<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • ibahia.com
    12/05/2013

    Preços de passagens aéreas teve queda de 28% até abril, diz IBGE
    Apenas no mês passado, a queda foi de 9,12%

    Os preços das passagens aéreas acumulam uma queda de 28,1% nos primeiros quatro meses do ano, revelamdados
    do IPCA (índice de inflação oficial do país), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas no mês passado, a queda foi de 9,12%. No acumulado dos últimos 12 meses (maio de 2012 a abril de 2013), a redução nas tarifas atingiu 13,14%.

    O corte nos preços é resultado da queda na demanda, disse ao portal Uol o especialista em aviação e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Respício Espírito Santo. “As empresas estão reduzindo os preços porque
    as pessoas estão com menos dinheiro no bolso e mais endividadas. Com a redução, elas tentam ocupar os assentos
    que estão vazios para terem o menor prejuízo possível”, afirma. De acordo com o especialista, a baixa temporada - que vai do início de março até meados de junho - também afeta o valor dos bilhetes.

    A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) não se pronunciou sobre o assunto. Segundo a Abear, a metodologia usada no IPCA pode não ser uma “representação fiel” da realidade dos preços. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a demanda pelo transporte aéreo doméstico teve uma pequena alta em março - 1,14%
    - na comparação como mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a março deste ano, a demanda teve queda de 1,19% em relação ao mesmo período de 2012.

     

     

    Montes Claros.com.br
    12/05/2013

    Carro que vira avião já é testado e deve chegar ao mercado nos próximos anos, por R$ 606 mil

    Protótipo de carro capaz de transformar-se em avião já está sendo testado nos EUA e pode virar realidade. Denominado TF-X, o carro voador poderá entrar em produção nos próximos anos, segundo o jornal italiano Corriere Della Sera. O veículo é uma espécie de pequeno avião de 2 lugares, com asas, que se transforma no carro e pode ser guardado em qualquer garagem. Ele faz 70 km por hora no ar e 115 km na estrada.

    O preço estimado quando o carro chegar ao mercado é de R$ 606 mil. O problema do invento é que ele precisa de pista para a decolagem, o que inviabiliza o sonho de sair voando quando o trânsito está congestionado. Pensando nisso engenheiros dos EUA tentam criar um modelo mais fácil de usar, que possa decolar verticalmente, sem necessitar de pista para ganhar velocidade. Um protótipo do carro voador já recebeu aprovação do governo americano. Ele é capaz de acomodar confortavelmente 4 pessoas e é equipado com para-quedas.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>