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  • Bom Dia Brasil - Globo.com
    24/06/2011

    Piloto esquece microfone ligado e ofende comissários de bordo
    O piloto da companhia Southwest Airlines passou dois minutos e meio disparando ofensas contra comissários de bordo gays, gordos e pessoas mais velhas.

    Uma história provocou um grande mal-estar na aviação americana. O piloto não sabia que o microfone estava aberto e a conversa dele com o co-piloto foi transmitida pelas torres de controle. Foi durante um voo na cidade de Austin, no estado do Texas, para San Diego, na Califórnia. O piloto da companhia Southwest Airlines passou dois minutos e meio disparando ofensas contra comissários de bordo gays, gordos e pessoas mais velhas. Enquanto ele fazia os comentários, a torre de controle ficou totalmente bloqueada. Pilotos e controladores de voo não conseguiam se comunicar.

    O piloto foi punido com uma suspensão, teve que se desculpar com a tripulação e ainda vai passar por um treinamento para melhorar os modos.

     

     

    IG - Economia
    24/06/2011

    Novo A320 ameaça posto do Boeing 737, o "fusquinha" da aviação
    Airbus vende 667 unidades do A320 contra 87 aeronaves do 737NG da rival em feira de Paris, reduzindo a diferença histórica
    André Vieira

    A Airbus ameaça destronar o valioso reinado que pertence à americana Boeing: o de montar o avião mais vendido na história da aviação. Nesta semana, durante a Paris Air Show, uma das maiores feiras de aviação, a Airbus fechou a venda de 667 unidades do A320neo, a versão mais econômica em termos de consumo de combustível do avião de corredor único lançado nos anos 1980.

    Levando em consideração que o preço de tabela chega a US$ 90 milhões, os contratos assinados pela Airbus somam US$ 60 bilhões com as companhias aéreas. Normalmente, há descontos nas compras em grandes quantidades.

    Mas, mesmo assim, desde que foi lançado em dezembro, a Airbus já fechou acordos para vender mais de 1 mil modelos do A320neo – algo inédito no setor em tão pouco tempo.

    A própria Airbus não escondeu a euforia. "Quando fui para o conselho no ano passado para aprovar o A320neo, eu prometi fortes vendas por muitos anos à frente desta família de aviões", disse Tom Enders, presidente-executivo e do conselho da Airbus. "Mas, até agora, tenho de admitir que não sabia que ele seria um best-seller em apenas seis meses após o lançamento."

    Na mesma feira, a Boieng revelou a venda de apenas 87 unidades do modelo 737NG, a versão atual e modernizada do avião mais vendido da história.

    Comando nos céus

    Airbus e Boeing disputam o comando dos céus e nunca escondem suas diferenças. Durante a feira em Paris, Jim Albaugh, vice-presidente da Boeing, desdenhou o avião da rival, dizendo o A320neo era apenas uma remodelagem e tinha o objetivo de chegar ao padrão do 737NG.

    "Se depois deste show de vendas, nossos colegas de Seattle (cidade americana que é a sede da Boeing) ainda dizem que o A320neo está apenas recuperando o atraso em relação ao 737NG, eu realmente pergunto a mim mesmo: o que eles estão fumando”, disse Enders.

    Caso continue neste ritmo, a Airbus poderá ameaçar a supremacia da do 737 da Boeing. Desde que voou pela primeira vez, em 1967, mais de 8,8 mil unidades do 737, o “fusquinha da aviação”, foram vendidas. Deste total, 6,7 mil foram entregues pela fabricante americana, incluindo a nova geração, um projeto totalmente novo, mas que traz a mesma numeração do antigo projeto, o 737.

    Até maio, antes de a feira de Paris começar, a Airbus tinha vendido para as diferentes versões da família A320, incluindo todas versões, mais de 7 mil aviões. Deste total, a empresa entregou até agora 4,6 mil unidades. Com as vendas em Paris, essa margem ficou mais estreita.

    Economia de combustível

    Para chegar ao sucesso de vendas na Paris Air Show, a Airbus soube aproveitar alguns diferenciais que mais pesam sobre a decisão das companhias aéreas na hora de escolher um avião: o bolso. Por causa do preço do petróleo em alta, a Airbus conseguiu convencer as empresas aéreas, principalmente as asiáticas, onde o mercado cresce bastante, a comprar o avião, que promete consumir 15% menos combustível, em razão de motores mais eficientes e um novo tipo de asas.

    Segundo garante a fabricante europeia, o gasto por combustível por assentado comparado com um Boeing 737-800 é 16% menor. Embora seja equivalente a queima de combustível de um Bombardier C-Series (CS300), o jato que a empresa canadense planeja rivalizar no segmento acima de 100 lugares, que pertence às duas companhias, o A320neo tem uma autonomia maior.

    Antes da feira francesa que encerra nesta semana, a empresa havia calculado que o avião tinha um potencial de mercado de 4 mil unidades em 15 anos. Mas certamente deverá rever esses números. O curioso é que A320neo, com as características que o tornam mais leve e mais econômico, só estará disponível no mercado em outubro de 2015.

     

     

    DinheiroDigital
    24/06/2011

    Airbus vende 667 unidades do novo A320 no Paris Air Show
    O fabricante aeronáutico europeu Airbus recebeu encomendas de 667 unidades do novo A320, mais económico em termos de consumo de combustível, durante o Paris Air Show contra 142 encomendas garantidas pela norte-americana Boeing.

    Durante o Paris Air Show, uma das maiores feiras de aviação, a Airbus fechou negócios com várias companhias aéreas avaliados em 72 mil milhões de dólares (50,5 mil milhões de euros), enquanto a Boieng recebeu encomendas de apenas 22 mil milhões de dólares (15,4 mil milhões de euros).

    O sucesso do novo A320, que só estará disponível no mercado em outubro de 2015, apesar de já contar com 1.000 encomendas, deve-se ao facto de se tratar da versão mais económica em termos de consumo de combustível do avião de corredor único lançado nos anos 80.

     

     

    Valor Econômico
    24/06/2011

    Rolls-Royce e Qantas

    A fabricante de motores Rolls-Royce chegou a um acordo com a Qantas Airways sobre a interrupção de fornecimento para sua frota após a explosão de uma turbina em pleno voo no ano passado. Segundo informações da Bloomberg, o acordo prevê o pagamento de US$ 101 milhões à companhia aérea. Os termos do processo são confidenciais. A Rolls-Royce afirmou que o incidente lhe custou US$ 90 milhões em 2010, "com alguns custos adicionais em 2011". "A indústria dará um suspiro de alívio", disse Sandy Morris, analista do Royal Bank of Scotland Group.

     

     

    Valor Econômico
    24/06/2011

    Biocombustível no ar

    A Air France-KLM terá aviões abastecidos por óleo de cozinha reutilizado a partir de setembro, segundo informações da Bloomberg. Mais de 200 voos da companhia entre Amsterdã e Paris usarão uma mistura entre combustível tradicional e óleo usado. Em comunicado, a empresa informou que o biocombustível é quase quimicamente idêntico à querosene e os motores dos aviões não precisarão ser adaptados. Aumentar o uso de biocombustíveis no transporte aéreo é ainda "extremamente desafiador", afirmou Camiel Eurlings, diretor-gerente da KLM.

     

     

    Valor Econômico
    24/06/2011

    Destaques - Valor Econômico

    Recorde da Airbus - A Airbus fechou esta semana uma série de contratos firmados ao longo dos quatro dias do Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Le Bourget, na França, com encomendas recordes de 730 aviões, estimadas em US$ 72,2 bilhões. A última operação foi um marco por ser a maior compra, com 200 exemplares do modelo A320 Neo adquiridos pela AirAsia, da Malásia, por US$ 18,2 bilhões. Das 730 encomendas, 418 corresponderam a negócios fechados (US$ 44 bilhões), e os 312 restantes - estimados em US$ 28,2 bilhões - são "memorandos de entendimento".

    Avianca vai às compras - Germán Efromovich, controlador da companhia aérea AviancaTaca, afirmou ontem que negocia com a Airbus e outro fabricante a compra de cerca de mais 50 aviões, sobretudo para operar no Brasil. À Reuters, Efromovich disse que as aeronaves a serem adquiridas seriam de envergadura semelhante às do acordo de compra que a empresa fechou na quarta-feira, de 51 aviões Airbus, por US$ 4,5 bilhões.

    Carteira da Embraer - A Embraer caminha para registrar em 2011 crescimento em sua carteira de pedidos de aviões comerciais após queda nos últimos três anos. Com as vendas de 39 aeronaves divulgadas em Le Bourget, praticamente empata o número de entregas para 2011 com as encomendas fechadas até agora no ano. Incluindo os contratos apresentados na feira, a Embraer conseguiu pedidos firmes por 99 aeronaves de janeiro a junho, enquanto a previsão de entregas é de 102 unidades até o fim do ano.

     

     


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