Avançar >   Última >>
  • G1 - o Globo
    14/01/2021

    Avião para buscar 2 milhões de doses de vacina na Índia decola nesta quinta, diz Pazuello
    As doses são da vacina de Oxford, importadas do laboratório Serum. Transporte do imunizante será feito pela Azul, que diz que o voo parte de Recife na quinta (14), às 23h, para buscar as vacinas.

    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o avião para buscar as duas milhões de doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Serum decola nesta quinta-feira (14) para a Índia (veja vídeo acima). O imunizante é desenvolvido pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

    No dia 2 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação das duas milhões de doses da vacina. Será a primeira operação comercial do 787 Dreamliner da LATAM Chile em Belo Horizonte, e a segunda do 787-9, que em 2020 pousou em Confins num fretamento da Aeroméxico.

    Segundo Pazuello, as doses devem chegar no Brasil no dia 16 de janeiro. "É o tempo de viajar, apanhar e trazer, já está com documento de importação pronto [...]. Então quando nós tivermos a posição da Anvisa, temos material para distribuir e temos capacidade para vacinar no país todo", disse.

    A aérea Azul, que vai fazer o transporte das doses, informou após a declaração do ministro que o voo está programado para partir de Recife (PE) na quinta-feira (14), às 23h, com destino a Mumbai. A carga é estimada em 15 toneladas. Serão 15 horas de voo, com desembarque previsto no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 15h. A aeronave está na manhã de quinta-feira em Campinas, de onde decola às 13h para o Recife.

     

     

    Aeroin
    14/01/2021

    Latam terá voos da Austrália para Minas Gerais com o Boeing 787

    A pandemia segue trazendo rotas inéditas para o Brasil, sendo que a próxima terá origem do outro lado do mundo. Apesar de ter uma escala, o voo da Austrália para Minas Gerais ilustra bem os tempos excepcionais em que vivemos.

    A rota inédita será executada pela LATAM Chile com um dos seus Boeing 787-9 Dreamliner, maior jato da divisão chilena do grupo. No total, serão dois voos cargueiros na rota Sydney – Santiago – Belo Horizonte, com carga ainda não divulgada. Esse trajeto longo, que levará em torno de 19 horas, contando o tempo de parada na capital chilena.

    A previsão é que o primeiro avião decole de Sydney ao meio-dia do dia 15, chegando a Santiago às 8h15 do mesmo dia. Do Chile, o jato decola às 10h15 para Belo Horizonte, onde pousa às 14h15. O voo de retorno para o Chile será 15h50 do mesmo dia.

    A operação será repetida no dia 19 com mesmo itinerário e horários, que são colocados aqui como horário local.

     

     

    Aeroin
    14/01/2021

    Azul fará o seu voo mais longo para buscar vacinas na Índia
    A Azul Linhas Aéreas está prestes a voltar a voar para a Ásia, num voo inédito para a Índia que vai trazer ao Brasil lotes de vacinas contra o Coronavírus.
    Carlos Martins

    Esse será um voo direto e inédito de Recife para Mumbai, maior cidade da Índia. Lá, serão embarcadas 2 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca, no que será o voo mais longo já feito pela empresa brasileira.

    A vacina desenvolvida pela Universidade britânica de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, tem 70% de eficácia global e no Brasil será produzida pela Fiocruz, mas as primeiras doses já serão da composição pronta para a aplicação.

    Todo o trajeto percorrido pela Azul será de 12.174 quilômetros em linha reta, que serão cumpridos em 14 horas de voo sem paradas. O avião escolhido para a missão é o Airbus A330-900neo, o maior jato da companhia.

    Trajetória do voo estimada – GCMap

    Este voo marca a primeira visita da Azul à Índia, mas não a primeira vez na Ásia, já que a empresa fez dezenas de voos para a China em 2020, com parada nos Países Baixos, para buscar equipamento médico de combate à pandemia. O voo irá partir do Recife amanhã, 14 de janeiro, às 23h00, chegando apenas às 21h30 do dia 15 em Mumbai. Todos os horários citados são locais.

    Os dados do voo já estão disponíveis em ferramentas de rastreamento como FlightRadar24 e FlightStats. Também será a primeira vez que um voo ligará Recife à Índia sem escalas.

    A expectativa é que o jato retorne ao Brasil até o dia 18, quando será feita uma entrega oficial da vacina com a presença de Jair Bolsonaro, segundo reporta a CNN Brasil.

     

     


    Avançar >   Última >>