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  • Noticias ao Minuto.com
    11/04/2013

    Alterações climáticas duplicam turbulência em voos

    O dióxido de carbono libertado na atmosfera terreste, que está na origem das alterações climáticas, tem impacto na biodiversidade mas também nas viagens de avião. De acordo com dois investigadores britânicos, os voos ficarão mais agitados, podendo mesmo duplicar o nível actual de turbulência, escreve o Diário de Notícias.

    Dois investigadores britânicos levaram a cabo um estudo que revelou uma relação entre a mudança climática e a turbulência nos voos.

    A pesquisa, publicada na revista cientifica Nature Climate Change, adianta que a agitação pode mesmo duplicar a sua gravidade. A aviação é em parte responsável pelas alterações climáticas, mas os nossos resultados mostram pela primeira vez como as alterações climáticas poderão afectar a aviação, referem os dois investigadores, citados pelo Diário de Notícias.

    A aviação pode assim vir a ‘sofrer’ graças a um problema, pelo qual ela própria é responsável, pois produz uma parte substancial do dióxido de carbono a mais que está a ‘invadir’ a atmosfera.

    Pelas contas dos dois especialistas, o aumento de agitação nas viagens aéreas pode começar já dentro de 35 anos, sendo que os episódios de grande turbulência podem crescer entre 40 e 170%.

     

     

    Valor Econômico
    11/04/2013

    Airbus Military busca parceiros no Brasil
    Virgínia Silveira

    A Airbus Military busca parcerias com empresas brasileiras do setor aeroespacial e de defesa para ter uma presença industrial do grupo no país. A empresa europeia não descarta a aquisição de companhias nacionais de pequeno porte que atuam na área de manutenção e reparos de aeronaves.

    O primeiro passo na estratégia da companhia europeia será dado com a instalação de um centro de serviços e manutenção para a frota de aeronaves da marca, operadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), informou o diretor regional de Vendas da companhia para a América Latina, Eduardo Pérez Valverde. O centro deverá ser instalado em São Paulo ou no Rio de Janeiro e, em um segundo momento, poderá atender a frota de 110 aeronaves da companhia na América Latina.

    A FAB adquiriu, em 2005, um lote de doze aeronaves de transporte logístico C-295, fabricados pela unidade da Airbus Military na Espanha. A divisão militar da Airbus também fez a modernização de nove aeronaves de patrulha marítima P-3 para a FAB. A entrega do primeiro P-3 modernizado foi realizada em dezembro de 2011. "Já entregamos seis aeronaves até o momento e o restante será entregue até o fim deste ano", disse o executivo.

    Valverde estima que, num prazo de cinco anos, o potencial de vendas das aeronaves militares da Airbus no mercado latino-americano seja de 25 a 30 unidades. "Temos a expectativa de concretizar, até o fim deste ano, a venda de um segundo lote de aeronaves C-295 para a FAB", afirmou.

    Os contratos de vendas para a FAB, avaliados em mais de US$ 700 milhões, incluíram acordos de transferência de tecnologia. Uma das empresas beneficiadas por esses acordos, segundo o diretor da divisão militar da Airbus, foi a brasileira Atech, hoje controlada pela Embraer.

    Os engenheiros da Atech participaram do desenvolvimento do sistema de missão do P-3. Parte desse conhecimento vem sendo usado hoje pela Atech no desenvolvimento de sistemas críticos. A Airbus desenvolveu um projeto com a brasileira Sobraer, que capacitou a empresa para a produção de várias parte da fuselagem dos jatos da Embraer 170/190, assim como dos Legacy 450/500/600. Está previsto um plano de produção até 2015. A Sobraer tem fábrica em São José dos Campos..

    Outro resultado do acordo de compensação tecnológica originado da compra dos aviões da Airbus Military, segundo Valverde, foi a área médica brasileira, através da investigação com pesquisadores e universidades espanholas sobre a leishmaniose.

    No Brasil, a Airbus Military tem um escritório comercial desde 2010, mas o relacionamento da empresa com a FAB foi iniciado em 2005. "O Brasil é hoje um dos países mais ativos do mundo na área de defesa e também um dos que mais interessa para a Airbus Military se estabelecer a longo prazo", afirmou o executivo.

    Sobre a concorrência que a companhia acaba de perder para o fornecimento de duas aeronaves de reabastecimento para a FAB, vencida pela israelense IAI, o diretor da empresa disse que a decisão não afetou a parceria sólida que o grupo europeu possui com a Aeronáutica brasileira.

    Nosso projeto com o Brasil é de longo prazo. Viemos para ficar, disse. A Airbus disputou o contrato com o modelo A330 MRTT, que entrou em serviço em outubro de 2010 e possui 28 unidades vendidas para a Força Aérea da Austrália, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Inglaterra, além da França, que já confirmou a sua intenção de comprar o avião. Até o momento, a empresa entregou 12 aviões.

     

     

    Valor Econômico
    11/04/2013

    Tráfego da Latam sobe 7,7% em março
    Alberto Komatsu

    A Latam, holding da fusão entre a chilena LAN e a TAM Linhas Aéreas, teve crescimento de 7,7% no tráfego total de passageiros em março, na comparação anual Esse resultado inclui os mercados domésticos e internacionais. A oferta de assentos do grupo aumentou 4,2% no mês passado, em relação a março de 2012. A taxa média de ocupação dos aviões da Latam subiu 2,5 pontos percentuais, para 76,9% em março.

    O fluxo de passageiros da Latam nos países de língua espanhola (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia) teve aumento de 14,9% em março, na comparação anual. O aumento médio de capacidade nesses mercados foi de 13%, enquanto a taxa média de ocupação dos aviões ficou em 78,3%, expansão de 1,3 ponto percentual ante igual mês do ano passado.

    O tráfego de passageiros no Brasil, por meio da TAM, teve crescimento de 3,8% em março em relação ao mesmo mês de 2012. A oferta de assentos teve redução de 11% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa média de aproveitamento dos aviões foi de 73,1%, uma expansão de 10,4 pontos percentuais, na comparação anual.

    Nos voos internacionais de longo curso, o fluxo de passageiros transportados registrou crescimento de 8,1% no mês passado ante março de 2012. A capacidade da Latam nesses mercados teve aumento de 13,3% na mesma base de comparação, com redução de 3,8 pontos percentuais na taxa média de ocupação dos aviões, para 78,7%.

    No mês passado, o transporte de cargas da Latam teve variação positiva de 0,4%, na comparação com março do ano passado.

    A Latam também anunciou ontem que a LAN Colômbia promoveu um aumento de 47% na oferta de assentos nos voos diários de Bogotá para São Paulo e Miami (Estados Unidos).

    Isso foi possível com a incorporação de três aviões novos da americana Boeing, modelo 767, o equivalente a um investimento de US$ 360 milhões.

    O aumento de 47% na capacidade dos voos de Bogotá para São Paulo e Miami aconteceu porque o 767 transporta 238 passageiros. A aeronave usada anteriormente nesses voos, o A320, da europeia Airbus, transportava 162 pessoas.

    A LAN Colômbia é a subsidiária da chilena LAN que faz a operação no mercado colombiano, considerado como mercado doméstico pela holding Latam.

     

     


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