<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • https://www.cnnbrasil.com.br
    31/05/2024

    Documentário “Rio-Paris: A Tragédia do Voo 447” estreia 15 anos após acidente
    Série documental reconta a história do voo que caiu no meio do Oceano Atlântico
    Fernanda Pinottida CNN

    A série documental “Rio-Paris: A Tragédia do Voo 447” estreou nesta sexta-feira (31) no Globoplay, há exatos 15 anos do acidente que mudou os parâmetros de segurança da aviação.

    Familiares das vítimas, investigadores e especialistas foram ouvidos ao longo de quatro episódios para recontar a história do voo que caiu no Oceano Atlântico no meio da rota do Rio de Janeiro a Paris e resultou na morte de todas as pessoas a bordo do avião.

    A série traz detalhes da investigação para entender o que causou a queda do voo AF447 e como o processo judicial contra a fabricante de aviões europeia Airbus e a companhia aérea Air France se arrastou por mais de uma década na justiça francesa.

    Relembre o acidente do voo AF447

    O voo Air France 447, que ia do Rio de Janeiro a Paris, caiu no meio do Oceano Atlântico no dia 1º de junho de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo.

    No meio do caminho entre o Rio de Janeiro e Paris, a aeronave do modelo Airbus A330 ficou em queda livre por quatro minutos, durante uma tempestade no meio do oceano Atlântico. Os motores do avião estavam funcionando, mas as asas eram incapazes de captar ar o suficiente para seguir voando.

    A investigação conduzida pela França determinou que a tripulação do voo não lidou corretamente com a perda de leitura de velocidade depois que sensores do avião foram bloqueados pelo gelo da tempestade.

    A queda do AF447 é vista como um dos poucos acidentes que mudaram a aviação, incluindo melhorias em todo o setor no manuseio da perda de controle.

    A decisão tomada em 2023 por um tribunal francês inocentou a fabricante de aviões europeia Airbus e a companhia aérea Air France de homicídio culposo no caso do acidente.

     

     

    https://www.metropoles.com
    31/05/2024

    Avião retorna ao Galeão após voar 1h com cheiro de óleo na aeronave
    Avião da TAP voou uma hora até retornar ao Aeroporto do Galeão (RJ). Segundo a companhia aérea, o voo foi cancelado por segurança
    José Augusto Limão

    Um voo da companhia TAP Air Portugal que partiu do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo a Portugal, na tarde da última quinta-feira (30/5), teve que retornar ao solo depois de uma hora da decolagem. O voo foi cancelado por questões de segurança após a verificação de forte cheiro de óleo na aeronave.

    Com férias marcadas com o namorado para a Suécia, a relações públicas Camila Leão Ribeiro, 48 anos, foi uma das passageiras que embarcaram no voo com o problema do vazamento de óleo. Segundo ela, era possível sentir o forte odor antes de a aeronave decolar.

    “Retornando ao chão, vimos um carro do bombeiro se aproximando do avião, mas o piloto disse para ficarmos calmos que não era para o voo em que estávamos”, conta.

    A TAP informou que, por questões de segurança, o avião retornou para o aeroporto do Galeão e os passageiros foram realocados para outros voos.

    O voo de Camila foi remanejado para esta sexta-feira (31/5), porém ele também foi cancelado. A moradora do Rio de Janeiro iria para Lisboa, e de lá pegaria outro voo para Estocolmo, na Suécia. “Pagamos todas as taxas de multa, novo embarque, tudo isso confiante que iríamos embarcar hoje às 14 horas. Colocaram nosso voo para o dia 3”, pontua.

    Sobre os cancelamentos desta sexta-feira (31/5), a TAP comunicou que está verificando a situação.

    “Devido a uma questão técnica, a TAP cancelou o voo Rio para Lisboa já que não foi possível reparar a aeronave em tempo útil. Lamentamos o transtorno causado e os passageiros afetados estão a ser transportados noutros voos da Companhia e/ou de outras Companhias parceiras”, disse a TAP Air Portugal em nota.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>