<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • https://www.correiobraziliense.com.br
    20/05/2024

    Anac autoriza operação de voos comerciais na base aérea de Canoas (RS)
    Objetivo é oferecer uma alternativa aeroportuária para a região metropolitana de Porto Alegre enquanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho permanece fechado, sem previsão de retomada
    Agência Estado

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação de voos comerciais, de passageiros e cargas, na base aérea de Canoas (Rio Grande do Sul). O objetivo é oferecer uma alternativa aeroportuária para a região metropolitana de Porto Alegre enquanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho permanece fechado, sem previsão de retomada, por causa dos danos causados pela crise climática.

    A decisão, tomada em reunião deliberativa extraordinária da Anac na sexta-feira, 19, será oficializada em publicação no Diário Oficial. A proposta de resolução foi aprovada por unanimidade.

    A operação da base aérea de Canoas será feita pela Fraport, concessionária responsável pela gestão do Salgado Filho, durante período de calamidade pública resultante de eventos climáticos, segundo o diretor-presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira. Ele destacou que a companhia manifestou interesse e tem a expertise necessária.

    "O Ministério de Portos e Aeroportos solicitou à agência as providências cabíveis para viabilização da operação de Canoas para garantir a conectividade da região e oferta de serviços aéreos para população na região metropolitana de Porto Alegre", afirmou Pereira.

    Órgãos consultados pela Anac deram parecer favorável à resolução diante do "cenário de excepcionalidade e necessidade de uma resolução célere". A Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA), por exemplo, concluiu que a gestão do risco de forma conjunta entre a concessionária, operadores aéreos e autoridade militar trazem a robustez necessária para que a base de Canoas seja aberta para operação civil de aeronaves.

    No dia 14, a Anac determinou a suspensão imediata da venda de passagens aéreas para o Aeroporto Salgado Filho. A autarquia afirmou que a situação do aeroporto só poderá ser analisada após a diminuição do volume de água no terminal e da avaliação dos danos ocorridos.

    A Fraport reforçou que, no momento, não há uma estimativa de data para a retomada das operações no terminal atingido pelas enchentes que afetam o Estado desde o final do último mês.

     

     

    Aeroin
    20/05/2024

    Anunciada grande encomenda de aviões da família Airbus A320neo pelo grupo Saudia
    MURILO BASSETO

    O novo pedido do grupo árabe é composto de 12 aeronaves A320neo e 93 aeronaves A321neo. Isso aumenta o backlog de pedidos de aeronaves Airbus da Família A320neo do Saudia Group para 144.

    A Arábia Saudita está buscando criar oportunidades sem precedentes para a aviação global por meio da Estratégia Nacional de Turismo Saudita, que visa mais de 150 milhões de turistas até 2030. Este pedido desempenhará um papel significativo no fortalecimento da ambição do Reino de se tornar um dos principais destinos turísticos globais.

    O acordo foi anunciado no Future Aviation Forum em Riade, Arábia Saudita, na presença de S.E. Saleh bin Nasser AIJasser, Ministro dos Transportes e Serviços Logísticos do Reino da Arábia Saudita, S.E. Eng. Ibrahim Al-Omar, Diretor Geral do Saudia Group e Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas do negócio de Aeronaves Comerciais da Airbus.

    O Diretor Geral do Saudia Group disse:

    “A Saudia tem objetivos operacionais ambiciosos para atender à crescente demanda. Estamos aumentando voos e capacidade de assentos em nossos mais de 100 destinos existentes em quatro continentes, com planos para mais expansão. O progresso da Visão Saudita 2030 está atraindo mais visitas, turistas, empreendedores e peregrinos a cada ano. Isso motivou nossa decisão de garantir este acordo significativo, que criará empregos, aumentará o conteúdo local e contribuirá para a economia nacional.”

    O Vice-Presidente Executivo de Vendas do negócio de Aeronaves Comerciais da Airbus disse:

    “As novas adições de aeronaves da Família A320neo desempenharão um papel vital na contribuição para o ambicioso plano Visão 2030 da Arábia Saudita. Isso permitirá a estratégia do Saudia Group de avançar as capacidades de aviação do Reino, permitindo que ambas as companhias aéreas se beneficiem da excepcional eficiência da Família A320neo, economia superior, maior nível de conforto para os passageiros, bem como menor consumo de combustível e emissões.”

    Informações da Airbus

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>