<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • G1 - O Globo
    24/02/2013

    Anac registra aumento de acidentes aéreos na região de Jundiaí, SP
    Foram três acidentes registrados em 2012. Especialistas apontam para falta de fiscalização no setor.

    Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil mostra que em 2012 o número de acidentes com aviões no Brasil aumentou 14%: de 151 acidentes em 2011, o número passou para 173. O crescimento da frota e pouca fiscalização no céu são apontados como possíveis causas desse aumento.

    Só em 2012, foram três acidentes envolvendo aviões no aeroporto de Jundiaí (SP). No começo do ano passado, um piloto teve que fazer um pouso de emergência em um colégio próximo ao aeroporto. Ele e outros dois passageiros que estavam na aeronave não ficaram feridos.

    Três dias depois, no dia 7 de fevereiro, um avião de pequeno porte tombou na pista do aeroclube, mas ninguém se feriu. Meses depois, em abril, outro acidente. Um piloto morreu na queda de um bimotor que tinha acabado de decolar.

    A mesma pesquisa da Anac apontou também um crescimento no número de aeronaves no Brasil, quando foram registrados, em 2012, 1.059 aeronaves que entraram em operação. Isso também fez o número de pousos e decolagens ficar maior, 12% a mais do que em 2011.

    Rui Aquino, diretor de uma empresa de táxi aéreo, acredita que a expansão do setor não pode ser encarada com uma desculpa para o aumento no número de acidentes.

    Em uma escola de aviação civil, em Jundiaí, uma das maiores da América Latina, só em 2012 foram mais de 55 mil horas de vôos simulados e reais e cerca de 500 habilitações iniciais foram entregues a alunos.

    Rodrigo Carrão, chefe de instrução de vôo, diz que nos últimos anos, a formação de pilotos tem se tornado cada vez mais rígida e melhor. Por isso, esse aumento no número de acidentes pode estar mais relacionado à falta de fiscalização do que ao preparo de quem comanda a aeronave.

    Apesar do aumento nos acidentes, tanto o chefe de instrução de vôo, quanto o diretor da empresa de táxi aéreo, acreditam que o avião continua sendo o meio de transporte mais seguro.

     

     

    D24am
    24/02/2013

    Passageiros reduzem procura por voos pela primeira vez em quase quatro anos
    As companhias aéreas brasileiras reagiram ao comportamento do consumidor, reduzindo a oferta

    Pela primeira vez em quase quatro anos, a demanda por voos nacionais caiu. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que o número de passageiros transportados por quilômetro em rotas domésticas, no Brasil, ficou 1,04% menor em janeiro na comparação com há um ano.

    Essa foi a primeira queda mensal registrada em 43 meses (três anos e sete meses). Para meses de janeiro, inclusive, a diminuição foi a primeira desde 2003. As companhias aéreas reagiram à queda da demanda cortando o número de voos. De acordo com a Anac, a oferta de voos domésticos caiu 6,87% em janeiro também em comparação com o mesmo mês de 2012, a primeira queda para o mês desde 2005.

    Essa queda na oferta, maior que a procura dos passageiros, explica o porquê da alta na taxa de ocupação de assentos em janeiro. No mês passado, 79,39% dos assentos oferecidos foram vendidos, contra 74,71% no mesmo mês de 2012.

    Ranking

    As companhias aéreas Avianca e Trip apresentaram as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em janeiro deste ano, de acordo com os números apresentados pela Anac.

    A Avianca teve alta de 33,74% e a Trip cresceu 29,09%. A Avianca ampliou a sua participação no mercado doméstico de 4,64%, em janeiro do ano passado, para 6,27%, em janeiro deste ano. A Trip saltou de 4,07%, em janeiro do ano passado, para 5,31%, em janeiro deste ano.

    Voos internacionais

    O balanço da Agência de Aviação destaca, ainda, que a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras teve crescimento de 9,56% em janeiro em relação a janeiro do ano passado.

    A oferta internacional registrou aumento de 20,39% no mesmo comparativo. Os níveis de demanda e de oferta são os maiores desde o início da série histórica, em 2000, ressalta a agência reguladora.

    A taxa de ocupação dos voos internacionais operados por empresas brasileiras alcançou 76,93% em janeiro, contra 84,53% em janeiro de 2012. No segmento, o melhor aproveitamento no mês passado foi alcançado pelo Grupo TAM, com 78,86%.

    A companhia aérea Gol, por sua vez, alcançou aproveitamento de 65,90%. A Anac destaca que essas duas empresas representaram a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional em janeiro de 2013, sendo que o Grupo TAM obteve fatia de 87,23% e a Gol, de 12,77%.

     

     

    O Dia
    24/02/2013

    Maior avião comercial do mundo chega à Espanha para evento

    Um avião Airbus A380 da companhia Emirates aterrissou neste domingo pela primeira vez em solo espanhol, em meio a uma grande expectativa da imprensa, de fãs da aviação e de curiosos, levando a Barcelona 517 passageiros que vão participar do Mobile World Congress, congresso mundial de telefonia móvel que será realizado de amanhã a quinta-feira na cidade catalã. O voo, procedente de Dubai, nos Emirados Árabes, aterrissou no horário previsto no aeroporto de El Prat.

    O Airbus A380 é um avião de dois andares que conta com "suítes" privadas, um bar e áreas de negócios para os passageiros da primeira classe. A realização do Mobile World Congress disparou este fim de semana o fluxo no aeroporto de Barcelona, que aumentará em mais de 100 mil o número de assentos para atender a demanda de participantes do congresso. Quanto aos voos privados, o aeroporto de El Prat tem previstas mais de 150 operações de aviação corporativa, 75 de chegadas e 75 de partidas, embora estes números possam aumentar ao longo da próxima semana.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>