<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Jornal da Globo
    03/01/2013

    Aviação comercial registra ano mais seguro em meio século de estatísticas
    Foram apenas quatro acidentes com vítimas fatais em jatos de grande porte.

    No mundo inteiro, a aviação comercial registrou em 2012 o ano mais seguro no último meio século de estatísticas. Foram apenas quatro acidentes com vítimas fatais envolvendo jatos de grande porte comerciais, o menor número desde a década de 1960.

    Os dois maiores, no Paquistão e na Nigéria, ocorreram em áreas conhecidas tradicionalmente por problemas de segurança no setor aéreo.

    Segundo a Aviation Safety Network, um portal que monitora acidentes aéreos no mundo inteiro, o aumento da segurança é digno de nota, sobretudo diante do crescimento global do número de passageiros.

    No mundo inteiro, 2,9 bilhões de pessoas viajaram de avião em 2012, crescimento de 5,5%. Há preocupação, porém, com dois segmentos: o de jatos executivos e o de turbohélices.

    O maior acidente no Brasil citado nas estatísticas foi um turbohélice que se acidentou no ano passado pousando em Juiz de Fora, Minas Gerais, matando as oito pessoas a bordo.

     

     

    Jornal Dia a Dia.com.br
    03/01/2013

    vc repórter: problema técnico faz avião retornar a aeroporto do Rio

    Um avião da companhia aérea Avianca decolou do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, às 21h56 de sábado em direção à Brasília, mas precisou retornar à capital fluminense por problemas técnicos pouco menos de duas horas depois de partir.

    De acordo com a companhia aérea, o voo 6216 estava mais próximo do aeroporto do Rio de Janeiro do que da capital federal e o comandante preferiu retornar ao seu ponto de partida.

    A Avianca comunicou ainda que os passageiros foram acomodados da melhor forma possível e embarcaram para Brasília na manhã deste domingo.

     

     

    Estadão Online
    03/01/2013

    Passageiros continuam passando calor no Santos Dumont, mesmo após multa
    Infraero diz que o problema já foi solucionado e culpa as altas temperaturas que têm sido registradas no Rio
    GLAUBER GONÇALVES

    Mesmo depois de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciar uma multa de R$ 250 mil à Infraero pelas falhas no sistema de ar-condicionado no aeroporto Santos Dumont, no Rio, passageiros que circularam nesta quarta-feira, 2, pelo terminal sofreram com o calor. Treze dias depois do primeiro problema, ventiladores instalados pela estatal e por funcionários de companhias aéreas e de lojas tentavam amenizar a situação.

    Apesar das reclamações dos passageiros, a Infraero diz que o problema já foi solucionado. A estatal culpa as altas temperaturas que têm sido registradas no Rio pelo calor no aeroporto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura variou entre 22ºC e 37ºC na cidade.

    De acordo com a empresa, medições feitas no Santos Dumont apontam que a temperatura no local têm ficado em torno de 25ºC. A companhia informa ainda que o equipamento que havia tido problema já foi consertado e que um adicional continua funcionando temporariamente.

    Quem passou nesta quarta pelo aeroporto teve que improvisar leques com folhas de papel. "Está desconfortável", afirmou a professora Maria do Carmo Santana, de 58 anos, que foi levar amigos de Minas Gerais para embarcar. "Esse é um período de receber muitos turistas. Se o Rio quiser continuar sendo a porta de entrada do Brasil, isso não pode continuar assim", disse, bastante irritada com a situação.

    Minutos antes de embarcar para Brasília, a economista Fabiane Carvalho, de 36 anos, também se abanava com uma revista. "Estão demorando para resolver o problema", queixou-se. "Isso mostra que nossa infraestrutura está péssima", acrescentou.

    A primeira falha no sistema de ar-condicionado do Santos Dumont aconteceu no dia 21. Um dia depois do Natal, passageiros voltaram a sofrer com o calor. Na época, a Infraero explicou que o foi ocasionado por uma falha no gerador que alimenta o sistema de condicionadores de ar. Procurada, a Anac informou que não houve multas adicionais à Infraero.

    Conforme explicou na semana passada o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, o Santos Dumont é o aeroporto da rede da estatal que exige uma maior potência de ar-condicionado. O terminal de embarque de passageiros é similar a um tubo semitransparente. Quando a temperatura está muito alta, o local vira uma espécie de estufa.

     

     

    Folha de São Paulo
    03/01/2013

    Brasileira morre a bordo de voo rumo aos EUA

    Uma brasileira de 25 anos morreu ontem em um voo para os Estados Unidos. A causa não foi divulgada. A aeronave, que ia para Dallas, teve que desviar para Houston para socorrê-la. Quando o avião pousou, ela já estava morta. A polícia de Houston informou que só divulgará a identidade e a causa da morte da vítima quando houver o resultado da necropsia e se houver autorização da família da brasileira. O avião, com 220 passageiros, seguiu para Dallas depois.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>