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  • O Dia
    07/09/2012

    Concurso da Anac oferece salários de até R$ 10 mil

    Rio -  A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou ontem, no Diário Oficial da União, o edital do concurso que oferece 170 oportunidades. Conforme a coluna antecipou, as chances são destinadas a cargos de níveis Médio e Superior de escolaridade. A remuneração inicial varia de R$ 4.760,18 a R$ 10.019,20, dependendo da função.

    Entre os cargos de Nível Superior estão disponíveis os de analista administrativo e especialista em regulação de aviação civil em diversas áreas. Já os candidatos de Nível Médio podem concorrer aos postos de técnico administrativo e técnico em Regulação de Aviação Civil Civil.

    Interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que organiza o concurso público: www.cespe.unb.br. O prazo começa no dia 21 de setembro e vai até 15 de outubro. As taxas de participação são de R$ 50 e R$ 100. Vale destacar que os candidatos devem imprimir o comprovante de inscrição.

    O processo seletivo será composto por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, prova discursiva, além de avaliação de títulos (somente para quem possui Superior). Aprovados para o cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil vão fazer ainda um curso de formação.

    O prazo de validade do concurso é de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

     

     

    Diário de Taubate
    07/09/2012

    Prefeitura abre inscrições para a EMCA no dia 10

    A Prefeitura de Taubaté abre no próximo dia 10 de setembro as inscrições para o processo seletivo da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas – EMCA. A unidade oferece 70 vagas para o curso técnico de manutenção de aeronaves, que é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem duração de dois anos.

    As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de outubro deste ano, na própria EMCA, localizada na Avenida Tomé Portes Del Rey, 507, Vila São José. O horário de atendimento será, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 22h, e, aos sábados, das 9h às 11h.

    O candidato deve ter idade mínima de 17 anos, ensino médio completo, não possuir diploma de nível superior e ser residente em Taubaté. A taxa de inscrição é de R$ 32,00.

    Para se inscrever o candidato deve apresentar original e xerox do RG, Título de Eleitor e do comprovante de residência, além do comprovante de pagamento da taxa.

    As provas do processo seletivo estão marcadas para 11 de novembro deste ano, das 7h30 às 12h30, e serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor José Ezequiel de Souza.

    De acordo com o cronograma da escola, os resultados serão divulgados no dia 11 de dezembro deste ano. Já as matrículas serão feitas no período de 14 a 18 de janeiro do próximo ano. O início das aulas está previsto para 23 de janeiro de 2013.

    Além das atividades escolares previstas, a EMCA proporciona a seus alunos palestras sobre assuntos aeronáuticos e visitas a diversas empresas de manutenção aeronáutica. Já foram formados, desde o início de seu funcionamento, duzentos e oitenta e cinco alunos, 41% empregado na área aeronáutica.

    O índice de alunos aprovados nos exames da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC é de 86%, um dos maiores entre as escolas que formam técnicos em manutenção de aeronaves. A obtenção da carteira da ANAC é imprescindível para o exercício da profissão.

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3608-7579 e pelo email emcataubate@yahoo.com.br.

     

     

    Folha de São Paulo
    07/09/2012

    Anac tem de impedir venda de passeios de asa-delta, diz Justiça

    Por decisão da Justiça, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) terá de impedir a venda de passeios de asa- delta na Pedra Bonita, em São Conrado, zona sul do Rio, tradicional ponto de voo livre. A decisão da 24ª Vara Federal atende a pedido do MPF (Ministério Público Federal) e diz que a atividade põe em risco a sociedade, exigindo a "constante presença do Estado". Neste ano, duas pessoas morreram em acidentes.

    A lei permite os voos livres, duplos ou panorâmicos, mas veta que se cobre por isso. Assim, espera-se evitar a prática por pessoas sem treinamento.

    Clubes e associações de voo livre burlam a regra com contratos de cursos assinados por turistas que querem voar só uma vez, diz o MPF.

    Instrutores criticam a decisão. Segundo Roberto Rosenblit, o Betinho Toptape, que diz ter 20 anos de experiência, a pessoa assina um documento assumindo o risco da atividade, o que torna o voo legal.

    Ele negou que a comercialização funcione como diz a Procuradoria, apesar de anunciar na internet que faz voos duplos de asa-delta diariamente.

    A ação pedia fiscalização semanal, compartilhada entre Anac e Aeronáutica.

    A Justiça, porém, entendeu que a obrigação é exclusiva da agência, sem determinar periodicidade. O MPF vai recorrer. A Anac informou que não se pronunciaria por não ter sido notificada ainda, mas, na ação, diz que voo livre é uma prática "realizada por conta e risco de seus praticantes".

    O juiz Alfredo de Almeida Lopes, porém, destacou que portaria da própria agência reconhece a competência para regular operações de ultraleves não propulsados.

     

     

    Folha de São Paulo
    07/09/2012

    Aeroportos pedem limite máximo de crédito ao BNDES
    Maior parte dos investimentos será direcionada às obras de ampliação para a Copa de 2014 em Guarulhos, Campinas e Brasília

    As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica), Campinas (Viracopos) e Brasília recorreram ao crédito limite oferecido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para iniciar as obras previstas em contrato. Ao todo, estão sendo solicitados R$ 5,3 bilhões. Para as obras de infraestrutura logística, o banco estatal fixa o teto em até 70% do projeto. A maior parte dos investimentos visam às obras necessárias para atender a demanda com a Copa de 2014.

    A expectativa é de que o processo de financiamento seja concluído em até dois meses. Os projetos terão que ser enquadrados para só depois serem aprovados. A partir disso, o recurso poderá ser liberado, de acordo com o andamento das obras.

    O concessionário de Cumbica solicitou R$ 2,1 bilhões. Até 2014, a estimativa é de aplicar R$ 3 bilhões, principalmente na construção do terceiro terminal, com capacidade para atender até 12 milhões de passageiros por ano, e um hotel com 50 leitos.

    A empresa responsável por Viracopos vai aplicar R$ 1,4 bilhão até a Copa, dos quais R$ 933 milhões deverão sair do BNDES. Eles vão construir um novo terminal com capacidade para 14 milhões de usuários ao ano e garagem para 4,5 mil vagas.

    A maior parte dos recursos foi solicitada pelo concessionário de Brasília.

    O plano de investimentos aprovado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê R$ 2,85 bilhões, principalmente nas reformas dos terminais 1 e 2, e a construção do terceiro.

    A Inframérica, que ganhou o leilão de Brasília, terá 25 anos de concessão. A empresa afirmou que o financiamento "é o normal e usual" e que "os governos indicam antes do leilão esta possibilidade de empréstimo".

    A Aeroportos Brasil Viracopos S.A., que ganhou o direito de explorar por 30 anos o aeroporto de Campinas, afirmou que o "projeto de financiamento ainda está em fase de enquadramento" e que "neste momento, não se discutem os percentuais".

    A direção da Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que vai administrar Cumbica por 20 anos, não foi localizada pela assessoria de imprensa da empresa para falar sobre o assunto.

     

     


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