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  • https://jornalperiscopio.com.br
    20/04/2024

    Museu da TAM será transferido para Itu

    O acervo do antigo museu da TAM, o “Asas de um Sonho”, será transferido para Itu. A informação foi dada primeiramente pelo jornal “O Globo”. O acervo será assumido por Marcos Amaro, que é empresário da aviação e mecenas, além de ser filho do Comandante Rolim Amaro (fundador da TAM) e responsável pelo Centro Cultural Fábrica São Pedro, onde ficará o acervo de mais de 100 aviões, incluindo uma réplica do 14-Bis de Santos Dumont.

    O museu atualmente ocupa um hangar de 25 mil m² no Aeroporto de São Carlos, mas está há anos fechado. Havia uma promessa da Prefeitura de São Carlos colaborar com a reativação do museu, mas isso não ocorreu. Segundo a AERO Magazine, o primeiro avião da TAM, um Cessna 140, que pertencia ao Comandante Rolim, e que foi também o avião que Marco Amaro fez seu voo solo, já está em Itu, em uma área de destaque.

    A expectativa, segundo o jornal “O Globo”, é que o museu seja aberto em Itu ainda no primeiro semestre. Para isso, Marcos Amaro deverá contar com apoio da iniciativa privada e também do Poder Público. O anúncio da vinda do Museu da TAM para Itu animou o prefeito Guilherme Gazzola (PP), que já divulgou a notícia em suas redes sociais.

    A vinda do Museu da TAM para Itu fortalece o turismo e a cultura de Itu e região, que já conta com o próprio Museu Fama (idealizado por Marcos Amaro), por exemplo. A localização da cidade, a cerca de 100 km da capital São Paulo, também foi um importante fator para a transferência do acervo.

    À Revista ASAS, Marcos Amaro confirmou que parte da mostra poderá estar em exibição ainda este semestre. Terão prioridade os caças Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair e Messerschmitt Bf-109, da Segunda Guerra Mundial, e os Fokker 100 e Fokker 27 operados no passado pela TAM. Atualmente, o acervo está em um espaço da companhia Latam, criada em 2010 a partir da fusão da TAM com a chilena LAN.

     

     

    https://horadopovo.com.br
    20/04/2024

    Engenheiro da Boeing relata desprezo da empresa pela segurança dos aviões

    “Eu tenho sérias preocupações sobre a segurança dos Boeing 787 e 777 e eu estou disposto a enfrentar um risco profissional para relatá-las”, afirmou no Senado dos EUA o engenheiro Sam Salehpour, que também citou “ameaças com violência” por parte dos seus superiores.

    Na quarta-feira (17), em duas audiências do senado dos Estados Unidos, a Boeing foi denunciada por más práticas na fabricação de seus aviões. Um dos denunciantes, o engenheiro Sam Salehpour, testemunhou que a Boeing tornou como política da empresa uma “cultura de falta de segurança” e que ao reportar problemas para seus superiores foi intimidado e até “ameaçado com violência”.

    “Eu tenho sérias preocupações sobre a segurança dos aviões 787 e 777 e eu estou disposto a tomar um risco profissional para relatar sobre estes fatos”, disse o engenheiro.

    Em seu testemunho, Salehpour descreveu que na fabricação de seus aviões, a Boeing tem usado métodos fora das normas, como pessoas pulando em cima das partes do avião para fazê-las se encaixar e selar o espaçamento entre as partes do avião, deixando um espaço maior que 5 milésimos de polegada, acima das especificações da própria empresa.

    A defesa da Boeing discordou dizendo que o espaçamento de 5 milésimos é de um fio de cabelo ou duas folhas de papel e que as especificações da própria empresa Boeing são muito exageradas. Salehpour, respondeu que “operando a 35 mil pés, o espaçamento de um fio de cabelo pode ser um caso de vida ou morte.”

    Ao tentar relatar esses problemas na fabricação dos aviões aos superiores, Salehpour descreveu que houve uma reação negativa por parte dessas pessoas na empresa. E que ao testemunhar esses problemas no senado americano, ele o fazia a com convicção de que a Boeing estava “colocando aviões defeituosos”.

    “Eu fui ignorado. Disseram-me para não criar atrasos. Disseram-me, francamente, para calar a boca”. Ele também denunciou que funcionários que relatam problemas são “ignorados, marginalizados, ameaçados, ou pior.”

    “Quando eu trago alguma coisa para meu chefe, ele me impede de documentar ou enviar informação. Quando um gerente de qualidade diz para não enviar um assunto a um especialista … Isso é preocupante”.

    Salehpour também disse ter instado a Boeing a suspender todos os jatos 787 para inspeção. Por sua vez, a Administração Federal de Aviação dos EUA afirmou estar investigando as alegações de que a Boeing tomou atalhos para reduzir gargalos de produção ao fabricar o 787.

     

     

    https://www.aeroflap.com.br
    20/04/2024

    Após críticas na fuselagem do 787 Dreamliner Boeing emite nota

    Essa semana em audiência no Senado Americano o ex engenheiro da Boeing Sam Salehpou fez graves acusações sobre a fuselagem do Boeing 787 Dreamliner e retaliação sobre os funcionários.

    A empresa emitiu uma nota em destaque no seu site oficial que as acusações são infundadas e que incentiva todos os funcionários a se manifestarem quando surgirem problemas. A retaliação é estritamente proibida na Boeing.

    Em nota ela mostra todo o processo de testes do 787, resistência de fuselagem onde as asas foram submetidas a 150% a mais de carga do que a aeronave encontrará em voo.

    Em audiência no Senado Salehpour alegou que os trabalhadores de uma fábrica da Boeing usaram força excessiva para prender seções da fuselagem do Dreamliner. A força extra poderia comprometer o material composto de carbono usado na estrutura do avião, disse ele.

    O engenheiro disse que estudou os próprios dados da Boeing e concluiu “que a empresa está adotando atalhos de fabricação no programa 787 que poderiam reduzir significativamente a segurança e o ciclo de vida do avião”.

    Salehpour também disse que quando levantou preocupação sobre o assunto, seu chefe perguntou se ele estava “dentro ou fora” – parte da equipe ou não. “’Você vai simplesmente calar a boca?’ … foi assim que interpretei”, disse ele.

    Segue nota oficial da Boeing

    https://www.boeing.com/commercial/787/quality-info#structural-testing

     

     

    Aeroin
    20/04/2024

    Item sem dono a bordo de avião ATR 72 provoca medo de segurança, pouso de emergência e ação policial
    CARLOS FERREIRA

    Uma aeronave da irlandesa Aer Lingus, do modelo ATR 72-600 foi desviada de volta para o Aeroporto de Birmingham depois de ter sido encontrado um “artigo não declarado” a bordo do avião enquanto voava para o aeroporto de Belfast, na Irlanda do Norte.

    O ATR 72-600, operado pela Emerald Airlines, efetuou uma aterrissagem de emergência e o Aeroporto de Birmingham suspendeu todos os voos por algumas horas. Quatro veículos blindados e oficiais especialistas foram vistos dirigindo-se para a aeronave isolada para inspeção.

    Um feed ao vivo do incidente foi transmitido no YouTube, mostrando dezenas de passageiros saindo do avião.

    Depois de a polícia ter terminado a inspeção da aeronave e do “artigo não declarado”, o risco foi removido e o aeroporto retomou às operações. A Polícia de West Midlands confirmou que o incidente estava encerrado após constatação de que não havia nada perigoso a bordo do volume “sem dono”.

    “Todos os passageiros e tripulantes foram evacuados em segurança e oficiais especialistas, incluindo a unidade de cães, revistaram o avião”, acrescentou a Polícia de West Midlands.

    O aeroporto de Birmingham reabriu às 18h locais, tendo muitos dos voos da noite sido posteriormente adiados e alguns até anulados.

    “Podemos confirmar que um item não declarado descoberto no voo regional Aer Lingus EI-3647, operado pela Emerald Airlines, de Birmingham a Belfast, hoje, não era um risco de segurança. Nossas equipes estão atualmente trabalhando para acomodar passageiros afetados”, disse um porta-voz de Aer Lingus.

     

     


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