<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • https://www.osul.com.br
    06/06/2024

    Agência Nacional de Aviação Civil proíbe o aeroporto de Guarulhos de ampliar a frequência de voos
    Por Redação O Sul

    A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proibiu o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, de ampliar a frequência de voos. A restrição será mantida até que a concessionária que administra o terminal, a GRU Airport, resolva problemas encontrados pela agência. Segundo o órgão, essas falhas colocam em risco a segurança das operações no local.

    A medida consta em uma portaria publicada nesta semana. Durante a vigência da decisão cautelar, o aeroporto só pode realizar até 2.714 voos comerciais semanais. Se as irregularidades não forem solucionadas em 60 dias, o número de voos permitidos será reduzido em 5%.

    A Anac afirmou, em nota, que a maior preocupação do órgão é “em relação à segurança nos pátios das aeronaves, principalmente em operações noturnas e com chuva”. Conforme a agência, a concessionária foi notificada e autuada em duas inspeções, mas não resolveu os problemas apontados.

    Entre eles, estão falhas de manutenção na sinalização horizontal nos pátios das aeronaves; falta de ações para revitalização da sinalização horizontal em geral; falhas na supervisão de operações no pátio e falhas na manutenção dos circuitos da sinalização luminosa.

    Todos esses defeitos podem dificultar a visão dos pilotos e gerar situações inseguras durante voos noturnos ou em caso de chuva, de acordo com a Anac.

    A GRU Airport informou que considera desproporcional a decisão cautelar que restringe o aumento da frequência de voos, já que vem executando o plano de ação acordado com a Anac para melhorias na infraestrutura, sem risco às operações, e, por isso, confia na rápida revisão dessa decisão.

     

     

    https://www.oliberal.com
    06/06/2024

    Avião que partiu de Belém retorna ao aeroporto após problemas técnicos
    A aeronave que tinha como destino a cidade de São Paulo permaneceu sobrevoando a capital paraense antes de retornar para pouso no mesmo local onde decolou.

    Um avião operado pela Azul Linhas Aéreas, que partiu de Belém com destino a Guarulhos nesta quinta-feira (06), retornou ao Aeroporto Internacional de Belém momentos após a decolagem devido a problemas técnicos. A aeronave permaneceu sobrevoando a capital paraense antes de retornar para pouso seguro no mesmo local onde decolou.

    De acordo com a empresa, o retorno foi uma medida de segurança tomada após a detecção de uma anomalia técnica. "A Azul Linhas Aéreas informa que o voo AD6071, que partiu de Belém para Guarulhos, precisou retornar ao aeroporto de origem por questões técnicas. A decisão foi tomada conforme procedimentos operacionais padrão para garantir a segurança de todos a bordo", comunicou a empresa. Apesar do susto, os passageiros foram informados sobre a situação pelo comandante da aeronave e se mantiveram tranquilos. Após o pouso, a empresa informou que os passageiros receberam orientações.

    "Todos os passageiros foram prontamente comunicados e direcionados para o saguão, onde receberam informações e assistência de nossa equipe de solo", afirmou a nota. A companhia aérea também informou que os passageiros serão realocados em outros voos ainda no mesmo dia. "A Azul trabalhou rapidamente para acomodar os clientes em outros voos, proporcionando alternativas de viagem para minimizar o impacto do ocorrido", concluiu a empresa.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>