<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • https://www.estadao.com.br
    18/05/2024

    Vídeo: avião com 468 pessoas a bordo tem fogo em motor ao decolar e precisa retornar ao aeroporto
    Aeronave transportava 468 passageiros, a maioria peregrinos muçulmanos a caminho de Meca
    Por Clayton Freitas

    O motor de um Boeing 747-400 pegou fogo ao decolar do aeroporto de Sultan Hasanuddin International Airport, em Makassar, na Indonésia, na última quarta-feira, 15. De propriedade da Terra Avia, ele estava a serviço de outra companhia aérea, a Garuda Indonesia, na rota ta Makassar-Madinah (Indonésia-Arábia Saudita).

    Segundo informações do site Aviation Safety Network (ASN), um banco de dados que cataloga incidentes aéreos, o problema ocorreu às 15h37 da quarta no motor número 4 da aeronave. Com isso, o voo precisou entrar em padrão de espera na costa do país e voltou a pousar no Hasanuddin International Airport 90 minutos depois.

    Ninguém se feriu. Os passageiros foram acomodados em hotéis e, horas mais tarde, realocados em outro voo para continuar a viagem. Citando Irfan Setiaputra, diretor presidente da Garuda Indonesia, o noticiário de TV local Liputan 6 informou que a aeronave passará por uma inspeção minuciosa antes de poder voltar novamente.

     

     

    Aeroin
    18/05/2024

    Avianca recicla 440 toneladas de resíduos em 2023 e reforça compromisso ambiental e social
    Juliano Gianotto

    A avianca informa que conseguiu reciclar mais de 440 toneladas de resíduos durante 2023, o que corresponde a 44% do total gerenciado pelos programas de reciclagem de Bogotá, Medellín e Quito, na Colômbia.

    Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento, apenas 4,5% dos resíduos gerados na América Latina são reciclados. Na Colômbia, de acordo com o Departamento Administrativo Nacional de Estatística, apenas 11% dos resíduos são reciclados.

    Impacto Social e Alianças

    Conforme noticia o Aviacionline, graças a esses programas, a companhia aérea também beneficiou 50 mulheres chefes de família através do estabelecimento de alianças com organizações de reciclagem, criando emprego e dignificando o seu trabalho. Essas mulheres ficaram encarregadas de acessar os centros de coleta da avianca em Bogotá para coletar e processar os resíduos.

    Além disso, para apoiar os diferentes territórios onde atua e fornecer soluções em locais que não possuem programas de reciclagem, a avianca busca estabelecer alianças que lhe permitam gerar resultados positivos. Juntamente com a Ecoventura, a companhia contribuiu para a redução do impacto ambiental nas Ilhas Galápagos através do transporte gratuito de resíduos aproveitáveis das ilhas para Quito, resultantes da atividade turística.

    Compromisso Ambiental da avianca

    “Na avianca, temos consciência do nosso impacto ambiental e trabalhamos para reduzir e compensar os efeitos da nossa operação nos ambientes onde atuamos. Há algum tempo, estabelecemos o objetivo de sermos cada vez mais responsáveis com os resíduos gerados, incentivando um duplo impacto: ambiental, com o processo de reciclagem, e social, ao gerar emprego para mulheres chefes de família que têm na reciclagem sua principal fonte de renda”, disse Andrés Muñoz, gerente de gestão ambiental da avianca.

    Muñoz acrescentou que “sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer. Atualmente, estamos empenhados em garantir que haja cada vez mais pontos onde possamos implementar estações de reciclagem e parcerias. Continuaremos firmes em nosso propósito de sermos cada vez mais sustentáveis ao longo do tempo.“

    Inovações para Reduzir o Desperdício

    Além disso, com o objetivo de gerar menos resíduos, a avianca lançou recentemente um novo kit de amenidades para a Classe Executiva com alterações significativas a favor do meio ambiente.

    A companhia aérea substituiu a embalagem plástica da sacola protetora por um cinto de papel reciclável, eliminou a bolsa para fones de ouvido, implementou embalagens de tecido para cobertores na Classe Executiva Superior e na Classe Executiva Noturna, e substituiu os itens de acrílico por copos reutilizáveis para atendimento.

     

     

    Aeroin
    18/05/2024

    Piloto realiza pouso de emergência de barriga após avião apresentar falha no trem de pouso
    JULIANO GIANOTTO

    De acordo com informações do The Aviation Herald, o incidente envolveu um Shorts 360, registrado sob a matrícula N916GD, que estava realizando o voo de carga F4-2203 de San Juan, Porto Rico, para St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas.

    Conforme relatado pela Autoridade Aeroportuária de St. Croix, a aeronave cargueira da Air Flamenco, operada pela empresa de táxi aéreo Air Charter, realizou um pouso de barriga na pista 10 do aeroporto após uma falha na extensão do trem de pouso. Felizmente, não houve feridos.

    A pista ficou fechada entre 08h55 e 11h38. A aeronave permaneceu no solo em St. Croix por aproximadamente 57 horas antes de voar em um translado até San Juan. Não há maiores informações divulgadas sobre os danos sofridos.

     

     

    Aeroin
    18/05/2024

    Programa Eurodrone da Airbus alcança marco importante ao ter a Revisão do Projeto Preliminar concluída
    Juliano Gianotto

    Em um marco significativo em seu desenvolvimento, o programa Eurodrone concluiu com sucesso sua Revisão do Projeto Preliminar (PDR). Liderado pela Airbus Defence and Space como contratante principal, essa conquista foi celebrada com representantes da OCCAR (Organização Conjunta de Cooperação em Armamento) e das quatro nações clientes participantes—França, Alemanha, Itália e Espanha—juntamente com os três principais subcontratantes: Airbus Defence and Space Spain, Dassault Aviation e Leonardo.

    A PDR significa que o design inicial do Eurodrone amadureceu o suficiente, permitindo que o projeto avance para a fase de design detalhado. Esta progressão é o resultado de extensas avaliações técnicas, incluindo Testes em Túnel de Vento para verificar a configuração aerodinâmica do drone, revisões abrangentes de design para garantir a capacidade operacional, e a validação de um Gêmeo Digital (cópia digital criada por escaneamento da aeronave) totalmente representativo. O programa Eurodrone integra tanto as filosofias de design físicas quanto as digitais, aproveitando o conhecimento acumulado para melhorar a eficiência do desenvolvimento.

    Entrando na próxima fase, o programa trabalhará para alcançar a Revisão Crítica do Projeto (CDR). A CDR finalizará a arquitetura e o design do sistema, preparando o caminho para as fases subsequentes de produção e implantação.

    “Realizar a Revisão do Projeto Preliminar para o desenvolvimento do Eurodrone representa um passo importante para este programa de defesa europeu fundamental,” disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “Isso mostra um verdadeiro esforço conjunto e espírito de colaboração de todos os parceiros industriais e da comunidade de Clientes para garantir a soberania e independência europeia neste segmento crítico de capacidade ISTAR de longa duração e sem tripulação.”

    Equipado com tecnologia inovadora e de ponta, o Eurodrone está prestes a se tornar uma pedra angular dos futuros sistemas de combate aéreo. Ele desempenhará um papel crucial na prevenção de conflitos internacionais e na gestão de crises, garantindo a superioridade operacional para as nações participantes, particularmente em missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR).

    Informações da Airbus

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>