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  • Aeroin
    07/06/2024

    Decolagem muito baixa de avião da Azul em Congonhas vira incidente no CENIPA, mas não será investigada
    Carlos Ferreira

    No final do mês de maio, um vídeo ganhou repercussão na mídia ao mostrar uma decolagem incomum em Congonhas, onde um Embraer E190-E1 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PR-AXX, saiu do solo apenas nos últimos metros da curta pista do aeroporto paulistano.

    A cena chama a atenção ao mostrar o jato ultrapassando a sinalização de solo que indica a cabeceira a uma altitude muito baixa, num comportamento de decolagem que difere do que usualmente se vê em Congonhas, um aeroporto crítico, no meio da maior cidade do país e cercado por prédios.

    Agora, o CENIPA, órgão da Força Aérea responsável pelas investigações de incidentes e acidentes aéreos, aceitou o registro do caso em seu sistema, o qual foi inserido com a classificação de “Incidente”. Tal classificação corrobora com a opinião de vários pilotos, que entenderam que a decolagem foi realizada fora dos padrões.

    Segundo o que consta no sistema do CENIPA, onde são registrados os incidentes, “a aeronave decolou do Aeroporto de Congonhas – Deputado Freitas Nobre (SBSP), São Paulo, SP, com destino ao Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), Rio de Janeiro, RJ, a fim de realizar transporte aéreo público regular. Durante a corrida de decolagem, a aeronave decolou à frente do ponto habitual. O voo prosseguiu sem mais intercorrências”.

    Além disso, o órgão informa no sistema que não vai abrir uma investigação própria para analisar os fatores que levaram a tal situação. A decisão está em linha com o padrão do órgão. As imagens abaixo foram capturadas pelo canal Golf Oscar Romeo, no Youtube, e mostram o momento exato do incidente.

     

     

    Aeroin
    07/06/2024

    LATAM conquista reconhecimento do Reclame Aqui por atendimento às demandas de clientes
    CARLOS FERREIRA

    A LATAM acaba de se tornar a primeira companhia aérea do Brasil a ter o seu atendimento certificado pelo Reclame AQUI, a plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas.

    O reconhecimento é concedido às empresas que investem na capacitação de seus profissionais e estão alinhadas às melhores práticas para resolver as demandas de clientes. Para isso, a companhia foi avaliada com base em sua reputação na plataforma e em exame aplicado na operação, e recebeu o selo de atendimento certificado Reclame AQUI.

    A conquista é parte de uma série de iniciativas que a LATAM tem implementado nos últimos anos para aprimorar sua relação com o cliente.

    A companhia realizou investimentos estratégicos em produto, serviço e tecnologias para tornar o atendimento mais eficiente e empoderar seus funcionários na resolução dos problemas logo no primeiro contato.

    Como resultado, a LATAM também desponta como a aérea menos reclamada do Brasil na plataforma Consumidor.gov.br, com 0,65 reclamações a cada 1 mil passageiros transportados (índice 11% menor do que o da segunda colocada) e tempo de resposta ao passageiro de 2,89 dias (68% mais rápida do que a segunda colocada), segundo os dados do primeiro trimestre de 2024.

    A LATAM, vale lembrar, também é uma das finalistas do Prêmio Reclame AQUI 2024. A edição deste ano, que terá o resultado revelado no segundo semestre, marca a estreia da companhia como um dos destaques da categoria Turismo e Lazer (subcategoria Companhias Aéreas) em uma das mais importantes premiações de atendimento e reputação do Brasil.

    Informações da Latam

     

     


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