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  • Valor Econômico
    14/11/2012

    Prejuízo da Gol cai 40% no 3º trimestre, para R$ 309 milhões

    A Gol registrou prejuízo de R$ 309,352 milhões no terceiro trimestre, em queda de 40% ante prejuízo de R$ 516,500 milhões obtidos no mesmo período do ano passado, conforme demonstração de resultados consolidada divulgada na noite desta terça-feira. O resultado líquido considerado é o atribuível aos sócios da empresa controladora, base para a distribuição de dividendos.

    De acordo com os dados disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a receita líquida da companhia aérea foi de R$ 1,987 bilhão no terceiro trimestre ante R$ 1,843 bilhão no mesmo período de 2011, em expansão de 7,79%.

    O lucro bruto no terceiro trimestre atingiu R$ 63,755 milhões, comparado a R$ 229,173 milhões no mesmo período do ano passado, uma retração de 72,18%.

    O custo de vendas foi de R$ 1,923 bilhão no terceiro trimestre, ante R$ 1,614 bilhão no mesmo período do ano passado, em expansão de 19,1%.

    As despesas operacionais da Gol foram reduzidas em 13%, passando de R$ 304,232 milhões no terceiro trimestre de 2011 para despesas de R$ 264,411 milhões no mesmo período deste ano.

    O Ebit (resultado antes do resultado financeiro e de tributos) do terceiro trimestre ficou negativo em R$ 200,656 milhões, ante Ebit negativo de R$ 75,059 milhões no mesmo trimestre do ano passado, em alta de 167,3%.

    O resultado financeiro líquido ficou negativo, passando de - R$ 572,821 milhões no terceiro trimestre de 2011 para - R$ 77,716 milhões no terceiro trimestre deste ano, uma queda de mais de sete vezes.

     

     

    Valor Econômico
    14/11/2012

    Papéis da Latam têm desvalorização
    Alberto Komatsu

    Os papéis da holding Latam, união entre a chilena LAN e a brasileira TAM, negociados em bolsa registraram ontem desvalorização com a divulgação do prejuízo líquido de R$ 129,2 milhões no terceiro trimestre deste ano. No mesmo período do ano passado, o resultado pro forma, considerando-se que a fusão já tivesse sido realizada, seria uma perda de R$ 458,1 milhões.

    Na Bolsa de Santiago, as ações da Latam, negociadas com o código LAN, registraram queda 1,01% ontem. Na bolsa de Nova York (Nyse), os papéis tiveram desvalorização de 2,02%. Na BM&FBovespa, as BDRs da Latam registraram recuo de 1,03% na comparação com o preço de segunda-feira. BDRs são papéis de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa.

    "A leitura que o mercado fez é que os resultados operacionais e financeiros foram fracos. Muito disso está relacionado ao fato de a Latam não estar conseguindo fazer uma virada na operação da TAM no mercado doméstico. E o transporte de cargas está com desempenho fraco", disse o analista de setor aéreo do banco UBS, Victor Mizusaki.

    Durante teleconferência para comentar os resultados, o principal executivo de finanças da Latam, Alejandro de la Fuente, informou que a TAM reduziu em 1,8% a oferta doméstica de assentos no terceiro trimestre, na comparação anual.

    Segundo o executivo, a estratégia de diminuir a oferta doméstica da TAM tem como meta alcançar uma taxa média de ocupação entre 78% e 80%, já a partir dos próximos meses. No transporte de cargas, o tráfego de remessas registrou recuo de 5,6% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

    A redução de oferta nos voos dentro do Brasil foi a maior nos mercados domésticos onde a Latam atua. Na Colômbia, a diminuição de oferta foi de 0,9% na mesma base de comparação. O maior aumento de oferta foi verificado na Argentina, com expansão de 38,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2011.

    Para o mercado internacional, a Latam planeja aumentar a frequência de voos da TAM para os Estados Unidos, processo já iniciado no quarto trimestre, com a rota Rio de Janeiro-Orlando. No início deste ano, como parte do processo de obtenção de sinergias, a Latam reduziu rotas internacionais da TAM consideradas não rentáveis, como voos entre o Rio de Janeiro e a Europa.

    "Estamos confiantes de que essa interação vai nos levar às esperadas sinergias", disse de la Fuente, sobre a meta de alcançar redução de custos de US$ 700 milhões no quarto ano de operação da Latam.

    As projeções da Latam para 2013 incluem uma redução de oferta de assentos da TAM no mercado doméstico de até 7%, conforme antecipado pelo Valor no dia 28 de setembro.

    Mizusaki, do UBS, chama a atenção para outro dado que, segundo ele, comprova por que o mercado considerou "fraco" o desempenho da Latam. Segundo ele, foi a redução da margem de lucro antes de juros, impostos, amortização, depreciação e arrendamento de aeronaves (Ebitdar) da holding, que de 25,1% no terceiro trimestre de 2011 recuou para 14,5% na comparação anual.

     

     


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