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  • Valor Econômico
    07/07/2011

    TAM lidera alta por dois dias consecutivos
    Denise Carvalho

    Rumores de que a fusão da companhia aérea LAN com a TAM está prestes a receber a aprovação da autoridade reguladora de concorrência do Chile levaram as ações da empresa brasileira a liderar a alta na bolsa por dois dias consecutivos. Ontem, a ação da TAM subiu 2,44%, encerrando o pregão cotada a R$ 37,35. Na terça-feira, o papel se valorizou 4,56%.

    A alta das ações da empresa brasileira está acompanhando a valorização da LAN, que também liderou os ganhos da bolsa chilena ontem, com avanço de 2,68%.

    Os rumores sobre a aprovação da fusão começaram a circular no Chile no fim da tarde de segunda-feira, depois que o gerente-geral da LAN Linhas Aéreas, Ignácio Cueto, concedeu entrevista ao site de notícias chileno Emol afirmando que todo o processo será resolvido "de forma positiva".

    Na entrevista, Cueto teria dito que "é preciso respeitar o que dizem as autoridades do Brasil e que a LAN sabe que o TDLC (Tribunal de Defensa de la Libre Competencia) resolverá a situação em alguns dias".

    No Chile, o aval à fusão, que criaria a Latam, a maior companhia aérea da América Latina, depende de autorização do TDLC, autarquia equivalente ao órgão antitruste brasileiro Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    O processo está em compasso de espera no TDLC desde janeiro, quando uma associação chilena de defesa do consumidor, a Conadecus, pediu audiência pública para analisar o impacto da associação no mercado local.

    "Os investidores podem ter interpretado que o tribunal antitruste chileno deve fazer poucas restrições ao processo de fusão", avalia o analista de aviação da corretora Fator, Felipe Rocha. "Mas não há nada concreto."

    As expectativas em relação às restrições é que elas envolvam, sobretudo, a rota Santiago-São Paulo. Os principais concorrentes de LAN e TAM acusam as duas companhias de formar um monopólio nessa rota.

    No Brasil, o caso recebeu parecer favorável da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mas está em análise na Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) e depende da autorização do Cade. Em razão da demora no processo de avaliação pelos órgão de concorrência, a LAN e a TAM já manifestaram que esperam para março de 2012 a conclusão da fusão.

     

     

    Valor Econômico
    07/07/2011

    AirAsia quer mais jatos da Airbus
    Liau Y-Sing e Raju Gopalakrishnan

    A AirAsia tem planos de adquirir mais 100 jatos A320neo da Airbus, podendo elevar sua encomenda recorde para 300 aeronaves, disse uma fonte com conhecimento direto das negociações. Tal acordo tornaria a companhia área de baixo custo da Malásia uma das maiores do mundo e pode aumentar a pressão para que a Boeing dê mais detalhes sobre sua estratégia para competir com os planos de sua principal concorrente de aprimorar o jato A320.

    A AirAsia anunciou um acordo no valor de US$ 18,2 bilhões (a preço de tabela) para encomendar 200 aeronaves A320neo durante a Paris Air Show, em junho, estabelecendo um recorde sobre o maior número de aviões em uma única encomenda.

     

     

    Folha de São Paulo
    07/07/2011

    Choque de aviões da FAB deixa 4 mortos
    Militares participavam de missão de treinamento na área de instrução da Academia da Força Aérea em Pirassununga

    Quatro militares morreram ontem em um acidente envolvendo duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) em Pirassununga (a 211 km de São Paulo). Segundo o Comando da Aeronáutica, os dois aviões, modelo T-25 Universal, se chocaram às 15h30, durante uma missão de treinamento na área de instrução da AFA (Academia da Força Aérea), e caíram em seguida.
    Os tripulantes mortos foram identificados como capitães-aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e tenentes-aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.
    Em nota, a FAB lamentou o acidente e informou que investiga as causas da colisão.

    HISTÓRICO
    Em 2004, dois cadetes da FAB morreram em um acidente semelhante, com o mesmo modelo de aeronave, na área de instrução da AFA.
    No ano passado, mais dois cadetes morreram na queda de uma aeronave, modelo TZ-23 Super Blanik, durante uma missão de treinamento realizada no mesmo local.

     

     


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