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  • 180graus.com
    01/12/2012

    MP vê irregularidades em demissões da Webjet
    MPT alega ainda que desde o início da fusão entre as empresas, em 2011, 2 mil já foram demitidos

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) considerou irregulares as 850 demissões na companhia aérea Webjet, de acordo com informações da assessoria de imprensa do MPT. Segundo a entidade, faltou a negociação prévia da empresa com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

    A aérea Gol, proprietária da Webjet, anunciou a demissão de 850 funcionários e o fechamento da empresa na sexta-feira, dia 23 de novembro. Na última quarta-feira a empresa descartou a possibilidade de reverter o encerramento das atividades da empresa e justificou a decisão pelo fato de a frota da WebJet ser composta por aviões Boeing 737-300 de idade média elevada, com alto consumo de combustível, cujos preços mais elevados têm prejudicado os resultados da Gol.

    A procuradora do Trabalho Lúcia de Fátima dos Santos Gomes, que investiga o caso no Estado do Rio de Janeiro, deve ajuizar uma ação civil pública na Justiça do Trabalho buscando proteger os direitos coletivos dos trabalhadores demitidos, conforme a assessoria.

    O MPT alega ainda que desde o início da fusão entre as empresas, em 2011, 2 mil funcionários já foram demitidos e que há uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em caso semelhante, que apontou a exigência de negociação com o sindicato antes da demissão de 4 mil funcionários da Embraer.O Terra não conseguiu contato com a Gol para comentar as supostas irregularidades.

     

     

    CidadeVerde.com
    01/12/2012

    Demanda por voos domésticos no Brasil sobe 6,69% em outubro
    Mas oferta, medida em assentos-quilômetros oferecidos, caiu 2,13%

    A demanda doméstica de passageiros no transporte aéreo - passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) - aumentou 6,69% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2011, informou nesta sexta-feira, 30, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo divulgou a agência no seu site, trata-se do maior nível de demanda para o mês de outubro desde o início da série em 2000. No acumulado do ano, até outubro, a demanda cresceu 7,24% em relação ao mesmo período de 2011.

    A oferta, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), caiu 2,13% em outubro ante o mesmo período de 2011, após oito anos de crescimento para o mês. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a alta é de 4,71% na comparação com o período de janeiro a outubro do ano passado.

    A taxa de ocupação dos voos domésticos (RPK/ASK) chegou a 73,70% em outubro, alta de 9,01% sobre os 67,61% registrados no mesmo mês de 2011. No acumulado do ano, a taxa de ocupação passou de 70,47% em 2011 para 72,17% neste ano - avanço de 2,41%. De acordo com a Anac, esta é a melhor taxa de ocupação para o mês de outubro desde o início da série, em 2000.

    A Avianca foi a empresa que obteve a maior taxa de ocupação em outubro, com 82,19%. A empresa também foi a que registrou o maior crescimento da demanda no mês, de 69,83% sobre o mesmo período de 2011.

    Em termos de participação de mercado (em RPK), TAM e GOL apresentaram taxa de, respectivamente, 41,11% e 33,92%. O Grupo TAM aumentou a sua participação de mercado em 3,75% em relação a outubro de 2011. A GOL, por outro lado, recuou 8,44%. As demais empresas aumentaram a sua participação de mercado em 7,04% ante outubro de 2011, para 24,97% no mês passado.

    Ainda sobre a participação de mercado, a Avianca foi, novamente, destaque em outubro. A companhia cresceu de 3,74% em outubro do ano passado para 5,95% - alta de 59,17%.

    Internacional

    Entre os voos internacionais, a demanda de passageiros das empresas brasileiras caiu 3,28% na comparação com outubro de 2011. A oferta recuou 0,53% no período. No acumulado do ano, até outubro, a demanda diminuiu 0,44% sobre o mesmo período de 2011 e a oferta teve queda de 1,96%.

    Os dados da ANAC são elaborados com base nas operações regulares e não regulares de empresas brasileiras concessionárias dos serviços de transporte aéreo público de passageiros. Eles já haviam sido antecipados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

     

     


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