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  • D24am
    20/05/2012

    Avião com 166 pessoas derrapa no Aeroporto de Natal
    O voo JJ3317 da TAM que levava 166 passageiros decolou às 7h36 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

    Um avião que iria de Natal para São Paulo nesta manhã precisou voltar ao Aeroporto Internacional Augusto Severo depois que o capô de um dos motores se desprendeu durante a decolagem. O voo JJ3317 da TAM que levava 166 passageiros decolou às 7h36 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Depois que a peça se soltou, o avião precisou sobrevoar a capital do Rio Grande do Norte por cerca de uma hora para gastar parte do combustível.

    Às 8h42, a aeronave pousou no aeroporto de Natal. Ninguém ficou ferido no incidente. Segundo a companhia aérea, os passageiros receberam a assistência necessária e embarcaram no voo JJ9354 para São Paulo às 12h35.

     

     

    Voz da Russia
    20/05/2012

    Aviação da Rússia: tempo de mudar
    Em agosto, a Força Aérea da Rússia comemora seu 100º aniversário, ao qual foi dedicada uma mesa redonda na Voz da Rússia. Seus participantes, especialistas na área de aeronaves militares e civis, chegou à conclusão de que a aviação russa irá mudar signifi

    O discurso de Konstantin Makienko, diretor-adjunto do Centro de análise das estratégias e tecnologias, foi dedicado às perspectivas para a indústria aeronáutica russa. O desenvolvimento da aviação civil deverá ser efetuado com base em dois projetos: o avião regional SSJ-100 e o avião de alcance médio MS-21. Ambos os projetos são parecidos em seu amplo uso de componentes estrangeiros, incluindo motores, o que aumenta as chances dos dois programas serem realizados.

    Comentando o recente desastre de um SSJ-100, Konstantin Makiyenko notou que ele não pode ter um impacto negativo no desenvolvimento do projeto. Como prova, podemos recordar exemplos das aeronaves A-320 e A-330 que também tiveram desastres no início de suas carreiras (A-330 em 1994 e A-320 em 1988).

    Os peritos deram especial atenção à aviação naval. O foco foi a questão de uma máquina perspectiva de patrulha que irá substituir o IL-38, que se está tornando obsoleto, e o Tu-142, que é demasiado caro para usar. O perito militar independente Prokhor Tebin comentou sobre este assunto.

    Falando de tendências globais da aviação naval estrangeira, Tebin notou a persistência de aviões de quarta geração como força de ataque principal (caças F/A-18E/F). Foi também marcada a crescente popularidade global de aeronaves de inteligência e patrulhamento baseadas em aviões civis. Países costeiros e marinhos usam cada vez mais essas máquinas para patrulhar sua costa, águas territoriais e zona econômica exclusiva.

    Os participantes da mesa redonda concordaram que a opção mais viável no contexto da Rússia é a construção de uma aeronave de patrulha multiúsos na plataforma de Tu-204/214 – um aparelho já conhecido da indústria, relativamente barato e com boas características de voo.

    Uma das importantes vantagens do Tu-204/214 é a sua independência de peças estrangeiras. Isso, talvez, não seja muito bom em termos de suas perspectivas como uma máquina comercial, mas é bastante bom para ser um avião militar que, por definição, é produzido em série limitada e não requer fornecimentos de grande escala capazes de causar dificuldades para os fabricantes de equipamento.

     

     


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