<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Folha Online
    12/03/2011

    Embraer já discute a produção de trem-bala no Brasil

    Terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, a Embraer começou a discutir a produção de trens de alta velocidade no Brasil, informa reportagem de Dimmi Amora para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

    No início de março, a empresa convidou Iñaki Barron, diretor de alta velocidade da UIC (Organização Mundial de Ferrovias), para falar sobre o tema em sua fábrica em São José dos Campos (SP).

    Os temas discutidos no encontro ficaram em torno do avanço do mercado de trens-bala sobre a aviação regional, principal mercado da Embraer, e absorção da tecnologia de produção de trens de alta velocidade pelo país.

    A Embraer informou por meio da assessoria de imprensa que não tem estudos sobre o tema e que é normal chamar especialistas para dar palestras a seus funcionários. Durante o encontro, não se falou em participação da empresa no leilão da primeira linha do país (Campinas-SP-RJ), previsto para abril deste ano.

     

     

    odiario.com
    12/03/2011

    Perspectivas do mercado da aviação civil é tema de debate em Londrina

    O curso de Ciências Aeronáuticas da Unopar promove nesta quarta-feira (16), o "I Ciclo de Palestras: Mercado, Indústria, Treinamento e a Segurança na Aviação Civil", com o objetivo é debater as perspectivas do mercado de aviação e a necessidade constante de treinamento, de capacitação e construção de uma cultura segura para a aviação.

    Os palestrantes serão o comandante Marcos Eugênio de Abreu, da companhia aérea AVIANCA, que falará sobre os temas "Prevenção de Acidentes em Sistemas Complexos" e "Cultura de Segurança na Aviação"; e o tenente coronel aviador, comandante Ronaldo Jenkins de Lemos, da comissão de Segurança de Vôo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviária (SNEA), que vai falar sobre "O Futuro da Indústria Aeronáutica e do Transporte Aéreo Brasileiro".

    Além das palestras, haverá sorteios de passagens aéreas. O evento será realizado no Auditório Alcides Bueno, na Unopar do Jardim Piza, das 8h às 12h.

    Palestrantes

    O comandante Marcos Eugênio de Abreu, da Avianca, é capitão aviador da Reserva, formado pela Academia da Força Aérea em 1982. Formado Oficial de Segurança de Vôo em 1986. Pós-Graduação em Segurança de Vôo e Aeronavegabilidade Continuada - ITA - 2007. Curso de SMS junto ministrados pela ANAC e IATA. Exerce a função de Diretor de Segurança Operacional da Oceanair Linhas Aéreas. Aeronaves voadas: EMB110, DHC5, B737-200, Airbus A300, B707, DC8-73, FK100. Horas voadas: 12.000

    O comandante Ronaldo Jenkins de Lemos é oficial da reserva da FAB, especialista em Segurança de Vôo e Operações de Empresas Aéreas. Foi responsável pela área de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Departamento de Aviação Civil (DAC) por 15 anos.

    Com 36 anos dedicados à segurança de vôo conduziu, coordenou, orientou e participou de mais de 500 investigações de acidentes aeronáuticos.

    Piloto de linha aérea com mais de 13.000 horas de vôo, voou várias aeronaves, entre elas o B-737 e o DC-10.

    Hoje é professor na Universidade Estácio de Sá, coordenador da Comissão de Segurança de Vôo e Comitês Correlatos do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), perito em Operações de Empresas Aéreas da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e assessor da Inter Aeroespace Seguros Ltda.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>