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  • Diario Catarinense
    06/03/2011

    Avianca se prepara para voos mais altos
    Companhia aérea vai receber cinco Airbus para reforçar suas operações no mercado doméstico

    A perspectiva de crescimento da aviação doméstica em dois dígitos neste ano faz a Avianca Brasil ampliar a quantidade de voos nos destinos já operados. Para reforçar a malha, a companhia agregará aviões nos próximos meses. Ao todo, serão nove jatos. Cinco modernos Airbus A318 virão diretamente da fábrica. A empresa aérea estreará este modelo no país.

    Com capacidade para 120 passageiros, é o menor da fabricante europeia. Os novos jatos vão se somar aos A319 operados pela Avianca desde abril do ano passado – quando deixou para trás a denominação OceanAir e passou a usar o nome de outra empresa do grupo Sinergy, a Avianca, companhia aérea mais antiga da América do Sul, fundada em 1919 na Colômbia.

    Também serão recebidos quatro MK-28. Desses, três substituirão modelos iguais da frota, mais antigos, com cerca de 18 anos de uso. A idade avançada obrigaria à realização de uma manutenção de custo elevado. Os MK-28 (conhecidos como Fokker 100) virão da Avianca da Colômbia, que pretende substituí-los por A318.

    Com as compras e substituições, a empresa brasileira ficará com frota de 22 aviões até o fim do ano.

    – Vamos tornar mais densa a nossa malha – afirma José Efromovich, presidente da Avianca Brasil.

    Além de fazer mais voos diretos em rotas operadas com escala atualmente, a companhia estuda voar para dois novos destinos no país. Hoje, há operação em 22 aeroportos brasileiros e voos para Bogotá. Em SC, a Avianca opera nos aeroportos de Florianópolis e Chapecó.

    Para ter, ainda neste ano, os A318 – e não daqui a 12 meses –, a Avianca optou por receber as aeronaves sem o sistema de entretenimento (tela individual) disponível no A319. Mas Efromovich diz que está assegurada a distância confortável entre as poltronas, que garantiu à empresa o selo A da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no item espaço.

    Com participação de 2,54% no mercado em janeiro, a Avianca se reveza com a Trip na quinta posição.

     

     

    Diario Catarinense
    06/03/2011

    Azul rumo ao interior

    Consolidada a estratégia de ligar diretamente cidades do país sem ter de fazer o passageiro enfrentar os complicados aeroportos centrais de São Paulo, a Azul Linhas Aéreas começa, agora, a trazer usuários do interior para seus voos. No dia 1º de março, a companhia, fundada há dois anos, passou a usar o turboélice ATR-72 em voos de curta distância.

    Inicialmente, as rotas ligam municípios do interior paulista ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas. No terminal, os passageiros podem seguir para outros destinos nos jatos Embraer 190 e 195 da empresa.

    No ano passado, a companhia encomendou 20 ATR-72-600, com capacidade para 70 passageiros, da fabricante EADS, na França, com direito de compra de mais 20. Como os modelos zero quilômetro só começam a chegar em outubro, a Azul vai operar até 11 aviões usados, modelos ATR-72-200. Assim que os novos forem chegando, os aviões mais antigos serão devolvidos.

    Os turboélices serão empregados em trechos de até 500 quilômetros. Essa distância não é viável para jatos, explica o vice-presidente da empresa, Miguel Dau.

    – Os ATR serão utilizados em voos de uma hora de duração. Nesse tempo, um voo a jato seria apenas cinco minutos mais rápido no tempo total da operação – afirma Dau.

    As primeiras rotas operadas pelo turboélice são São José do Rio Preto-Campinas e Ribeirão Preto-Campinas. A Azul solicitou permissão para operar em mais cidades do interior paulista (Araçatuba, Marília e Presidente Prudente) e mineiro (Uberaba). Como projeta aumento do fluxo de passageiros, decidiu antecipar a chegada de seis jatos Embraer. Hoje, são 28. Até o fim do ano, serão 40.

    No Estado, empresa já transportou 190 mil pessoas

    Em Santa Catarina, a empresa opera desde dezembro de 2009. De lá para cá, atingiu a marca de 190 mil embarques e desembarques no Estado. Já transportou quase 94 mil passageiros para Florianópolis, com média de 6,5 mil por mês.

    São três voos diretos, um diário, da Capital catarinense para o Aeroporto de Viracopos. Tem operações também no Aeroporto de Navegantes, com seis voos para Campinas, Porto Alegre e conexões, e em Joinville, com três voos diários para Viracopos e conexões. Somando as operações das três bases em SC, são cerca de 12,5 mil clientes transportados por mês.

     

     


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