Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
12/06/2010

<< Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>

Site Panrotas
12/06/2010

Museu Tam receberá 200 mil visitantes por ano

A solenidade para a inauguração do Museu da Tam contou com a atriz Claudia Raia como mestre de cerimônias. Em um elegantíssimo vestido vermelho a atriz dominou a platéia com seus sorrisos e simpatia. O prefeito de São Carlos foi o primeiro convidado a subir no palco para falar sobre a inauguração do empreendimento.

“O museu vai deixar a Tam ainda mais internacional, o que também ajuda a imagem da cidade de São Carlos. A nossa população vai embarcar nas asas desse sonho”, disse o dirigente, relembrando que a companhia aérea já emprega mais de um mil pessoas no município, em seu centro de manutenção.

Na sequência, o presidente da Tam Linhas Aéreas, Líbano Barroso, também parabenizou a iniciativa e disse que o espaço espera receber 200 mil pessoas no ano. “O museu é a materialização de um sonho dos irmãos Amaro. A tecnologia e a interatividade proporcionam uma experiência única. Ele será um multiplicador de cultura, que perpetuará a aviação”, observou.

Para finalizar a solenidade, o presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro, revelou três pontos importantes para a inauguração do espaço. “A Força Aérea Brasileira doou seis aeronaves e a Marinha também nos concedeu um equipamento. Além disso, fizemos uma negociação com Portugal para receber um avião, em troca de uma réplica do 14 Bis”, concluiu.

 

 

Site A Critica - Mato Grosso do Sul
12/06/2010

Medo de voar atinge 40% da população, mas há tratamento

Treinamento para superar o medo de voar . Psicóloga criou metodologia que inclui terapia em grupo, simulações de voo, conversa com um comandante, visita a um hangar e viagem de avião!

A cada ano, mais brasileiros trocam as viagens de ônibus pela agilidade do avião. Voar está mais acessível, as passagens têm preço competitivo, somados as facilidades de financiamento e a diferença que pode significar dias no tempo da viagem. As estatísticas também contribuem para reforçar a segurança deste meio de transporte: estudos mostram que para cada 1,32 milhões de passageiros de avião apenas um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 265 poderão morrer no trajeto até o aeroporto. Para algumas pessoas, no entanto, nada disso é argumento suficiente para fazê-las entrar em um avião.

O medo de voar atinge 40% dos brasileiros com manifestações em diferentes níveis, do mais ameno - no qual as pessoas utilizam o transporte aéreo com receio - ao mais extremo - no qual as pessoas não o utilizam em hipótese nenhuma. Há os casos emblemáticos de artistas, jogadores de futebol que cancelam shows ou deixam de assinar contratos simplesmente para não passar pelo pânico que uma viagem aérea representa. Para quem não pode perder oportunidades, seja de uma viagem a passeio ou a negócios, a boa notícia é que existe tratamento. A psicóloga Elvira Gross é especialista neste tipo de fobia. Já curou centenas de pessoas com uma terapia que combina técnica da Psicologia Comportamental e da Psicologia Cognitiva. Ela explica que a cura do medo de voar e de outras fobias correlatas passou a ser atingida com um alto índice de sucesso - acima dos 90%.

Ela explica que as pessoas que tem medo de voar, geralmente são muito ansiosas e ao pensar na viagem começam a ter pensamentos catastróficos. O tratamento, que dura em média dois meses, busca trabalhar as causas dessa ansiedade e ao mesmo tempo traz o lado prático, demonstrando que o avião é um meio de transporte seguro.

"Todo o tratamento busca fazer com que o paciente desenvolva controle sobre as suas emoções e identifique suas sensações e comportamento desagradáveis para, a partir daí, aprender a lidar com situações difíceis, com exposição gradual diante de seus traumas", explica Elvira.

Após entrevista individual, o tratamento é realizado em grupos, de até seis pessoas. Inclui visitas ao aeroporto, palestra de um comandante de avião e treinamento em um simulador de voo. O simulador é CAE South América, o mesmo utilizado por comandantes dos diversos países da América do Sul.

A terapia se encerra com uma viagem de todo o grupo acompanhado por um psicólogo. "O acompanhamento é constante. Na terapia cognitiva são trabalhados os pensamentos que geram emoções. O paciente é estimulado a prestar atenção ao seu padrão mental e a tentar mudar os pensamentos improdutivos ou nocivos à saúde" conta Elvira.
* A psicóloga também é autora do livro "Avião - Viaje Sem Medo", publicado pela editora Alaúde em 2009.

 

 

O Globo Online
12/06/2010

Delegacia do Tom Jobim já registrou 51 queixas de furto em bagagens em 2010

A fiscalização e o sistema de segurança das companhias aéreas e da Infraero não têm sido suficientes para evitar furtos de objetos de dentro das bagagens no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Do início do ano até a primeira semana de junho, a Delegacia do aeroporto (Dairj) registrou 133 queixas de furto, sendo 51 em bagagens. O número real, contudo, é maior, já que muitas vítimas não prestam queixa, revela reportagem de Daniel Brunet na edição deste domingo de O GLOBO.

Na grande maioria dos casos, de acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Lemos, os crimes são cometidos pelos auxiliares de rampa - pessoal contratado pelas companhias aéreas, responsável por levar as malas para os aviões e retirá-las. Se o passageiro não reclamar do furto na bagagem ainda na sala de desembarque, as empresas aéreas se eximem de responsabilidade. Para Lemos, as empresas deveriam contratar seguranças para vigiar as bagagens entre a esteira e o avião. A TAM, por exemplo, tem escolta apenas para voos internacionais.

 você já teve algum objeto furtado de dentro da mala no tom jobim?

 O advogado João Baptista Solberg, de 46 anos, foi vítima de furto, junto com, pelo menos, outras três pessoas que pegaram o voo Los Angeles-Miami-Rio da American Airlines no último dia 2. Duas malas dele foram extraviadas e uma delas, ao ser devolvida, estava sem alguns pertences. Baptista calcula ter sofrido um prejuízo de R$ 4.700.

- Entre o que foi roubado tinha um módulo gerenciador eletrônico de motor de barco. Fiquei uma semana a mais que o previsto para encontrar essa peça - diz João Baptista, que registrou o crime dias depois, na Dairj e na Anac, e vai ser ressarcido pela American Airlines.

 

 


<< Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>

Página Principal