<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Aeroin
    13/04/2024

    LATAM respondeu por 54% do crescimento do volume de passageiros no Brasil em 2023
    CARLOS FERREIRA

    Com um crescimento de 32 milhões para 39 milhões de passageiros domésticos e internacionais no Brasil em 2023, a LATAM foi a companhia aérea que mais contribuiu com o crescimento da aviação comercial no País em relação a 2022.

    Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM respondeu por 54% do crescimento do volume de passageiros no Brasil em 2023, quando o setor viu os embarques de todas as companhias aéreas saltarem de 88 milhões para 99 milhões, um crescimento setorial de 13% em relação a 2022.

    O protagonismo reflete os investimentos e compromisso do grupo LATAM com o Brasil, para onde direcionou 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica em 2023. Os destinos fora dos hubs (centro de conexões) de Guarulhos e Brasília mais procurados em 2023 pelos passageiros da LATAM foram Rio de Janeiro (2,5 milhões de passageiros), Fortaleza (1,4 milhão de passageiros), Porto Alegre (1,2 milhão de passageiros), Curitiba (932 mil passageiros) e Salvador (930 mil passageiros).

    Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2024, prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

    Atualmente, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o mundo com o Brasil, com voos diretos e indiretos para o País a partir de 90 aeroportos no exterior. Essa realidade também reflete nos dados da ANAC. Em 2023, a LATAM foi responsável por 2,8 milhões de desembarques internacionais no Brasil, o que representa 65% de todos os passageiros que chegaram ao País em voos de companhias aéreas brasileiras no período.

    No período, a companhia inaugurou operações diretas do Brasil para Los Angeles (EUA) e Joanesburgo (África do Sul), além de quatro novas rotas fora do eixo Rio-São Paulo: Belo Horizonte-Santiago, Florianópolis-Santiago, Brasília-Lima e Porto Alegre-Santiago. Para 2024, a LATAM já iniciou a venda de passagens e a data de inauguração da rota Brasília-Santiago: 1º de junho.

     

     

    Aeroin
    13/04/2024

    Será ponto final e avião que fez pouso em campo de trigo na Rússia não será devolvido aos céus
    CARLOS FERREIRA

    A companhia aéreal russa Ural Airlines revelou que decidiu remover definitivamente de serviço o Airbus A320, que se tornou notícia ao realizar uma aterrissagem de emergência em um campo de trigo próximo à cidade de Novosibirsk. A informação foi divulgada à agência TASS pelo departamento de imprensa da empresa.

    “Segurança em voo é uma premissa inegociável. Levamos todos os riscos em conta e, após uma cuidadosa avaliação, preferimos nos retirar do uso a referida aeronave para operações comerciais, especialmente diante da ausência de suporte do fabricante, a Airbus, nas circunstâncias atuais”, informou o setor de comunicação da Ural Airlines.

    Para relembrar o incidente, em setembro de 2023, este avião, pertencente à frota da Ural Airlines, estava realizando um trajeto de Sochi a Omsk e, por razões técnicas, pediu autorização para desviar ao aeroporto de Novosibirsk.

    Segundo informações fornecidas pela Direção Regional Principal do Ministério de Situações de Emergência, a aeronave acabou por realizar tal procedimento não no aeroporto, mas em um campo de trigo situado em Ubinsky, um distrito da região de Novosibirsk, supostamente por falta de combustível.

    Na ocasião, 167 pessoas estavam a bordo do Airbus A320, o que inclui a tripulação, formada por 6 membros, e 23 crianças. Em decorrência do pouso forçado, 5 passageiros necessitaram de atendimento médico.

    Custo

    A Ural Airlines desembolsou mais de 10 milhões de rublos (cerca de 110 mil dólares) na manutenção do Airbus A320 que teve que aterrissar de emergência. O custo total desse incidente somou cerca de 9,27 milhões de rublos, abarcando gastos com preservação das aeronaves, cerca, contêineres, além de um pagamento de 1,2 milhão de rublos à propriedade coletiva.

    A investida ainda considerou um desembolso de 220 mil rublos para indenizar a colheita que foi prejudicada. Além disso, somam-se os custos referentes à manutenção da aeronave, igualmente estimados em milhões de rublos, pontuou a assessoria de comunicação da Ural Airlines.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>