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  • Bom dia Rio - Globo
    16/04/2012

    BDRJ Emprego: veja pré-requisitos para profissões ligadas ao setor aéreo
    Agência Nacional de Aviação tem programa de bolsas para pilotos. Piso salarial para piloto de linha aérea é de R$ 2.908,94.
    Do Bom Dia Rio

    Pilotos, comissários, aeromoças. São muitas as opções para quem tem vontade de trabalhar no setor de transportes aeronáuticos, conforme mostrou o Bom Dia Rio. Veja os pré-requisitos para algumas das carreiras mais populares:

    Pilotos

    Existem vários tipos de pilotos e as exigências mudam um pouco de acordo com a categoria. Um dos mais procurados é o piloto de linha área. Os interessados devem ter no mínimo 21 anos e ensimo médio completo. Também é necessário ter feito um curso homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ter sido aprovado num exame da própria agência. Além disso, os candidatos precisam de um atestado de de capacidade física. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o piso salarial estipulado para a categoria é de R$ 2.908,94.

    Comissário de bordo

    Aqui também valém os mesmas pré-requisitos carreira de piloto de linha área, à exceção da idade (os candidatos devem ter 18 anos). Só então os interessados estarão aptos a ingressar numa empresa aérea segundo critérios de seleção da própria companhia. Uma vez admitido, o candidato recebe instruções teórica e prática sobre o equipamento, em uma aeronave propriamente dita (en solo) ou num simulador. O total mínimo é de 27 horas-aula. A companhia aérea oferece ainda estágio em voo de, no mínimo, 15 horas. Comprovado o estágio, a empresa solicitará à Anac a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) para que o novo comissãrio possa desempenhar suas atividades. Segundo o SNA, o piso salarial é de R$ 1.454,46.

    Mecânico de manutenção

    Para mecânico, é necessário ter 18 anos, além dos pré-requisitos em comum às outras duas carreiras listadas acima. As habilitações estão compreendidas em três grupos: motopropulsor, célula e aviônicos. É preciso ainda concluir um curso homologado pela Anac, dentro de uma das habilitações. A duração aproximada do curso será de 13 meses. O piso salarial, segundo o SNA, é de R$ 1.362,83.

     

     

    BandaB - Foz do Iguaçu
    16/04/2012

    Avião precisa retornar a Foz após problemas na turbina e passageiros entram em pânico

    Um avião da empresa aérea Webjet, apresentou problemas, às 13h deste domingo (15), pouco tempo após decolar de Foz do Iguaçu, em direção à Guarulhos, São Paulo, precisando voltar ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), uma ave teria entrado na turbina da aeronave.

    Embora não tenha sido registrado nenhum dano maior ou feridos, o avião permaneceu na pista do terminal aéreo até o final da tarde para análise do motor.

    Passageiros informaram que meia hora após a decolagem, o comandante avisou a tripulação que seria preciso retornar à fronteira. Como não tinha autorização para retornar e pousar, o avião precisou sobrevoar a região por mais uma hora. Sem saber o que estava ocorrendo, e com o forte cheiro de queimado, muitos passageiros entraram em pânico.

    Até a noite deste domingo a Infraero e a companhia aérea não haviam se pronunciado sobre o assunto.

     

     

    Valor Econômico
    16/04/2012

    Em pouco mais de dois anos, Gol e TAM já somam oito reformas
    Alberto Komatsu

    A Gol Linhas Aéreas anunciou, na sexta-feira, a sua quarta reestruturação administrativa desde novembro de 2009. Coincidentemente, a sua maior rival, a TAM Linhas Aéreas, passou pelo mesmo número de reorganizações, envolvendo mudanças importantes na gestão, praticamente no mesmo período.

    A cobrança de acionistas por resultados, o cenário de intensa competição diante de custos em alta e a criação da Latam têm motivado essas mudanças. No caso recente da Gol, pesou o segundo maior prejuízo anual de sua história, de R$ 751,5 milhões em 2011, segundo uma pessoa que acompanha a reorganização.

    Por meio de comunicado, a segunda maior empresa aérea brasileira informou a extinção da vice-presidência de clientes e mercado, menos de sete meses após ela ter sido criada. A mudança aconteceu após a renúncia de Ricardo Khauaja, segundo nota da Gol. Também foram eliminadas quatro diretorias e 26 gerências. Restaram duas vice-presidências e 15 diretorias.

    Essas mudanças aconteceram 11 dias depois de a Gol ter completado a dispensa de 300 tripulantes desde o início do ano. No dia 2 de abril, a companhia anunciou a demissão de 86 copilotos e 45 comissários, após não ter obtido o nível de adesão que queria em programas de licença não remunerada e de demissão voluntária.

    "A Gol sofreu o que o setor aéreo costuma chamar de doença dos 100 aviões. Realmente, quando uma empresa começa a crescer, às vezes começa a perder o controle, as estratégias mudam", afirma uma fonte do setor que pediu anonimato.

    No fim de março, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, justificou o processo de dispensas na empresa com a redução de até 10% de sua malha total de voos. Serão cortados entre 80 e 100 voos, de um total de até 1.150 voos diários que ela e a Webjet operam.

    O corte desses voos será realizado até o fim deste mês e inclui 80% de frequências da Gol e 20% da Webjet, adquirida em julho de 2011. Para 2012, Constantino já anunciou que Gol e Webjet terão "crescimento zero" de oferta de assentos nos aviões.

    A Gol já havia anunciado, em setembro de 2011, a unificação de duas vice-presidências e a extinção de quatro diretorias. Em novembro de 2009, a empresa havia reduzido de cinco para quatro a quantidade de vice-presidentes.

    A última reestruturação no alto escalão da TAM, a quarta desde o início de 2010, foi anunciada no fim de novembro de 2011. Foi quando a maior companhia aérea brasileira anunciou Cláudia Sender para uma nova vice-presidência, a comercial e de marketing.

    Cláudia foi vice-presidente de marketing da Whirlpool, proprietária das marcas de eletrodomésticos da linha branca Brastemp, Consul e KitchenAid. É a sexta-vice-presidência da TAM.

    Em novembro de 2011, a presidente do conselho de administração da TAM, Maria Claudia Amaro, e seu irmão Mauricio Amaro, futuro presidente do conselho da Latam, contaram ao Valor que a criação dessa nova vice-presidência vai reforçar a gestão da TAM no mercado doméstico. Essa medida, segundo eles, é uma estratégia já adotada pela LAN Airlines e uma preparação para a Latam.

     

     


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