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  • Revista Fator
    21/01/2012

    Novos voos ampliam turismo em Caxias do Sul
    Demanda por turismo e locação de carros cresce com o início de novas operações no Aeroporto Hugo Cantergiani.

    A Azul Linhas Aéreas iniciou em novembro suas operações no Aeroporto Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul (RS). Os novos voos ligam a cidade gaúcha à Campinas, no interior de São Paulo. Os reflexos da novidade já começam a ser percebidos por empresas que atendem aos turistas, tanto de lazer quanto negócios. A locação de automóveis é um dos nichos que se beneficiou com a novidade.

    Localizada a 130 km de Porto Alegre, no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul preserva a herança cultural e histórica de seus imigrantes italianos. Parreiras, vinícolas, comidas típicas e castelos são alguns dos atrativos da cidade. A franquia da Yes Rent A Car atua na cidade gaúcha há cinco anos. Segundo Cici Nora, responsável pela franquia, a maior parte da demanda vem do turismo de negócios. Mas no período das férias, a busca pelo turismo de lazer ganha reforços: “Em junho e julho, que são períodos frios, o número de turistas costuma crescer, assim como em dezembro, quando as pessoas vêm para o Natal Luz de Gramado”, diz ela.

    A Azul está operando com dois voos diários entre Campinas e Caxias do Sul de segunda a sexta-feira e com um vôo aos sábados e domingos. No aeroporto paulista, a empresa disponibiliza conexões para 32 cidades brasileiras como Brasília, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Natal, Campo Grande, Recife, Salvador e Vitória. Em dois meses, a novidade já apresenta mudanças na demanda turística. “Notamos uma média de 10 a 20% de crescimento com a atuação da Azul e a expectativa é de crescimento ao longo do ano”, afirma Cici.

    Para ampliar as possibilidades de negócios, a Yes aposta em parcerias com hotéis e divulgações em mídias locais, como a Revista da Serra Gaúcha. Órgãos de turismo também têm importante papel na orientação dos visitantes, fazendo divulgação em materiais informativos como mapas e guias. Com a chegada da Azul, a Gol perde o monopólio em operações no Aeroporto Hugo Cantergiani e amplia a oferta de voos, possibilitando avanços no turismo gaúcho.

     

     

    Diario do Nordeste
    21/01/2012

    Em 2014, obra do aeroporto só terá atingido 35%
    Construção ainda não começou e licitação já enfrenta adiamento. Data da abertura de propostas mudou

    No ano de realização da Copa da Mundo, a obra de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins terá atingido 35% do total previsto para conclusão. Este percentual refere-se à capacidade de passageiros, que deve atingir 11 milhões ao ano após as obras, em 2016. Em 2014, a operação do equipamento está disponível para cerca de 3,85 milhões de pessoas.

    A construção ainda não começou e o processo de licitação já enfrenta um novo adiamento. Desta vez, é a abertura de propostas das empresas que devem concorrer neste processo. A data avançou em duas semanas, passando do próximo 24 de janeiro para 6 de fevereiro.

    De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, o adiamento atende a um pedido das empresas, que estão fazendo visitas técnicas ao aeroporto. "Elas pediram mais tempo para entregar as propostas", informou-se.

    Sucessão de atrasos

    O edital de reforma e ampliação estava previsto para a segunda quinzena do mês de junho do ano passado, segundo havia sido anunciado pela Superintendência de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, em maio, durante audiência pública promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) para debater as obras da Copa na Capital cearense.

    Nova data para o lançamento do edital ficou para outubro, novembro. Mas, foi publicado somente em dezembro último.

    A previsão é que as obras no aeroporto sejam iniciadas em março deste ano.

    Mudanças

    Com a reforma e ampliação, a área do terminal de passageiros passará dos atuais 38.500 metros quadrados (m²) para 117.620 m² em 2014, e 133.829 m² em 2016. A área do pátio de aeronaves será expandido de 52.900 m² para 57.700 m² em 2014, mantendo-se assim. A obra do pátio de aeronaves do terminal de cargas (Teca) vai crescer de 45.000 m² para 68.828 m² em 2014, encerrando a obra nesta primeira fase. A área de equipamento de rampa terá os 5.700 m² ampliados para 8.986 m².

    Em relação aos equipamentos gerais, a quantidade de escadas rolantes subirá de oito, hoje, para 10, em 2014, e 14, em 2016. Nestes respectivos prazos, o número de elevadores, passarão de 10 para 20 e, depois, para 22. Os balcões de check-in vão de 30 a 80 e, depois, 70. As esteiras de restituição de bagagem passam de quatro a nove. Os aparelhos de raio-X ( vistoria de bagagens) sobem de três para 16 e, depois, 20. As pontes de embarque crescem de sete para 13 e, em 2016, para 16.

    O investimento está orçado em R$ 398 milhões, dos quais, quase 75% foram garantidos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.

    Movimentação

    11 milhões de passageiros é a capacidade prevista para o Aeroporto Internacional Pinto Martins em 2016, com o fim das obras de reforma e ampliação

     

     

    Estadão Online
    21/01/2012

    Anac vai tirar dúvidas de interessados em leilão

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgará na próxima segunda-feira um documento respondendo às dúvidas apresentadas por interessados em participar do leilão sobre edital para licitação dos aeroportos. A informação foi divulgada ontem pelo presidente da Comissão de Licitações da Anac, Adriano Miranda.

    A previsão inicial era de que o documento fosse divulgado na última quarta-feira, dia 18.

    A ata de esclarecimentos, segundo ele, trará respostas para cerca de 1.300 questionamentos.

    Miranda participou ontem, na sede da Bolsa Mercantil & Futuros/Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), de reunião de apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos do leilão dos aeroportos internacionais de Cumbica, Viracopos e Brasília, marcado para 6 de fevereiro.

    Parte contratual. A Anac acredita que os esclarecimentos que passou ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o texto do edital dos aeroportos sejam suficientes para que o órgão aprove o documento, afirmou Miranda.

    No dia 7 de dezembro, o TCU aprovou o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do edital dos aeroportos de Cumbira, Viracopos e Brasília, mas o tribunal ainda não aprovou a parte contratual do edital.

    Segundo a superintendente de regulação econômica da Anac, Danielle Crema, se o TCU não anunciar seu parecer até o dia 6 de fevereiro, isso não impede que a licitação seja realizada. Ela admitiu, no entanto, ao ser questionada pela imprensa, que um parecer negativo do TCU pode impedir a licitação.

    'Existe uma possibilidade, mas entendemos que não vai acontecer', afirmou Miranda, da Comissão de Licitações da Anac.

    O leilão dos três aeroportos será simultâneo, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. Devido à complexidade das suas regras, a previsão é que ele dure cerca de cinco horas.

     

     


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