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  • Jornal Floripa
    16/05/2012

    Voo da TAM volta a Ribeirão Preto após atingir pássaro na decolagem

    A colisão entre uma ave e a turbina de um avião da TAM obrigou a tripulação a voltar à pista do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), cerca de dez minutos após a decolagem. O incidente aconteceu na tarde desta terça-feira. No voo estavam 118 passageiros. Não houve feridos.

    De acordo com a empresa aérea, o voo JJ 3275, que ia de Ribeirão Preto a Congonhas, na capital paulista, decolou às 13h50 e teve que retornar à pista do aeroporto Leite Lopes por volta das 14h.

    Um empresário do Rio, que estava no voo da TAM, conversou com a reportagem , mas pediu para não ser identificado. Ele disse que a aeronave ainda estava ganhando altitude quando foi atingida pela ave.

    Segundo o empresário, logo após a colisão foi possível sentir que o avião balançou e o comandante anunciou que voltaria ao aeroporto.

    De acordo com a TAM, os passageiros foram reacomodados nos próximos voos da companhia e de empresas parceiras. Mas o empresário resolveu não arriscar.

    "Eu já tinha comprado passagem de ida e volta em outra companhia e resolvi decolar com a TAM, mais cedo, porque meu compromisso em Ribeirão terminou antes", contou. "Mas depois do incidente, resolvi esperar", disse o empresário.

    PREVENÇÃO

    De acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), há um estudo sendo desenvolvido para mapear as aves no entorno do aeroporto Leite Lopes.

    O estudo é feito pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e está na fase final.

    Em 2010, o Daesp divulgou para a reportagem que 25 espécies de aves sobrevoavam o Leite Lopes. O estudo vai ajudar o órgão a implantar ações de manejo das espécies encontradas.

     

     

    IG - Noticias
    16/05/2012

    Lucro da EADS dobra, apesar de problemas com o avião A380
    Companhia registrou ganho de 480 milhões de euros no primeiro trimestre com a alta de com alta de 16% na receita operacional
    Reuters

    A EADS, controladora da Airbus, superou as estimativas do mercado ao apresentar aumento no lucro do primeiro trimestre, apoiado nos negócios de helicópteros e aviões comerciais, apesar do elevado encargo relacionado a rachaduras nas asas do A380.

    Os custos para solucionar a questão das rachaduras mais que dobraram, com a Airbus atingida por 158 milhões de euros (US$ 202 milhões) decorrentes da reformulação de uma peça e preparando-se para um atraso de dois anos em seu principal projeto.

    O movimento reflete esforços da maior fabricante mundial de aeronaves para solucionar o episódio que ameaçava criar tensões com companhias aéreas.

    A companhia viu o lucro operacional excluindo itens extraordinários dobrar para 480 milhões de euros (US$ 613 milhões) no primeiro trimestre, com alta de 16% na receita, para 11,4 bilhões de euros, favorecida pelo forte desempenho da unidade de helicópteros.

    Analistas esperavam, em média, lucro operacional de 371 milhões de euros e receita de 10,64 bilhões de euros, segundo pesquisa encomendada pela Reuters.

    A Airbus teve um início de ano turbulento quando rachaduras foram descobertas no interior das asas do A380, resultando em semanas de publicidade negativa para a companhia.

    Autoridades afirmam, no entanto, que a aeronave permanece segura para voos.

    Em março, a Airbus informou que o problema custaria cerca de 105 milhões de euros, que seriam retirados de provisões existentes para reparos.

     

     


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