País). No cálculo, é levado em consideração o frete do Golfo. É um absurdo", diz um diretor de uma companhia aérea que pede para não ser identificado. Procurada, a Petrobrás não comentou a questão.

    Além do combustível, outros "vilões" afetaram a rentabilidade das empresas em 2011. A Infraero e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) aumentaram tarifas aeroportuárias e de comunicação e navegação aérea, respectivamente, depois de anos sem reajustes. A estimativa do presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, é que só o reajuste da Infraero adicionará R$ 50 milhões ao custo anual da companhia. "Não estamos discutindo se é caro ou barato. Mas não tínhamos esses aumentos no planejamento."

    A TAM encerrou 2011 com prejuízo líquido de R$ 335 milhões, mas Bologna ressalta que as perdas foram apenas contábeis. "Tivemos lucro operacional. O dólar disparou no fim do ano passado e, como parte da nossa dívida é em dólar, trouxe um efeito negativo no balanço", diz.

    Cautela. O que preocupa o presidente da TAM é, sim, o cenário para 2012. Para ele, a pressão dos custos será ainda maior, tanto do lado do combustível, quanto das tarifas aeroportuárias, e a desaceleração da economia deve afetar a demanda por voos.

    A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) reduziu em cerca de 15% a projeção de lucro do setor neste ano, para US$ 3 bilhões, por conta de uma estimativa de custos maior com combustível. A projeção da entidade para o preço médio do barril de petróleo neste ano saltou de US$ 99, em dezembro, para US$ 115.

    TAM e Gol deram uma resposta parecida ao cenário adverso. Pela primeira vez em dez anos, as duas empresas vão reduzir a frota no mercado doméstico. A decisão visa aumentar os preços e a ocupação dos aviões.

    A Gol já está voando menos. A empresa anunciou na semana passada a redução de 80 a 100 frequências diárias a partir de março e a demissão de pilotos. "Seria um erro permanecer com voos que dão prejuízo e talvez comprometam a sobrevivência da empresa", disse Constantino. A TAM não informou redução de voos domésticos, mas, segundo Bologna, a ação está "implícita", já que o plano de frota da empresa, revisado em fevereiro, contempla três aeronaves a menos na operação nacional.

    "O grande ‘x’ da questão vai ser o dia seguinte. É uma reação natural enxugar a operação no momento difícil. Mas e depois? Se isso ocorrer toda hora, vai chegar num ponto em que elas não poderão encolher mais, senão acabam", avalia o professor Respicio Espírito Santo, da UFRJ.

    Concorrência. Enquanto as duas líderes no setor aéreo tentam segurar a oferta no mercado doméstico, concorrentes planejam continuar a expandir a frota em 2012. A Azul, por exemplo, pretende receber 20 aeronaves - 12 turboélice ATRs e 8 jatos Embraer-, uma expansão de 40% em relação a 2011. Já a Avianca, que tem 26 aeronaves, adicionará cinco Airbus A318 à frota.

    "Essas empresas vão ganhar mercado neste ano e o market share de TAM e Gol deve continuar a cair", disse o consultor em aviação Nelson Riet. Hoje, as duas líderes somam 75% de participação, desconsiderando os voos da Webjet, adquirida pela Gol em 2011, mas que ainda não tem o resultado operacional incorporado à empresa pela Anac.

    A Azul diz ter um plano de longo prazo para o Brasil e que continuará a ampliar sua frota. "Nós também vemos um cenário difícil para a aviação neste ano. Mas acreditamos ter o modelo certo para aproveitar as oportunidades que ainda existem", disse o diretor de comunicação da Azul, Gianfranco Beting.

    Um dos trunfos da Azul, que soma quase 10% do mercado doméstico, é o tamanho da aeronave, menor do que as de TAM e Gol - a empresa tem jatos para levar até 118 passageiros e turboélices com 70 assentos. Assim, ela consegue viabilizar a operação para cidades menores e voar com aeronaves mais cheias do que a média registrada pelo mercado.

    Já a Avianca, dona de uma fatia de 4%, aposta no serviço para tentar conquistar um passageiro cativo. "Vamos cortar custo, mas só até certo ponto. Não vamos reduzir o espaço entre as poltronas ou deixar de oferecer sanduíche quente", disse o vice-presidente comercial da Avianca, Tarcisio Gargioni.

    A decisão das empresas maiores de pisar no freio e das menores de acelerar em um cenário adverso deve mexer com a participação de mercado no setor. Mas só o tempo dirá quem adotou a melhor estratégia.

     

     

    O Estado de São Paulo
    02/04/2012

    Queda de avião mata pelo menos 32 pessoas na Rússia
    Havia 43 pessoas a bordo da aeronave da companhia aérea russa UTair, um bimotor fabricado na França, que caiu logo após decolar do aeroporto de Tyumen, no oeste da Sibéria

    Moscou, 2 - Um bimotor ATR-72 com 43 pessoas a bordo caiu na Sibéria matando pelo menos 32 pessoas, informou nesta segunda-feira o Ministério para Situações de Emergência da Rússia. A aeronave, um turboélice bimotor de fabricação franco-italiana era operado pela UTair e decolou do aeroporto de Roschino, perto de Tyumen, em direção a Surgut (também na Sibéria), caindo em um campo nevado, de acordo com o ministério.

    Segundo as agências russas, o avião desapareceu dos radares pouco depois de decolar, caindo cerca de 40 quilômetros distante do aeroporto de onde partiu, às 7h50 locais de segunda-feira (22h50 de domingo no horário de Brasília).

    Havia 39 passageiros e quatro tripulantes a bordo, informou um porta-voz do ministério à agência de notícias Interfax. Segundo a agência, ainda não estão claras as causas do acidente. A UTair divulgou uma lista dos ocupantes da aeronave e, segundo a Interfax, não há estrangeiros.

     

     


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