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  • Aeroin
    03/04/2024

    Veja como assistir hoje, ao vivo, ao lançamento do programa “Asas para Todos”
    MURILO BASSETO

    Em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira, 3 de abril, a partir das 15h no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília (DF), e transmitida ao vivo, a ANAC e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) farão o lançamento oficial do programa que vai aperfeiçoar a aviação civil brasileira: o Asas para Todos.

    A transmissão poderá ser assistida diretamente no canal da Agência no YouTube ou no player disponibilizado a seguir:

    O Asas para Todos tem o objetivo de fomentar a diversidade, a inclusão e a capacitação no setor aéreo. A programação do evento de lançamento inclui a assinatura de protocolo de intenções com empresas e associações do segmento, além da formalização de um acordo de cooperação técnica entre ANAC, MPor e mais quatro ministérios: do Turismo; das Mulheres; da Igualdade Racial; e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

    O evento será finalizado com a apresentação de iniciativas de acessibilidade adotadas pelas principais empresas aéreas que atuam no Brasil, seguida da entrega de um prêmio para incentivar o investimento na temática por companhias aéreas e operadores aeroportuários.?

    O programa já tem 15 projetos em andamento, associados a três subprogramas: formação e capacitação, inclusão e diversidade, e mulheres na aviação.

    A identidade visual do programa Asas para Todos foi cuidadosamente concebida para refletir os três pilares fundamentais da iniciativa: a inclusão de mulheres, representada pelo roxo; a diversidade, simbolizada pelo azul; e a formação, expressa pelo laranja.

    O Asas para Todos faz parte da política de sustentabilidade da Agência e foi idealizado para ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil, por meio de ações educativas e inclusivas e de combate a práticas discriminatórias e racistas.

    As iniciativas são direcionadas a estudantes de baixa renda, pessoas LGBTQIA+, negras e com deficiência, profissionais da área, passageiros e servidores da ANAC.

    Os projetos em andamento e outras informações sobre o programa estão disponíveis no hotsite Asas para Todos, que pode ser acessado clicando aqui.

    Informações da ANAC

     

     

    Aeroin
    03/04/2024

    NASA faz a última missão com o seu lendário avião Douglas DC-8, que já tinha mais de 50 anos de voos
    CARLOS MARTINS

    Um clássico Douglas DC-8-72, registrado como N817NA, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA), fez sua última missão operacional, encerrando mais de 50 anos de serviço para diversas companhias aéreas e organizações. Em sua última fase, a aeronave era utilizada para coleta de dados científicos e monitoramento da atmosfera.

    Nesta manhã do dia 2 de abril, o DC-8 pousou no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Palmdale, Califórnia, após uma longa missão na Ásia-Pacífico. Juntamente com pesquisadores internacionais, a última missão da aeronave para a agência espacial americana foi examinar a qualidade do ar na Ásia como parte de uma iniciativa global para entender melhor o ar que respiramos.

    Em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Coreia (NIER), a missão de Pesquisa Aerotransportada e por Satélite da Qualidade do Ar na Ásia (ASIA-AQ) coleta dados atmosféricos detalhados em várias partes da Ásia.

    Olhando para o futuro e com o objetivo de continuar os estudos científicos e o monitoramento da atmosfera que estão em andamento atualmente, no final de 2022, a NASA decidiu adquirir um Boeing 777-200ER que pertencia à Japan Airlines por U$$30 milhões de dólares, como informa o Aviacionline.

    Com o número de série 32892/435, o avião estava estocado em Victorville, na Califórnia, desde maio de 2020. Em dezembro de 2022, a aeronave voou com a matrícula americana N774LG para a Base da Força Aérea de Langley, onde será modificada no Centro de Pesquisa Langley da NASA.

    Breve história do DC-8 da NASA

    O DC-8-72, registrado como N817NA, é um avião de passageiros modificado para funções de laboratório. É usado para coletar dados para experimentos em apoio a projetos que servem à comunidade científica mundial. Foi construído em 1969 e adquirido pela NASA em 1985.

    A aeronave foi produzida na fábrica da Douglas em Long Beach, Califórnia. Voou pela primeira vez em 1969 e foi entregue à Alitalia sob o registro I-DIWK e o nome Giacomo Puccini.

    Depois de operar por dez anos para a companhia italiana, passou para as mãos da Braniff International Airways entre 1979 e 1982. O DC-8 ficou estocado até 1984, quando foi adquirido pela Quiet Nacelle Corporation, que também substituiu seus motores JT3D por CFM56 mais eficientes.

    Finalmente, em 1986, sob o registro N801BA, a NASA incorporou o DC-8 para realizar estudos sobre a atmosfera, emissões de gases poluentes e outros experimentos semelhantes como suas principais missões. Está previsto que a aeronave seja exibida em Idaho antes de ser encaminhada para um museu.

     

     


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