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  • O Globo
    12/12/2011

    Varig, Varig, Varig
    Ancelmo Gois

    Hoje, um grupo de senhorzinhos vai fazer uma manifestação na Cinelândia, às 15h. É o pessoal da antiga Varig tentando receber do Aerus, o fundo de pensão da finada.
    Saudades
    Por falar em Varig, nesta época natalina, em vida, ela exibia um jingle, de Caetano Zama, que emocionava. Dizia assim: “Estrela brasileira/No céu azul/Iluminando de norte a sul/Mensagem de Amor e Paz/Nasceu Jesus, chegou o Natal/ Papai Noel voando a jato pelo céu/Trazendo um Natal de felicidade/ E um Ano Novo cheio de prosperidade/Varig, Varig, Varig!”

     

     

    Notucias.br
    12/12/2011

    Diretor da TAM afirma que faltam pilotos no Brasil

    Na avaliação da TAM, a falta de pilotos no Brasil será ainda mais marcante em 2012. A companhia precisa contratar 120 pilotos e copilotos para o próximo ano. Este número representa metade dos profissionais admitidos em 2011. Mas, “falta piloto no Brasil”, afirmou o comandante Leonard Grant, diretor de operações e treinamento da TAM.

    A dificuldade está na diferença entre o ritmo de formação de profissionais e a velocidade de crescimento no mercado de aviação brasileira. Mesmo que tenha desacelerado nos últimos meses, o acumulado do ano registrou aumento de 17,5% em passageiros por quilômetros pago (RPK).

    Segundo Grant, o problema é que “o país não está olhando para a formação de pilotos”. A diretora de recursos humanos da TAM, Carolina Duque, afirma que 2011 já foi um ano mais difícil para contratação de novos profissionais. “ A TAM é uma marca forte, tem bastante atividade, e mesmo assim nesse ano não conseguimos contratar com tanta rapidez como em 2012”, explicou.

    A expectativa para 2012 é ainda mais preocupante. “Ano que vem vai ser ano de dificuldade”, revela Carolina. A TAM precisa contratar pilotos para repor funcionários e dar conta da necessidade de novas aeronaves que irão entrar em operação. A empresa deve encerrar 2012 com 159 aeronaves.

     

     

    Mercado & Eventos
    12/12/2011

    Anac anuncia pacote contra caos aéreo

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas fecharam diversos acordos para evitar o caos aéreo na alta temporada nos aerportos brasileiros. Pelo acordo, as companhias se comprometeram a reduzir o tempo de espera no check-in e de restituição de bagagens, aumentando equipes de atendimento, ocupando todos os guichês de check-in nos horários de pico e incentivando o check-in pela internet e nos totens de auto-atendimento.

    A partir de agora, os viajantes devem esperar e exigir guichês de atendimento de cada companhia aérea nos maiores aeroportos; máquinas de café, bebidas e lanches; atendimento em todas as posições de check-in nos horários de pico e mais funcionários da Infraero para orientar passageiros de primeira viagem. Depois de conhecer seus direitos, resta torcer para ter uma jornada tranquila.

    Cerca de 16 milhões de passageiros devem passar pelos aeroportos brasileiros este mês, um movimento 13,6% maior do que no ano passado, no mesmo período.

     

     

    Aviação Brasil
    12/12/2011

    Boeing 787 Dreamliner atinge recorde de velocidade e distância

    O Boeing 787-8 Dreamliner é o primeiro avião a oferecer voos de longa distância em aviões de médio porte (210-250 passageiros em três tipos de classes), permitindo que as companhias aéreas abram novas rotas diretas, preferida pelo público que viaja. O avião é 20% mais econômico do que os aviões de tamanho similar.

    O sexto 787, ZA006, equipado com motor General Electric GEnx, partiu do campo da Boeing em Seattle às 11h02 do dia 6 de dezembro e definiu a distância recorde da sua categoria (440,000-550,000 lbs.) com 10,710 nmi (19,835 km) voando para Dhaka, em Bangladesh, com crédito de 10,337 nmi (19,144 km). Este recorde foi anteriormente atingido pelo Airbus A330 com base de voo em 9,127 nmi (16,903 km), em 2002.

    Após uma parada de duas horas para reabastecer em Dhaka, a aeronave retornou a Seattle em uma velocidade de 9,734 nmi (18,027 km) de voo. O avião pousou às 5h29 do dia 8 de dezembro, estabelecendo um novo recorde de velocidade em todo o mundo (leste) com um tempo de viagem total de 42 horas e 27 minutos. Não houve prévia de recorde de velocidade para esta classe de peso.

    O 787 levou seis pilotos, um observador da Associação Nacional de Aeronáutica (NAA), operadores e outros funcionários Boeing, com treze pessoas no total.

    A rota de voo na primeira jornada da viagem partiu de Seattle e voou por Nantucket. Após cruzar o Oceano Atlântico, a aeronave entrou em espaço aéreo Europeu, em Santiago, na Espanha e prosseguiu até o Mediterrâneo, cruzando do Egito até Luxor, através do Oriente Médio e sobre a Índia até Bangladesh. Na segunda rota, o Dreamliner voou sobre Cingapura, Filipinas e Guam antes de entrar no espaço aéreo dos EUA em Honolulu e retornando a Seattle.

    “As capacidades de velocidade e distância são fundamentais para agregar ainda mais valor ao que o 787 traz ao mercado”, disse Scott Fancher, Vice-presidente e gerente geral do programa 787.  “Estes recordes são uma ótima maneira de demonstrar que este avião veio realmente para mudar o jogo, como prometemos”.

    A Boeing detém recordes mundiais de voos de longa distância em mais cinco categorias de peso com o modelo KC-135, o 767-200ER (Extended range), o 777-200 e o 777-200LR (Longo alcance). O 777-200 também detém o recorde de velocidade para sua classe de peso.

     

     

    Panrotas
    12/12/2011

    Voos da Delta entre Brasil e EUA terão assentos-cama

    A partir de hoje a Delta passa a operar a aeronave 767-400ER nas rotas entre São Paulo e Nova York. O avião possui flat-bed (assento-cama que reclina até 180 graus) na classe Busines Elite. Em 14 de dezembro, a Delta também vai começar a usar o 767400ER com assentos flat-bed nas rotas entre São Paulo e Atlanta.

    "A atualização e a expansão de nossos voos de Nova York e Atlanta a partir de São Paulo reforça nosso compromisso em oferecer aos nossos clientes no Brasil uma experiência superior de viagem. Além dos populares assentos lie-flat, as ofertas aprimoradas no Business Elite também incluem atualizações de entretenimento em voo, restaurantes e vinhos finos, fones de ouvido contra ruídos e outras amenidades", diz o vice-presidente da Delta Air Lines para a América Latina e Caribe, Nicolas Ferri.

    O upgrade para aeronaves maiores também irá aumentar entre 17% e 18% o número de assentos oferecidos nas rotas pela Delta. Anteriormente a Delta operava os voos utilizando aeronaves Boeing 767-300.

     

     


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